Estudantes do curso de Engenharia Alimentar da Faculdade de Engenharia, da Universidade Católica de Moçambique, realizaram uma visita de estudo no passado dia 14 de Maio de 2021, ao Centro de Captação e Tratamento de Água do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), na albufeira de Chicamba, província de Manica.

A fonte de captação de água bruta é a albufeira de Chicamba, localizada a aproximadamente 36 km a sudeste da sede do distrito de Manica. Concebida com uma capacidade instalada de 40.920 m3/d, a água é captada através duma torre de captação implantada na albufeira de Chicamba.

A torre de captação dispõe de duas entradas de níveis diferentes, uma superior à cota de 614,4 metros e outra inferior à cota de 609,1 metros, de modo a permitir uma melhor qualidade de água à superfície de acordo com os ciclos sazonais do nível de água na albufeira.

A visita enquadra-se no âmbito da disciplina de tratamentos de água, águas residuais e efluentes, ministrada no 3º ano do curso de Engenharia Alimentar, pelo docente Eng. Marcos Ballat. Na ocasião, os estudantes tiveram oportunidade de agregar os conhecimentos teóricos e práticos da disciplina.

O sistema de abastecimento de água de Manica abastece a população das cidades de Manica, Chimoio, Gondola, vilas de Messica e Bandula com água potável.

No epílogo da visita, os estudantes mostraram-se bastante satisfeitos, pelos conhecimentos adquiridos naquela estacão e sobretudo pelo processo de tratamento de água, que parte desde a captação, tratamento e clorinação, controle, bombagem de água, até a disponibilização da mesma nas nossas casas.

Fibion Sithole

Relações Públicas