No dia 17 de Maio do corrente ano realizou-se na Faculdade de Ciências de Saúde, a cerimónia oficial da entrega dos tablets aos estudantes do primeiro ano do Instituto de Educação à Distância (IED) da UCM, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem.

O evento iniciou com apresentação do programa feito pela Dra. Mela Pedro Ferrão, na qualidade de Mestre de Cerimónia.    Participaram da cerimónia  sua excelência Professor Doutor Armindo Tambo, Vice-reitor para área de Administração e Finanças, em representação do Magnífico Reitor da Universidade Católica, Membros da Direcção do IED, Coordenadores, Corpo Técnico Administrativo e Estudantes.

Seguidamente, o Professor Doutor Nelson Amade, Director do IED, tomou a palavra ressalvando a situação actual da pandemia no cumprimento das medidas de prevenção da covid-19. Mencionou que a sala não seria para todos entrarem de uma única vez, a sequência seria 60 pessoas no primeiro momento e 60 no segundo momento, para não violar o decreto presidencial contra as medidas de prevenção.  Acrescentou ainda dizendo que a entrega dos tabletes   e a formação  em metodologia de ensino à distância  no uso das plataformas de ensino e aprendizagem, far-se-á- duma forma faseada e de maneira a cobrir todos os centros de recursos.

De seguida o Professor Doutor Armindo Tambo, tomou a palavra dizendo que a UCM, está iniciando uma nova etapa na sua história, porque no novo ano de 2021, a tecnologia é uma componente essencial e que de 2021 a 2024 estarão disponíveis meios digitais a todo os estudantes do IED. Sendo que no mesmo período, a UCM terá duas gerações onde a primeira estará ligada aos meios tradicionais (paper based) e a outra por meio digital. Continuando, pediu aos estudantes maior atenção e habilidade no uso desse meio durante os seus 4 anos.

Apelou ainda o bom uso do material e dedicação por parte dos estudantes, agradeceu aos mesmos por terem escolhido a UCM como instituição de formação, e que estudantes devem sentir-se orgulhosos porque estão numa das melhores Universidades, não só pela qualidade, mas pelos recursos que dispõem.

Por: Paula Francisco Mugirima