No âmbito das actividades de sustentabilidade comunitária, uma equipe do Instituto de Educação à Distância (IED) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), composta por colaboradores dos Departamentos de Extensão Universitária, HIV/Sida & Gênero, Serviços Sociais e da Pastoral, foi recebida em audiência no dia no passado dia 7 de Maio pela Directora Provincial do Gênero, Criança e Acção Social de Sofala (DPGCASS), Dra. Liana Vanessa Figueiredo.

Após a apresentação dos participantes, o Dr. Mafoio Bacar em nome do IED, deu a conhecer que, através do encontro pretendia-se conhecer as áreas de intervenção da DPGCASS, especificamente as que tem relação com o desenvolvimento comunitário.

Destacou a pertinência do processo de transferência do conhecimento científico produzido pela UCM para as comunidades, com vista a identificar os problemas e proporcionar soluções para o bem-estar da população.

Para a Directora Provincial do Gênero, Criança e Acção Social, a visita da Universidade constitui um prestígio no reforço de desenvolvimento de actividades de sustentabilidade no seio das comunidades. A dirigente falou sobre a similaridade na Missão, Visão, Valores e Objectivos das duas instituições no que se refere a prestação de serviços para dar resposta aos problemas sociais e comunitários. Nesta senda, esta manifestou o interesse em estreitar laços institucionais, por meio da assinatura de um memorando de entendimento, de modo que as duas instituições desenvolvam actividades nas comunidades nas diferentes áreas de intervenção social.

A Directora Provincial, agradeceu a iniciativa da UCM, lamentando o facto de algumas instituições na sua maioria privadas, realizarem actividades sociais nas comunidades sem a prévia autorização ou conhecimento desta.

Por: IED – Central

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas