Licenciatura

 

Licenciatura em Administração Pública

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Técnico de Administração Pública

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Administração Pública rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na FENG. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios de Administração Pública:

  • Administração Autárquica
  • Finanças e Orçamento Público
  • Políticas Públicas e Governação
  • Relações Públicas.

O curso foi concebido para os regimes à distância e presencial, sendo que para os dois primeiros graus académicos são concedidos licenciatura e pós-graduação. Desta forma, todos os candidatos que tenham o bacharelato em programas relacionados, como Economia, Gestão, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Direito, etc., podem adquirir o grau de Licenciatura em Administração Pública.

A intervenção do Estado nos aspectos políticos, económicos, sociais e tecnológicos para a regularização dos problemas surgidos nos mecanismos é imprescindível. Assim, este curso pretende desenvolver um programa que permitirá dar um upgrade aos quadros do Sector Público, para que possam dar respostas adaptadas às várias necessidades que o País apresenta e/ou poderá apresentar no futuro.

Perfil

O licenciado em Administração Pública é um profissional capaz de responder aos desafios colocados nos serviços público e privado: modernização, proximidade e dinamismo. Os graduados deste programa são profissionais com as seguintes capacidades:

  • Fazer uma apreciação do sistema governamental, requisitos legais, governação e ética, gestão pública e desenho de políticas, partindo de perspectivas teóricas para métodos práticos;
  • Perceber como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, bem como o modo de implementação das políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do governo Moçambicano.

Competencias

O licenciado em Administração Pública terá, no fim do seu curso, as seguintes aptidões:

  • Adquirir competências teóricas em segmentos específicos do saber jurídico e económico, na óptica da Administração Pública;
  • Apreender os mais recentes conhecimentos e desenvolvimentos nos domínios da gestão das políticas, regulação e contratação públicas e do seu quadro institucional e organizacional;
  • Conhecer as principais teorias e abordagens da área da Administração Pública;
  • Conhecer como e porquê as políticas governamentais sociais e económicas são elaboradas e implementadas, como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, e como são implementadas as políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do Governo;
  • Conhecer os fundamentos e conceitos básicos da administração pública;
  • Demonstrar uma cultura de investigação e pesquisa em matéria de assuntos sociais.
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem constante ao longo da vida, com um certo grau de autonomia;
  • Reflectir e racionalizar os métodos e práticas de gestão da Administração Pública;
  • Saber apreciar o sistema governamental, requisitos legais, governação e ética e gestão pública, e desenhar políticas, partindo da perspectiva teórica para métodos práticos;
  • Saber contribuir para a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local e nacional;
  • Saber investigar e inovar, nos domínios das ciências jurídicas, económicas aplicadas e da Administração Pública;
  • Ter capacidade de adaptação à modernização e mudança na Administração Pública, em particular no que diz respeito à sociedade do conhecimento.

Saídas Profissionais

Os licenciados deste curso poderão enquadrar-se, especialmente, no sector público; contudo, abre horizontes para a administração no sector privado. O objectivo do curso é a formação e capacitação de profissionais capazes de operar em vários domínios do sector público. Eis algumas possibilidades:

  • Administração e Finanças
  • Administração e Gestão Pública
  • Auditoria e Fiscalidade
  • Contabilidade e Administração
  • Contabilidade e Finanças Públicas
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão do Património
  • Gestão Pública e Autárquica
  • Gestor de Empresas Municipais
  • Gestor de Organizações Não Governamentais
  • Gestor nas Empresas públicas e privadas
  • Gestores em instituições participadas pelo Estado
  • Gestores na Administração Pública central e local
  • Gestores nas Instituições privadas, em particular as fornecedoras de bens e serviços ao Estado

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Administração Pública, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Contabilidade e Auditoria

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de quatro anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.

Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.

Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional - Institute of Internal Auditing.

Perfil

O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.

Competências

O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
  • Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
  • Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
  • Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
  • Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
  • Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
  • Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
  • Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
  • Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
  • Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
  • Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
  • Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
  • Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
  • Abordar os princípios éticos e deontológicos.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.

Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:

  • Responsáveis de contabilidade em empresas,
  • Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
  • Auditores,
  • Gestores financeiros,
  • Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.

Plano Curricular

Número de vagas : 120 alunos( duas turmas de 30 alunos no periodo laboral e duas turmas de 30 alunos no periodo pós laboral).

Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos.

Licenciatura em Direito

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Direito

Duração:

4 Anos


Perfil

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social e, ao contrário do que se possa pensar, a sua actividade não é apenas litigiosa, sendo mais eficaz e mais plena quando a sua actuação se desenvolve naquilo a que hoje chamamos de “advocacia preventiva”.

Como profissional, o licenciado em Direito mostra uma polivalência e interdisciplinaridade muito fortes, no actual contexto da globalização e da “febre legislativa” a que assistimos.

Quase nada queda exterior ao mundo do Direito, e é esse mundo de possibilidades que pretendemos oferecer aos nossos estudantes, com qualidade e inovação.

No âmbito da missão da Universidade, pretendemos desenvolver, nos nossos estudantes, uma consciência crítica positiva e capaz de solucionar com sucesso os conflitos que possam surgir, trazendo soluções justas e preconizadas na ratio e no espírito do legislador.

Competências

O licenciado em Direito deve reunir no final da sua formação, além da capacidade de interpretação e aplicação de qualquer solução legislativa, as seguintes competências:

  • Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
  • Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
  • Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
  • Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
  • Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
  • Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
  • Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
  • Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
  • Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
  • Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.

Saídas Profissioanais

As oportunidades que se apresentam ao licenciado em Direito constituem um leque vasto em que podemos citar, de entre outros:

  • Advogados;
  • Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
  • Conservadores de Registo;
  • Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
  • Consultores jurídicos;
  • Diplomatas (Relações Internacionais);
  • Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
  • Magistratura Judicial (Juízes);
  • Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
  • Notários;
  • ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
  • Organizações internacionais, incluindo as regionais;
  • Recursos Humanos.

Plano Curricular

Um percurso trienal de orientação jurídico-especializado, centrada em duas áreas que caracterizam o ordenamento didáctico da Faculdade, privilegiando o estudo dos diversos sistemas e institutos jurídicos numa perspectiva histórica, comparada e internacional. A divisão do plano de estudos em dois ciclos permite a obtenção de:

  • Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
  • Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)

Licenciatura em Economia e Gestão

Grau académico:

Licencuatura

Título Profissional:

Licenciado em Economia e Gestão

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 4 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.

A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).

Perfil

O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.

O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.

Competências

O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:

  • Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
  • Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
  • Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
  • Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
  • Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
  • Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
  • Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
  • Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
  • Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.

Saídas Profissionais

O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:

  • Economista
  • Auditor Financeiro
  • Assessor económico, financeiro e bancário
  • Gestor Administrativo-Financeiro
  • Gestor Comercial de Vendas;
  • Contabilista

Plano Curricular

Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).

Para completar a parte académica do 1º ciclo de 4 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 240 créditos.

Licenciatura em Gestão e Administração Educacional

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Gestão e Administração Educacional

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Gestão e Administração Educacional rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso visa formar profissionais na área da Educação habilitados a actuar em diversos domínios da Educação, de forma a darem o seu contributo na formação de quadros de qualidade, que possam dar resposta aos desafios da Educação actual.

O curso foi concebido de forma a satisfazer as necessidades formativas e de apoio aos diversos intervenientes, na gestão pedagógica e administrativa dos estabelecimentos de Educação e Ensino, antes e durante o desempenho das suas funções.

O gestor educacional comprometido com os valores da gestão democrática, lidera processos de Administração Escolar que pressupõem o envolvimento dos actores escolares e da comunidade, utilizando metodologias participativas.

O curso foi reestruturado de forma a dotar os estudantes de ferramentas que os possibilitem inserir-se no mercado de trabalho, por via do ensino da Filosofia, dada a escassez de profissionais qualificados nesta área. Assim, o curso visa formar profissionais em Gestão e Administração Educacional capazes, também, de dar aulas na área das Ciências Sociais, com destaque para a Filosofia.

A adequação do curso procurou ter em conta a actualização dos currículos mais recentes das universidades, a nível nacional e internacional.

Perfil

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um gestor de instituições educativas, capaz de actuar em diversas áreas ligadas à Educação formal e não formal. É um profissional docente que detém um conhecimento abrangente da realidade educativa a nível da Pedagogia, capaz de intervir e de dar apoio pedagógico, não só a nível de Ensino, mas também em todos os domínios da Educação.

O curso visa, portanto, formar especialistas em Educação, que poderão ser afectados às diferentes instituições ligadas à Educação.

Competências

O licenciado em Gestão e Administração Educacional deve adquirir ao longo do curso as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Capacidade de analisar criticamente a organização escolar e curricular;
  • Capacidade de analisar e avaliar currículos;
  • Capacidade de conceber e planificar projectos;
  • Capacidade de dar aulas;
  • Capacidade de elaborar e implementar planos de cursos, unidades e aulas;
  • Capacidade de negociação e resolução de conflitos;
  • Capacidade de organizar, coordenar e acompanhar processos de ensino aprendizagem;
  • Conhecer as leis e políticas da educação;
  • Conhecer o direito administrativo e a legislação do trabalho;
  • Conhecer o funcionamento da administração pública;
  • Conhecer os fundamentos da educação;
  • Saber criar redes de apoio a mudanças na escola e na comunidade conducentes à participação nos processos de tomada de decisão;
  • Saber falar e escrever a língua inglesa;
  • Saber ler, interpretar, falar e escrever correctamente o português;
  • Saber liderar e trabalhar em equipa;
  • Saber planificar e gerir programas de formação;
  • Saber utilizar e promover as tecnologias de informação e comunicação;
  • Saber utilizar métodos de planeamento de gestão patrimonial de recursos humanos e financeiros;
  • Ser íntegro e ético.

Saídas Profissionais

O licenciado em Gestão e Administração Educacional tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo trabalhar nas seguintes áreas:

  • Instituições de ensino;
  • Instituições governamentais ligadas ao ensino;
  • Instituições ligadas à área de supervisão e inspecção de ensino;
  • Institutos de formação de professores;
  • Leccionação de aulas;
  • ONGs que desenvolvam actividades na área da Educação.

Plano curricular

O plano curricular da Licenciatura em Gestão e Administração Educacional está estruturado da seguinte maneira:

Para completar a parte académica do 1º Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas as 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

Duração:

4 Anos


O curso de licenciatura em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nas várias áreas de gestão do meio ambiente urbano, rural e áreas de conservação, assim como na exploração sustentável dos recursos naturais.

A nossa parceria com o Parque Nacional das Quirimbas, vizinho da cidade de Pemba, entre outros parceiros, abre oportunidades especiais para os nossos estudantes, de forma a conhecer na prática os desafios e as necessidades de gestão na área de conservação, como o amor pela natureza e a biodiversidade, tão ricas no nosso país.

Perfil

O graduado em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais é um profissional com uma ampla qualificação em ciências ambientais e na gestão da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais. Entre os seus conhecimentos, habilidades e atitudes estão os necessários para dar resposta a um dos grandes desafios do nosso tempo, como é a exploração racional dos recursos, desde o amor à natureza e uma grande consciência social para promover um desenvolvimento humano em harmonia com o meio.

Competências

  • O graduado em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais terá as seguintes competências: Comunicar correctamente em inglês e em português.
  • Conhecer as bases da ecologia e da vida animal e vegetal, assim como os tipos de solos e recursos minerais e energéticos, em especial de Moçambique.
  • Conhecer e saber aplicar a legislação do direito ambiental.
  • Conhecer os princípios da componente ambiental e da sustentabilidade na exploração dos recursos aquíferos, minerais, energéticos, agrícolas ou pesqueiros.
  • Conhecer os princípios da economia e da gestão em geral, assim como da economia e gestão em particular, dos recursos naturais e do meio ambiente rural, florestal, marítimo, protegido ou urbano.
  • Conhecer os princípios de um desenvolvimento sustentável e do ordenamento do território.
  • Conhecer os problemas mais importantes relacionados com a conservação do meio ambiente, o tratamento de resíduos, combate à poluição e mecanismos para evitar a degradação do meio ambiente.
  • Saber aplicar os recursos informáticos e estatísticos ao conhecimento, estudo e gestão de territórios e recursos naturais.
  • Saber conceber, planificar, implementar e avaliar projectos de educação ambiental e comunitária, tendo em conta a componente cultural das comunidades.
  • Ser sensível aos desafios da conservação natural dos ecossistemas ricos e dignos de protecção que Moçambique tem.
  • Ser sensível aos desafios de um desenvolvimento sustentável na exploração dos recursos naturais.
  • Ser um profissional íntegro e responsável, de acordo com a deontologia profissional e a reflexão da ética social.

Saídas Profissionais

  • Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público e no sector privado, assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Eis aqui algumas possibilidades: Animador de trabalho de campo ou coordenador de ecoturismo comunitário em parques naturais.
  • Consultor independente ou consultor para empresas de consultoria sobre estudos de impacto ambiental, explorações de recursos naturais, etc.
  • Empreendedor com iniciativas como reciclagem de resíduos e outras.
  • Funcionário dos diferentes serviços públicos de Meio Ambiente, estatais ou municipais.
  • Gestor ambiental em zonas urbanas e industriais.
  • ONGs que se ocupam da natureza, conservação e recursos naturais, agricultura e desenvolvimento sustentável.
  • Participar na gestão de parques naturais e florestas ou em programas de gestão de recursos naturais.

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado

Duração

4 Anos


 O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, introduzido pela Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão (UCM-FEG), tem regime presencial e a duração de quatro anos. Surge como um instrumento metodológico de formação de técnicos superiores em gestão de recursos humanos, para dar resposta à rápida evolução da função de recursos humanos no contexto actual da função pública e económica, e às exigências que se verificam na gestão do capital humano nas organizações.

O curso configura-se de maneira a que os alunos atinjam níveis de excelência no conhecimento e domínio da utilização dos instrumentos profissionais estudados, no quadro do processo de Bolonha, no que concerne a aquisição de conhecimentos, competências e saberes estabelecidos pelo respectivo nível académico. Pode, posteriormente, tirar o mestrado.

O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos requer, sobretudo, potenciar a formação de técnicos qualificados, cuja prática se guie pelo rigor do pensamento, pela abertura de espírito, pela ética e por critérios de elevada qualidade na acção profissional.

Perfil

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.

É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Competêncais

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.

É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Saídas Profissionais

O licenciado em Gestão de Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo trabalhar nas seguintes áreas:

  • Consultor de formação profissional;
  • Consultoria em recursos humanos e formação profissional;
  • Organizações governamentais e não governamentais, a nível do departamento de recursos humanos;
  • Empresas de recrutamento e selecção;
  • Administrador de cargos e salários, planeamento de recursos humanos e administração de pessoal.

Plano Curricular

Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).

O Plano Curricular da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos apresenta a seguinte estrutura:

Para completar a parte académica do 1º Ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos académicos.

Licenciatura em Gestão de Turismo e Hotelaria

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Gestão de Turismo e Hotelaria

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura em Gestão de Turismo e Hotelaria rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nas várias áreas do Turismo e da Hotelaria, uma das indústrias de maior crescimento no País e, portanto, com grande necessidade de quadros.
A nossa parceria com o Pemba Beach Hotel, um cinco estrelas de referência na nossa cidade, e outras parcerias, abrem aos estudantes oportunidades ímpares de aprendizagem baseada no trabalho.
O curso responde às exigências de um currículum moderno, que fornece competências técnicas precisas para a gestão turística, mas também abre espaço a uma reflexão sobre o tipo de turismo que se pretende e a forma de responder melhor aos desafios presentes do desenvolvimento desta indústria. Para tal, o curso inspirou-se nos melhores curricula de universidades internacionais com as quais a UCM tem parcerias, mas também passou por uma reflexão na base das necessidades do nosso País.

Perfil

O graduado em Gestão de Turismo e Hotelaria é um profissional com uma ampla qualificação no sector do Turismo, um sector de crescimento acelerado na economia do País, com inúmeras possibilidades. Entre os seus conhecimentos, habilidades e atitudes estão os necessários para dar resposta aos diferentes ramos e instituições ligados ao Turismo, como as organizações de eventos, as agências de viagens, os serviços associados e, com destaque, a gestão de hotelaria e restauração.

Competências

  • O graduado em Gestão de Turismo e Hotelaria terá as seguintes competências:
    Comunicar correctamente em inglês e em português.
  • Conhecer as diferentes teorias sobre o Turismo e a sua gestão.
  • Conhecer o funcionamento dos diferentes departamentos de uma instituição hoteleira.
  • Conhecer os diferentes ramos e serviços relacionados com o Turismo.
  • Conhecer os fundamentos económicos, sociológicos e culturais do Turismo e a sua gestão.
  • Conhecer os princípios da planificação estratégica de actividades para a indústria do Turismo e os princípios do marketing para a promoção de destinos e actividades turísticas.
  • Conhecer os princípios das relações públicas, a etiqueta e o protocolo.
  • Saber aplicar os recursos informáticos à gestão de instituições de Turismo e à contabilidade financeira das empresas turísticas.
  • Saber elaborar pacotes turísticos, trabalhando com todos os sectores turísticos envolvidos.
  • Saber identificar e promover destinos turísticos.
  • Saber organizar e gerir eventos, conferências, agências de viagens, e os vários departamentos de instituições de hotelaria e restauração.
  • Saber supervisionar e identificar necessidades de treinamento dos recursos humanos numa instituição turística.
  • Ser sensível aos desafios de um desenvolvimento sustentável do Turismo, respeitador do meio e das pessoas.
  • Ser um profissional íntegro e responsável, de acordo com a deontologia profissional e a reflexão da ética social.

Saídas Profissionais

  • Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público e no sector privado, assim como desenvolver negócios próprios de sucesso.
    Eis aqui algumas possibilidades:
    Animador de trabalho de campo ou coordenador de ecoturismo comunitário em parques naturais.
  • Consultor independente ou consultor para empresas de consultoria em hotelaria e turismo.
  • Empreendedor, com negócios próprios, de iniciativa privada.
  • Gestor de agências de viagens e transportes.
  • Gestor de stocks de alimentação.
  • Gestor de eventos e congressos.
  • Gestor em empresas privadas de desenvolvimento de turismo.
  • Gestor em instituições públicas de Turismo e ONGs do sector.
  • Profissional nos Departamentos de Relações Públicas e Marketing de várias instituições.
    Responsável de projectos de desenvolvimento comunitário através do Turismo.
  • Supervisor ou gestor em hotéis, resorts, cruzeiros marítimos, pousadas, restaurantes, bares, caterings e demais empreendimentos da indústria hoteleira e empresas de entretenimento e animação cultural.

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Gestão de Turismo e Hotelaria, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nas várias áreas da educação formal e não formal, assim como adquirir os conhecimentos e as habilidades para o ensino de Empreendedorismo, disciplina de recente inclusão no currículo do ensino secundário do País, e com grande procura de docentes.
A experiência educativa da nossa Faculdade e da UCM coloca-se ao serviço dos nossos estudantes neste curso, que vem responder a uma grande procura de formação na área da educação.
O curso responde às exigências de um currículum moderno, que fornece competências técnicas precisas para a gestão educativa, o acompanhamento pedagógico e a orientação didáctica dos processos de ensino-aprendizagem.

Perfil

O licenciado em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo na UCM é um profissional da educação capacitado para prestar serviços de apoio escolar e de formação por um lado, e de organização e gestão de instituições educacionais por outro lado. Ocupa-se de acções didáctico-pedagógicas que contribuam para uma educação integral e para o desenvolvimento global dos educandos. Tem também uma competência e uma vocação particular para o ensino de Empreendedorismo.

Competências

  • O licenciado em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo possui, entre outras, as seguintes competências:
    Comunicar correctamente na língua portuguesa e entender informações na língua inglesa.
  • Conhecer a história, o contexto social e a legislação da educação.
  • Conhecer a legislação de actividades económicas.
  • Conhecer as contribuições da psicologia nos âmbitos do processo de ensino-aprendizagem e das organizações.
  • Conhecer os fundamentos da gestão de instituições educativas.
  • Conhecer os princípios psicológicos da conduta humana.
  • Saber aplicar as ferramentas didácticas ao ensino das diversas disciplinas do ensino secundário.
  • Saber identificar e atender a necessidades educativas especiais.
  • Saber identificar os ambientes e as oportunidades de negócios.
  • Saber planificar programas educativos.
  • Ter capacidade de reflexão e de dar uma resposta perante os problemas éticos em educação.

Saídas Profissionais

  • O licenciado em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo possui habilidades específicas que lhe possibilitam uma variedade de saídas profissionais, podendo trabalhar como:
    Assessor para avaliação psico-pedagógica, bem como para o exercício da formação.
  • Consultor e assessor psico-pedagógico.
  • Docente especializado no ensino de Empreendedorismo.
  • Formador em centros de formação de professores.
  • Gestor de instituições educativas.
  • Inspector e supervisor educacional.
  • Técnico psico-pedagógico nas direcções de educação, em instituições públicas e privadas, e em ONGs.

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Tecnologias da Informação

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado  em Tecnologias da Informação

Duração:

4 Anos


O curso de licenciatura em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios do uso das tecnologias da informação, desde o hardware, as redes, as bases de dados ou a engenharia de software e programação.

As tecnologias da informação são uma ferramenta imprescindível para qualquer actividade no mundo moderno. Este curso pretende responder à demanda de profissionais que saibam dar respostas adaptadas às várias necessidades que em Moçambique existem e virão a existir nos próximos anos.

O curso responde às exigências de um currículo moderno, que fornece competências técnicas precisas para o uso das tecnologias da informação, com uma componente prática importante, os workshops incluídos na maior parte das disciplinas.

Perfil

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados. Os graduados deste programa são profissionais com capacidade de promover o uso de tecnologias de informação, preparados para responder e adaptar-se às necessidades tecnológicas de hoje e do futuro, do mundo no geral e de Moçambique em particular. A partir deste perfil geral, os estudantes poderão especializar-se em uma área específica a nível de mestrado.

Competências

O graduado em Tecnologias da Informação terá as seguintes competências:

  1. Em Programação:
    • Compreender os fundamentos básicos de programação, estruturas de dados e algoritmos.
    • Conhecer os fundamentos básicos sobre linguagens de programação imperativa e programação orientadas à objectos.
    • Conhecer os fundamentos matemáticos que sustentam as tecnologias informáticas.
    • Saber identificar, analisar, desenhar e implementar soluções para problemas relacionados com Tecnologias de Informação e comunicação.
    • Saber gerir projectos e serviços na área de tecnologias de informação.
    • Saber conceber, desenvolver e explorar sistemas, serviços e aplicações informáticas tanto centralizadas como distribuidas integrando hardware, software e redes.
  2. Em Administração de sistemas e redes: 
    • Saber desenhar, montar, dimensionar e gerir uma rede de TICs.
    • Conhecer os principais conceitos teóricos subjacentes às principais tecnologias de acesso e core, sabendo exemplificar e discutir o uso dessas tecnologias em cenários de redes distintos.
    • Saber elaborar e executar projectos e especificações de Cabeamento Estruturado.
    • Seleccionar os serviços de rede mais apropriados para suportar uma dada aplicação.
    • Identificar e discutir as diferenças e conceito sujacentes aos protocolos Ipv4 e Ipv6 e compreender os princípios e funcionalidades inerentes à mobilidade, concretizando para IPv4 e Ipv6.
    • Saber gerir e configurar serviços de internet.
  3. Em Bases de Dados:
    • Saber desenhar e implementar bases de dados.
    • Especificar e dimensionar equipamentos para suportar Base de Dados.
    • Avaliar Sistemas de Gestão de Base de Dados disponíveis com o objectivo de escolher o mais adequado.
    • Saber gerir, administrar e fazer a manutenção de Sistemas de Base de Dados.
      Transversais:
    • Saber comunicar-se na escrita e oralmente tanto na lingua Portuguesa como Inglesa.
    • Conhecer a terminologia técnica Inglesa no campo da Informática moderna
    • Entender as responsabilidades e desafios profissionais, éticos, legais, de segurança e sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação.
    • Ter espírito de liderança e de inovação, e capacidade de integrar-se numa equipa de trabalho.

Saídas Profissionais

  • Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público ou no sector privado assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Eis aqui algumas possibilidades:
  • Administrador de sistemas e redes.
  • Analista de sistemas de informação.
  • Consultor de Informática.
  • Docente.
  • Gestor de Bases de Dados.
  • Gestor de Sistemas Informáticos.
  • Programador no desenvolvimento de aplicativos.
  • Técnico informático.
  • Técnico de Gestão de Redes.
  • Técnico de Hardware.
  • Técnico de Manutenção de Sistemas.

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 240 créditos académicos.