No dia 17 de Novembro de 2022, a Extensão de Xai-Xai da Universidade Católica de Moçambique, realizou um evento alusivo ao Dia Internacional do Estudante e o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, que se celebra a 17 de Novembro. A cerimónia iniciou com uma oração inicial, proferida pelo Dr. Isaías Magrande.

O Director da Extensão de Xai-Xai, Prof. Doutor Agostinho Macane, deu as notas de boas-vindas, tendo declarado a abertura para o início do evento, agradecendo aos membros que compõem a mesa redonda por terem aceite o convite e realçou que este é um evento que visa discutir o papel do estudante no desenvolvimento da sociedade e sensibilização para os cuidados na prevenção do cancro da próstata.

A cerimónia foi muito louvada pelos participantes e agradeceram à Universidade Católica de Moçambique, Extensão de Xai-Xai, por promover esta iniciativa. No fim do evento o Director da Extensão de Xai-Xai, Prof. Doutor Agostinho Macane, referiu que a qualidade de uma Universidade não depende somente dos docentes, mas também da dedicação de cada estudante e estes momentos de partilha, fazem parte de um processo de aprendizagem. segundo o Professor, o debate sobre temas da sociedade é fundamental como membros da sociedade, uma vez que a aprendizagem ocorre ao longo da vida e a ligação com a comunidade é de extrema importância, pois, a academia deve responder os anseios e problemas das comunidades.

Também enalteceu que eventos desta natureza irão decorrer com mais frequência, agradeceu a todos pela participação.

Após o discurso de encerramento, os oradores e o moderador receberam brindes de da Universidade como lembrança.

Xai-Xai, aos 18 de Novembro de 2022

Elaborado por: Isaías Magrande