A Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos (FAGREFF), comemorou no passado dia 28 de Agosto do corrente ano, o dia do Padroeiro da UCM, Santo Agostinho.

As cerimónias iniciaram com a celebração eucarística presidida pelo Capelão da FAGREFF, Padre Adelino Lopes e concelebrada pelo Vigário Geral da Diocese de Lichinga, Padre Agostinho Rosário.

Em sua homilia, o Capelão fez lembrar que o amor aludido na Primeira Epístola de São João 4,7-16 é aquele amor que emana de Deus (amor ágape), Filos (amor por afinidade) e Eros (matrimonial). O amor é o primeiro valor na vida de uma pessoa e deve ser aplicado na convivência com próximo. “O amor como valor incipiente, ele é gerador dos outros valores. Por amor Deus fez gerar tudo o que nos rodeia; por ele Deus assumiu a condição humana menos o pecado. Este amor gerador supera toda a lei.

O amor incondicional levou Jesus a doar a sua vida em favor da redenção da humanidade. Assim, todo aquele que possui o amor trabalha, estuda por amor e já mais se sentirá mestre ou doutor diante dos irmãos. Entre irmãos reina a igualdade, não mestres nem doutores. Santo Agostinho, depois de uma experiência mundana em sua vida intelectual descobriu que “a vida só tem sentido quando temos Deus no coração.

Após a missa, o Padre Adelino, apresentou o tema a “Estrutura do funcionamento da Igreja e da Universidade”. Tema escolhido pela Vice-Reitoria da Pastoral universitária e Acção Social, para o dia da celebração do Padroeiro da UCM, com objectivo de fazer compreender o funcionamento da Igreja Católica, a sua estrutura hierárquica e conhece-la assim como a Universidade Católica. O Padre apoiou-se no Catecismo da Igreja Católica números 871-933 e do Código do Direito Canónico números 330-572, do capítulo V-XIII, sobre a Direcção e Administração da UCM.

No decorrer do dia, houveram actividades desportivas, proporcionado pelos estudantes e colaboradores da FAGREFF, na modalidade de futsal, em géneros, onde a equipe masculina do curso de Direito venceu a equipe de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos, e a equipe feminino do curso de Gestão de Recursos Florestais venceu a equipe do curso de Direito. Terminado o jogo foram premiadas as turmas vencedoras e os melhores marcadores. Houve também apresentação de poesia e música em torno da vida e obra de Santo Agostinho.

Participaram como convidados as irmãs da Congregação das Teresianas do Menino Jesus, Diocesanas de Lichinga, Santa Doroteia, Funcionários e estudantes da FAGREFF.

Texto e Imagens: Rui Kenneth - RP