A Universidade Católica de Moçambique (UCM) homenageou a titulo póstumo, ontem 17 de Dezembro de 2020, na cidade da Beira, o primeiro Magno Chanceler da UCM e Arcebispo Emérito da Beira, com o grau de Doutor Honoris Causa a Dom Jaime Pedro Gonçalves em Ciências Sociais e Políticas.

O evento que ocorreu respeitando todo o protocolo sanitário começou com a celebração eucarística que contou com alguns membros da Conferencia Episcopal de Moçambique, o clero da arquidiocese da Beira, membros seniores e colaboradores da UCM, entidades governamentais, municipais, académicas, familiares, a comunidade académica entre outros.

Apos a primeira parte da cerimonia, coube ao Magnifico Reitor da UCM Prof. Doutor Padre Filipe Sungo dar a nota de boas vindas aos presentes e aproveitando a ocasião para tecer as inúmeras qualidades do homenageado tendo afirmado que a figura de Dom Jaime transcende a dimensão do país.

Nas intervenções de ocasião, o presidente do Conselho Autárquico da Beira, o Engenheiro Daviz Simango disse que Dom Jaime foi uma personalidade impar e que deixou um legado para o país e o mundo.

“Eu me inspiro nos ideais de Dom Jaime e acho que, para que o nosso país estivesse a seguir um pouco os ideais dele estaríamos num caminho bom” – disse o autarca da Beira, para depois terminar dizendo que, por estas boas qualidades e para o seu reconhecimento pela sua forma humana e de causas justas, a rua do Chota, que parte do quartel de Matacuane passando do monumento dos heróis passa a designar-se rua Dom Jaime Pedro Gonçalves.

Para o governador de Sofala, Dr. Lourenço Bulha, a figura de Dom Jaime já merecia este titulo e a UCM esta de parabéns por esta distinção, uma vez que Dom Jaime deixou o luxo da cidade e foi as matas da Gorongosa em busca de paz no período da guerra civil dos 16 anos. Lourenço Bulha terminou dizendo que a atribuição deste titulo é merecido por tudo o que Dom Jaime fez ao país e o mundo.

Para a secretaria de Estado de Sofala, Dra. Stella Novo Zeca, falar de Dom Jaime é falar acima de tudo falar de alguém que esteve sempre preocupado com o bem-estar do povo moçambicano e que não cansou de fazer o bem até aos últimos dias da sua vida.

Para o sucessor de Dom Jaime tanto na Arquidiocese bem como na UCM, Dom Claúdio Dalla Zuanna afirmou que este titulo honorifico foi pelo reconhecimento de Dom Jaime pelas suas crenças e virtudes, uma vez que, lutou sempre pelo bem-estar, pela paz e reconciliação entre os povos.

Na sua visão enquanto projecto educativo e formativo Dom Claúdio Dalla Zuanna fez lembrar que, foi Dom Jaime Pedro Gonçalves que estabeleceu as bases do que, hoje, conhecemos como a Universidade Católica de Moçambique e considera-o como sendo o “Patrono da Paz e Porta-Voz dos sem voz”.

Para alguns presentes na cerimonia, a distinção de Dom Jaime do grau de Doutor Honoris Causa é um verdadeiro reconhecimento dos seus feitos uma vez que ele lutou sempre e incansavelmente para que Moçambique fosse um país de igualdade, um país pacifico e reconciliado entre os irmãos.

A família de Dom Jaime começou por falar do homenageado, tendo dito que, Dom Jaime foi uma pessoa muito humilde e preocupado com o bem comum não somente no seio familiar, mas em todo lugar por onde esteve. Agradeceram a UCM pela distinção dele e mostraram-se lisonjeados.

Importa referir que as insígnias e a carta doutoral foi entreque ao irmão de Dom Jaime Pedro Gonçalves em representação do homenageado.

Lembrar que Dom Jaime Pedro Gonçalves Dom Jaime Gonçalves foi um dos mediadores no Acordo Geral de Paz, assinado a 4 de outubro de 1992, em Roma, e que encerrou 16 anos de guerra civil entre o Governo da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e a RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana). Dom Jaime Pedro Gonçalves nasceu em Nova Sofala a 26 de novembro de 1936, e faleceu a 06 de Abril de 2016.

Texto elaborado por: José M. dos S. Caetano