l

A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Cuamba, Ex-Faculdade de Agricultura (FAGRI), celebrou no passado dia 20 de Junho de 2019, 20 anos da sua existência e a cerimónia de comemoração decorreu no dia 24 de Junho de 2019 nas suas Instalações com o lema "Uma nova Faculdade que celebra 20 anos".

A cerimónia juntou membros do governo do distrito de Cuamba, representantes de Instituições de ensino superior, de Escolas Secundárias, Docentes e estudantes da FCA e do Instituto de Educação à Distância (IED), entre outros.

A Celebração Eucarística deu-se na Paroquia São Miguel, com missa presidida pelo Reverendo Pe. Justus Adeka, Assistente Espiritual da FCA. No final da missa o Pe. Justus Adeka pediu que todos presentes se dirigissem à Praça dos Heróis Moçambicanos, onde o Director da FCA, Dr. Edson Nogueira, fez a deposição da coroa de flores. No seu discurso falou da sua satisfação em pertencer a família UCM no geral e da FCA em particular, tendo a seguir explicado sobre aquilo que seria a trajectória da marcha do local em que se estava, até a FCA.

Antes da entrada no Campus da FCA houve a sessão de fotos. Já no Campus da FCA houve a actividade desportiva. Na modalidade do futsal a equipa do CTA em masculino perdeu com a equipa dos docentes por um (1) a zero (0) e a selecção feminina das docentes goleou a do CTA por quatro (4) bolas sem resposta. No final da actividade desportiva, o Eng. Armando Langa em representação do Director da FCA, agradeceu e mostrou-se feliz pelo envolvimento de todos, naquelas que foram as actividades do período diurno.

No período de tarde, retomaram-se as comemorações com um almoço oferecido para a ocasião e seguidamente o Director da FCA o Dr. Edson Nogueira apresentou o historial da FAGRI, actual FCA, no qual referenciou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no seio da comunidade académica e desafios que são encarados todos os dias, em prol de desenvolvimento das comunidades.

Na ocasião, o Dr Edson oficializou o nome de Faculdade de Ciências Agronómicas e explicou que o objectivo preponderante é de levar este nome para além-fronteiras e falou da existência de seis cursos de Licenciatura, seis de Mestrados e com a previsão de arrancar três cursos de doutoramento ainda este ano.

A seguir, o Mestre da Cerimónia do evento, Eng. Sueco Cipriano chamou dois funcionários antigos em termos de tempo de trabalho, a darem o seu testemunho e de igual número de novos. Para a Dr.ª Mualua Age, uma das antigas disse na ocasião que a FCA é uma casa que todo mundo sonha em se integrar como funcionário e isso lhe deixa muito honrada.

“Encorajou a todos a continuarem a dar o seu máximo em prol da FCA”- disse a terminar.

Por sua vez o Sr. Quiba Maganga defende que para estar nesta casa há 20 anos, é por considerar a FCA como a sua casa e fazer as suas actividades com imparcialidade e pediu a todos colegas presentes a colaborarem no exercício das suas actividades, apesar de cada funcionário desempenhar uma tarefa diferente mas o objectivo a ser alcançado pela Instituição é único.

Para os novos funcionários da FCA por período de trabalho, Josefina Lourenço e Almiro Ribas foram unanimes em dizer que se sentem muito bem privilegiados por estarem na FCA no sentido de que foram bem recebidos e que estão a crescer profissionalmente.

Depois dos testemunhos dados pelos funcionários acima referenciados, o director da FCA Dr. Edson Camacho entregou prémios a Drª Mualua Age e Eng. Samuel Mussava pela perseverança e dedicação na FCA. Já a funcionária Helena Iona, foi premiada como a melhor funcionária de 2018- 2019.

Por fim, houve momentos de danças e desfile de moda.

Elaborado Por Belito Oliveira – Relações Públicas