Após a tomada de posse Dom Inácio Lucas, como Bispo da Diocese de Gurué, no dia 21 de Março de 2021, em substituição de Dom Francisco Lerma Martinez, falecido em Abril de 2019, vítima de doença, o Bispo da Diocese de Gurué, visitou pela 1ª vez, na passada 2ª feira, dia 24 de Maio 2021, as instalações da Universidade Católica de Moçambique – Extensão de Gurué  (UCM-EG), acompanhado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado para a Coordenação Pastoral e Assistente Espiritual da Extensão.

O Bispo foi recebido pelos membros de Direcção da Extensão, o Mestre Aldo de Roberto Covane e a Mestre Mércia Francisco João, Director da Extensão e Directora Adjunta Pedagógica, respectivamente. Tendo logo de início, o Director, apresentado individualmente os funcionários da Extensão.

Depois de um encontro breve com os membros de Direcção seguiu-se a visita guiada, às instalações da unidade orgânica, na companhia dos membros de Direcção e Relações ªúblicas. Na visita aos sectores, o Sr. Bispo percebeu dos chefes do sector o modus operandi das actividades e responsabilidades de cada um, deixando conselhos para cada sector.

Depois da visita às instalações, o Bispo manteve um encontro com os funcionários, incluindo os membros de Direcção, onde encorajou a Extensão a continuar a realizar a suas actividades, que são um bem necessário para a sociedade Moçambicana, incentivando a procura de soluções para crescimento da Extensão de Gurué, e que a diocese de Gurué estará sempre rezando para o sucesso da mesma.

No final, o Director agradeceu a visita de Dom Inácio Lucas e afirmou que era uma honra para a Extensão, recebê-lo em sua primeira visita, após a nomeação.

Vale frisar que o Dom Inácio foi nomeado pelo Papa Francisco no passado dia 02 de Fevereiro de 2021. É laureado em Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma e exerceu dentre vários ofícios, o cargo de Vigário Paroquial da Catedral de Nacala, Vice-Reitor e Prefeito dos Estudos no Seminário Filosófico Santo Agostinho da Matola e Reitor do Seminário Teológico São Pio X de Maputo (2015-2017). Até à data da sua consagração como Bispo assumia o cargo de Vigário Geral da Diocese de Nacala. É o terceiro Bispo a dirigir a Diocese de Gurué e sucede a Dom Francisco Lerma Martinez.

Por: João Pinho – RP