Promovida pela Associação FACE, uma organização sem fins lucrativos vocacionada na implementação de programas e projetos na área de Água, Saneamento, Gestão de Resíduos sólidos e Proteção Ambiental, o evento teve lugar no dia 13 de Maio numa das salas da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Católica de Moçambique.

A “Roda de conversa” foi um espaço de reflexão sobre as “Soluções Locais para Resiliência Climática na Cidade da Beira”, juntou estudantes dos cursos de enfermagem e medicina geral, incluindo docentes da Faculdade.

Intervindo na ocasião em representação do Director da FCS, a Administradora, Mestre Amélia da Cruz, saudou os participantes, fazendo votos para que o encontro fosse participativo e frutífero.

Por sua vez, o fundador da Associação FACE, Dr. Hélder Domingos, agradeceu pela recepção e presença dos estudantes da FCS. De seguida, fez uma breve contextualização histórica da organização, incluindo as actividades desenvolvidas, com destaque para áreas de água, saneamento, higiene e proteção ambiental.

A sessão de conversa teve como oradores, o Dr. Moisés Chenene, Director dos Serviços Autónomos de Saneamento da Beira, Dra. Juvicia Gomes, Coordenadora da Associação FACE, Dr. Paulino Gomo, Activista Social Climático e o Dr. Joaquim Fernando Dias, Psicólogo e Docente da FCS.

N interação com os presentes, os estudantes partilharam o seu testemunho com relação as experiências vividas durante a passagem de eventos climáticos como, os ciclones IDAI e ELOISE. Dentre os vários exemplos de resiliência climática, destaque para a colocação de suportes nos tectos das residências, colocação de pneus nas vias de acesso para permitir o acesso às residências devido ao alagamento resultante das chuvas torrenciais.

Refira-se que, mais de 70 estudantes fizeram parte da “Roda de conversa” sobre as soluções climáticas locais.

Por: Matilde Arnaça e Samissone Bernardo

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas