l

A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Cuamba, Ex-Faculdade de Agricultura (FAGRI), celebrou no passado dia 20 de Junho de 2019, 20 anos da sua existência e a cerimónia de comemoração decorreu no dia 24 de Junho de 2019 nas suas Instalações com o lema "Uma nova Faculdade que celebra 20 anos".

A cerimónia juntou membros do governo do distrito de Cuamba, representantes de Instituições de ensino superior, de Escolas Secundárias, Docentes e estudantes da FCA e do Instituto de Educação à Distância (IED), entre outros.

 A Celebração Eucarística deu-se na Paroquia São Miguel, com missa presidida pelo Reverendo Pe. Justus Adeka, Assistente Espiritual da FCA. No final da missa o Pe. Justus Adeka pediu que todos presentes se dirigissem à Praça dos Heróis Moçambicanos, onde o Director da FCA, Dr. Edson Nogueira, fez a deposição da coroa de flores. No seu discurso falou da sua satisfação em pertencer a família UCM no geral e da FCA em particular, tendo a seguir explicado sobre aquilo que seria a trajectória da marcha do local em que se estava, até a FCA.

Antes da entrada no Campus da FCA houve a sessão de fotos. Já no Campus da FCA houve a actividade desportiva. Na modalidade do futsal a equipa do CTA em masculino perdeu com a equipa dos docentes por um (1) a zero (0) e a selecção feminina das docentes goleou a do CTA por quatro (4) bolas sem resposta. No final da actividade desportiva, o Eng. Armando Langa em representação do Director da FCA, agradeceu e mostrou-se feliz pelo envolvimento de todos, naquelas que foram as actividades do período diurno. 

No período de tarde, retomaram-se as comemorações com um almoço oferecido para a ocasião e seguidamente o Director da FCA o Dr. Edson Nogueira apresentou o historial da FAGRI, actual FCA, no qual referenciou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no seio da comunidade académica e desafios que são encarados todos os dias, em prol de desenvolvimento das comunidades.

Na ocasião, o Dr Edson oficializou o nome de Faculdade de Ciências Agronómicas e explicou que o objectivo preponderante é de levar este nome para além-fronteiras e falou da existência de seis cursos de Licenciatura, seis de Mestrados e com a previsão de arrancar três cursos de doutoramento ainda este ano.

A seguir, o Mestre da Cerimónia do evento, Eng. Sueco Cipriano chamou dois funcionários antigos em termos de tempo de trabalho, a darem o seu testemunho e de igual número de novos. Para a Dr.ª Mualua Age, uma das antigas disse na ocasião que a FCA é uma casa que todo mundo sonha em se integrar como funcionário e isso lhe deixa muito honrada.

“Encorajou a todos a continuarem a dar o seu máximo em prol da FCA”- disse a terminar.

Por sua vez o Sr. Quiba Maganga defende que para estar nesta casa há 20 anos, é por considerar a FCA como a sua casa e fazer as suas actividades com imparcialidade e pediu a todos colegas presentes a colaborarem no exercício das suas actividades, apesar de cada funcionário desempenhar uma tarefa diferente mas o objectivo a ser alcançado pela Instituição é único.

Para os novos funcionários da FCA por período de trabalho, Josefina Lourenço e Almiro Ribas foram unanimes em dizer que se sentem muito bem privilegiados por estarem na FCA no sentido de que foram bem recebidos e que estão a crescer profissionalmente.

Depois dos testemunhos dados pelos funcionários acima referenciados, o director da FCA Dr. Edson Camacho entregou prémios a Drª Mualua Age e Eng. Samuel Mussava pela perseverança e dedicação na FCA. Já a funcionária Helena Iona, foi premiada como a melhor funcionária de 2018- 2019.

 Por fim, houve momentos de danças e desfile de moda.

Elaborado Por Belito Oliveira – Relações Públicas

Noticias

A Pastoral Universitária e Acção Social da Universidade Católica de Moçambique em Nampula, participou na peregrinação arquidiocesana no Santuário da Nossa Senhora Mãe do Redentor
A Pastoral Universitária e Acção Social da Universidade Católica de Moçambique, Faculdades de Educação e Comunicação e de Direito, participou nos dias 26 e 27 de Outubro de 2019 na Peregrin...

A Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique realiza as IX Jornadas Científicas em Nampula
A Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Nampula realizou no passado dia 23 de Outubro de 2019 no auditório da Faculdade, as IX Jornadas Cie...

Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos (FAGREFF) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em colaboração com a Faculdade de Ciências Agrarias da UniLúrio realizam aula prática de Inventário de Recursos Florestais e Faunístico
A Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos (FAGREFF) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em coordenação com a UniLúrio - FCA, realizaram uma aula no âmbito da compon...

O Departamento de Direito da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos (FAGREFF) através da Unidade de Aconselhamento Jurídico (UAJ) promove palestra sobre “O Empreendedorismo no Direito: desafios dos recém-graduados”
O Departamento de Direito da UCM - FAGREFF através da Unidade de Aconselhamento Jurídico (UAJ), promoveu no passado dia 17 de Outubro de 2019 uma palestra sobre o empreendedorismo no Direito, com ...