Mestrado

 

Mestrado em Gestão e Administração Educacional

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre  em Gestão e Administração Educacional

Duração:

1 Ano e meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso visa desenvolver uma consciência analítica e crítica dos sistemas educativos, com vista ao reforço das capacidades de avaliação das dinâmicas organizacionais, das práticas educativas e do funcionamento dos contextos pedagógicos e administrativos do processo de ensino aprendizagem, bem como da optimização dos meios e recursos educativos próprios e da rede comunitária.

Pretende ainda promover e formar gestores que assegurem e dêem continuidade às políticas educacionais em Moçambique.

O Curso visa, igualmente, incentivar a investigação teórica e aplicada à gestão e administração educacional.

Perfil

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um profissional capaz de:

  • Gerir e administrar as instituições educacionais, nos contextos pedagógicos modernos;
  • Facultar o conhecimento, teórico e prático, requerido para o desempenho das funções de gestor e administrador educacional;
  • Incrementar uma atitude crítica e ética;
  • Identificar e promover o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, aplicadas à educação;
  • Pesquisar na área da sua especialização.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:

  • Conhecer a psicossociologia das organizações;
  • Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
  • Conhecer as teorias contemporâneas da educação;
  • Saber desenhar currículos;
  • Saber gerir com qualidade as instituições educativas;
  • Saber gerir recursos humanos e administrativos;
  • Saber gerir, monitorar e avalia projectos educacionais;
  • Saber organizar trabalhos pedagógicos;
  • Saber supervisionar e inspeccionar instituições educativas;
  • Saber utilizar métodos adequados para uma boa investigação;
  • Ser um gestor íntegro e ético.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional habilita o estudante para as áreas profissionais de:

  • Gestão de instituições educacionais públicas e privadas;
  • Supervisão e inspecção educacional;
  • Gestão de recursos humanos e administrativos;
  • Concepção e desenvolvimento de currículos escolares;
  • Pesquisa científica.

Plano Curricular

O Plano curricular do Mestrado em Gestão e Administração Educacional apresenta a seguinte estrutura:

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Administração Pública

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Administração Pública

Duração:

1 Ano e Meio


Perfil

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Competências

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Saídas Profissionais

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Plano Curricular

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Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA)

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Gestão e Administração de Negócios

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.

O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.

O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.

Perfil

O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.

Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.

O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.

Competências

Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:

  • Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
  • Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
  • Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
  • Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
  • Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
  • Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
  • Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
  • Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
  • Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.

Saídas Profissionais

Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.

A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:

  • Analista de projectos;
  • Assessor de Administração de qualquer área funcional;
  • Assessor financeiro;
  • Assistente de direcção, administrativo;
  • Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
  • Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
  • Director geral;
  • Gestor de logística;
  • Gestor de operações;
  • Planificador.

Plano Curricular

Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.

Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Planeamento e Desenvolvimento Regional

Duração:

2 Anos


O curso de Mestrado em Planeamento E Desenvolvimento Regional rege-se pela Lei nº27/2009 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicado no Boletim da Republica I Série, Número 38 e pelo Estatuto da Universidade Católica de Moçambique.

O curso visa dar resposta as necessidades de formação avançada de profissionais qualificados numa área científica e tecnológica considerada de relevância estratégica para a prossecução das políticas de desenvolvimento em curso em Moçambique.

Especialmente concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa visa:

  • Fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o Planeamento e Desenvolvimento das Regiões e Distritos;
  • Assegurar as competências necessárias para a integração de profissionais qualificados em diversos domínios de intervenção considerados prioritários ao desenvolvimento.

Perfil

O curso de Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional com Enfoque no Distrito dirige-se aos profissionais portadores de uma licenciatura (em Economia, Gestão, Agricultura, Gestão de Informação, Estatísticas, Geologia, Turismo, Planeamento Regional, Ciências do Meio Ambiente e outras áreas de Planificação) que queiram continuar a aprofundar os seus estudos e que pretendam, na sua carreira profissional, desenvolver actividades cuja responsabilidade seja de Planificação do Desenvolvimento Regional, nomeadamente a Planificação Socio-económica e de Recursos Naturais.

Ao completarem o programa do curso, os estudantes deverão estar aptos a aplicar os seus conhecimentos em áreas que abrangem os seguintes campos profissionais: administração pública, ordenamento territorial, ambiente, gestão de recursos naturais, desenvolvimento sustentánvel, entre outros.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber fazer e do saber ser, no final do curso, o mestre:

  • Domina os métodos e técnicas para a monitoria dos recursos naturais aplicando os SIG
  • Conhece políticas e normas usadas no âmbito de planeamento aos níveis nacional e internacional;
  • Domina sistemas de informação geográfica orientados ao ordenamento territorial;
  • Domina políticas sobre conservação de recursos naturais;
  • Conhece a natureza dos SIG e dos componentes chaves;
  • Usa de Sistemas Informação Geográfica, Detecção Remota, Receptor de GPS para fins de mapeamento.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento regional tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer suas actividades nos seguintes contextos laborais:

  • Planificadores em desenvolvimento comunitário
  • Técnico de conservação e parques nacionais
  • Técnico de desenvolvimento turístico, de lazer e industrial
  • Técnico em Planeamento Regional e Urbano
  • Técnico de gestão de dados de natureza demográfica, social e ambiental
  • Avaliação e Gestão dos Recursos Naturais
  • Gestor de programas de Monitoria e Gestão Ambiental
  • Planificador Territorial
  • Carreira académica e de investigação
  • Consultores independentes na área de planeamento
  • Gestor ambiental

Plano Curricular

O Plano Curricular do Curso de Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional tem a duração de três semestres consecutivos (tempo inteiro) e integra um conjunto de unidades curriculares de natureza obrigatória.

O Curso tem 12 unidades curriculares: cinco no primeiro semestre, cinco no segundo semestre e duas no terceiro semestre.

Mestrado em Tecnologias da Informação

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Tecnologias da Informação

Duração:

2 Anos


O novo curso de Mestrado Profissionalizante em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. Com um elevado nível académico e um corpo docente internacional, a UCM quer trazer a Moçambique um curso especializado para profissionais com uma clara vontade de superação.

Os estudantes poderão realizar, dentro do Mestrado em Tecnologias da Informação, uma especialização em uma das seguintes áreas:

  • Database Administration (Administração de Bases de Dados).
  • Software Engineering (Engenharia de Software).
  • Systems and Network Administration (Administração de Sistemas e Redes).

Os estudantes que não completarem a parte da dissertação, podem receber um diploma de pós-graduação em Tecnologias da Informação, com especialização numa das três áreas citadas.

Cada módulo está desenhado, é ensinado e actualizado por uma equipa de académicos com uma longa experiência de pesquisa e consultoria no seu campo. Isto possibilita que os estudantes fiquem expostos ao pensamento actual e possam estar em contacto com importantes novos desenvolvimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Perfil

O mestre em Tecnologias da Informação é um profissional altamente qualificado, com habilidades de gestão e uma perspectiva ampla sobre os negócios e o mercado, e com um treinamento avançado em Tecnologias da Informação, que lhe permitem dar uma resposta criativa e profissional a problemas concretos, por meio das tecnologias actuais e emergentes.

O público-alvo do Mestrado em Tecnologias da Informação são profissionais licenciados em várias áreas, compreendendo Tecnologias da Informação, Matemática, Física ou Engenharia Electrónica. Candidatos com outros cursos, mas uma experiência profissional no campo das Tecnologias da Informação, podem também ser considerados. Se necessário, o candidato pode ser chamado para uma entrevista inicial.

Competências

O mestre em Tecnologias da Informação possui as seguintes competências:
  • Conhecer os princípios subjacentes das tecnologias da informação actuais e emergentes.
  • Possuir habilidades técnicas e profissionais avançadas para um desenvolvimento profissional contínuo.
  • Ser capaz de desenvolver pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias.
  • Ser capaz de desenvolver um pensamento analítico e crítico.
  • Ser capaz de integrar as Tecnologias da Informação com os fundamentos da gestão de empresas.
  • Ser capaz de planificar, desenhar e construir, usando as práticas e técnicas mais reconhecidas, soluções de Tecnologias da Informação viáveis e apropriadas para problemas específicos, que compreendam características como confiabilidade, qualidade e segurança.
  • Ter habilidades elevadas de comunicação, interpessoais e de trabalho em equipa.
Saídas Profissionais

O profissional formado neste mestrado poderá trabalhar no sector privado, no sector público ou criar negócios próprios, para consultoria e gestão de serviços na aplicação das tecnologias da informação, desenvolvimento de software e administração de sistemas e redes. Igualmente, poderá trabalhar como investigador especializado nas tecnologias da informação, e como académico ou docente universitário.

Plano Curricular

Para completar o curso de Mestrado em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá acumular 93 créditos académicos, dos quais 63 créditos se referem às disciplinas curriculares e os restantes 30 à elaboração do trabalho de fim de curso (dissertação). Quem não concluir a parte da dissertação, terá direito a um diploma de pós-graduação.