No dia 14 de Abril do ano em curso, a Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia (FAGRENM) em Tete, da Universidade Católica de Moçambique (UCM), realizou uma capacitação psicopedagógica ao corpo docente em regime de tempo inteiro, em matérias sobre a modalidade de ensino híbrido.

A capacitação foi orientada pelo Dr. José Pereira de Albuquerque, docente da FAGRENM, e teve como objectivo falar sobre a abordagem teórica do ensino híbrido, modelos de implementação e aspectos a incluir nas disciplinas com carga horária híbrida.

O ensino híbrido é uma ancoragem entre o ensino presencial e o ensino à distância (online), na qual o estudante é colocado no centro do processo, sendo protagonista da sua aprendizagem. Nesse contexto, cabe ao professor o papel de incentivar, mediar e problematizar o processo de ensino e aprendizagem, unindo o melhor do presencial e o da educação a distância.

Explicou que para além do controle de frequência das atividadespresenciais através de listas de chamada, nas aulas online poder-se-ia fazer o controle da participação e a postagem das actividades através da frequência do estudante.

Sobre o processo de avaliação, o Dr. Albuquerque disse que deveria se definir formas e previsão de avaliações presenciais, devendo-se incluir os instrumentos de avaliação, critérios de avaliação, o valor ou peso de cada actividade e a média mínima para a aprovação.

Foi ressaltado no final que para se obter o sucesso no ensino híbrido, o estudante e a faculdade devem estar investidos de uma variedade de métodos e estratégias de ensino e aprendizagem que possam contribuir para estimular o aprendizado.

Texto e Fotos: Ana Paula Meque – RP