No âmbito das comemorações do dia Mundial do Idoso, assinalado no dia 1 de Outubro sob o lema “Não deite fora as pessoas Idosas, elas são as nossas raízes”a UCM-FAGREFF visitou no passado dia 3 de outubro de 2019, o Centro de Idosos de Chiulugo na Cidade de Lichinga.

De acordo com o programa, as actividades tiveram início com uma breve introdução sobre o dia do Idoso, originando assim, um debate voltado para a cultura geral, hábitos culturais, cuidados primários de saúde aos idosos.

Estando nas vésperas do dia da paz, introduziu-se o tema relacionado com “a paz na família e na sociedade - a não descriminação dos idosos”. Após este momento de explanação, os estudantes pediram um aconselhamento aos idosos, acerca dos usos e costumes no passado e no presente.

Falando aos jovens, os idosos disseram que a modernização trouxe alguns males para a juventude actual, uma vez que os jovens não dão maior importância aos seus idosos, protagonizando assim a descriminação e a desvalorização dos ensinamentos que estes transmitem no dia-a-dia.

Os idosos deixaram ficar vários conselhos sobre a erudição e os hábitos para a juventude actual; como também agradeceram a presença da equipe da FAGREFF e pediram para que voltem mais vezes ao centro com mais actividades. No final da visita, em gesto de apoio ao centro, a equipe da FAGREFF ofereceu um kit de higiene.

Fizeram parte da visita o Capelão Pe. Adelino Lopes Alfredo, em representação da direcção, estudantes de diversos cursos da Unidade Básica e funcionários. A equipe foi acompanhada por um oficial do Instituto Nacional de Acção Social (INAS).

Elaborado e fotos Por: Tapsiny Nunes Manuel- Assistente de Serviços Sociais