A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) celebrou no passado dia 28 de Agosto de 2019, o dia do padroeiro da UCM Santo Agostinho.

Este acto, juntou funcionários da Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA), funcionários de Instituto de Educação a Distancia (IED), estudantes, representantes de escolas secundárias, representantes de Instituições de ensino superior, congregações religiosas e a participação especial de sua Excelentíssima Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga.

A celebração eucarística foi presidida pela sua Excelentíssima Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo de Lichinga, na sala Magna da Faculdade, lugar este que acolheu o evento.

Terminada a missa, o Director da FCA, Dr. Edson Camacho dos Santos Nogueira saudou os presentes, contextualizou a razão do dia e mencionou que o evento estava a decorrer em todas Unidades Básicas (UB’s) da UCM.

Após o momento cultural em que o núcleo Makhalelo Othene da FCA exibiu uma dança seguiu-se a apresentação da palestra alusiva ao dia de Santo Agostinho que coube ao Padre Justus Adeka, Capelão da FCA, com o tema “A Estrutura Hierárquica da Igreja e da Universidade”, na qual ilustrou a Hierarquia da Igreja e da Universidade. Seguidamente o núcleo Makhalelo Othene, apresentou a encenação da Vida e Obra de Santo Agostinho.

Dom Atanásio Amisse Canira disse que, Santo Agostinho foi escolhido como Padroeiro da UCM porque foi um homem intelectualmente reconhecido, que conseguiu reconciliar a teologia e a filosofia como ciência. A terminar a sua intervenção o Bispo pediu a todos os docentes da FCA e IED a continuarem na formação do homem intelectual com fé para melhor servir a sociedade que impulsionará o desenvolvimento de Moçambique.Na parte final, houve momentos de actividades desportivas e confraternização.

Elaborado por: Belito Oliveira – Relações Publicas