Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Minerologia

Missão

A Faculdade de Gestão de Recurso Naturais e Mineralogia da UCM em Tete tem por missão promover conhecimentos científicos, competências técnicas e um alto sentido de responsabilidade e humanismo ético-cristão, na gestão de recursos naturais, mormente nos domínios geológicos, mineiros, de processamento mineral e de maneio ambiental, contribuindo para a melhoria de vida da população na província e no pais.

Visão

Conquistar posição de referência em Tete pela qualidade e excelência dos cursos e serviços úteis prestado com domínio e criatividade, através do ensino e da investigação aplicada à vida da comunidade e extensão, contribuindo para o desenvolvimento económico, social, ético e cultural no País, na região e no mundo.

Licenciaturas

Licenciatura em Administração Pública

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Técnico de Administração Pública

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Administração Pública rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na FENG. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios de Administração Pública:

  • Administração Autárquica
  • Finanças e Orçamento Público
  • Políticas Públicas e Governação
  • Relações Públicas.

O curso foi concebido para os regimes à distância e presencial, sendo que para os dois primeiros graus académicos são concedidos licenciatura e pós-graduação. Desta forma, todos os candidatos que tenham o bacharelato em programas relacionados, como Economia, Gestão, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Direito, etc., podem adquirir o grau de Licenciatura em Administração Pública.

A intervenção do Estado nos aspectos políticos, económicos, sociais e tecnológicos para a regularização dos problemas surgidos nos mecanismos é imprescindível. Assim, este curso pretende desenvolver um programa que permitirá dar um upgrade aos quadros do Sector Público, para que possam dar respostas adaptadas às várias necessidades que o País apresenta e/ou poderá apresentar no futuro.

Perfil

O licenciado em Administração Pública é um profissional capaz de responder aos desafios colocados nos serviços público e privado: modernização, proximidade e dinamismo. Os graduados deste programa são profissionais com as seguintes capacidades:

  • Fazer uma apreciação do sistema governamental, requisitos legais, governação e ética, gestão pública e desenho de políticas, partindo de perspectivas teóricas para métodos práticos;
  • Perceber como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, bem como o modo de implementação das políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do governo Moçambicano.

Competencias

O licenciado em Administração Pública terá, no fim do seu curso, as seguintes aptidões:

  • Adquirir competências teóricas em segmentos específicos do saber jurídico e económico, na óptica da Administração Pública;
  • Apreender os mais recentes conhecimentos e desenvolvimentos nos domínios da gestão das políticas, regulação e contratação públicas e do seu quadro institucional e organizacional;
  • Conhecer as principais teorias e abordagens da área da Administração Pública;
  • Conhecer como e porquê as políticas governamentais sociais e económicas são elaboradas e implementadas, como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, e como são implementadas as políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do Governo;
  • Conhecer os fundamentos e conceitos básicos da administração pública;
  • Demonstrar uma cultura de investigação e pesquisa em matéria de assuntos sociais.
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem constante ao longo da vida, com um certo grau de autonomia;
  • Reflectir e racionalizar os métodos e práticas de gestão da Administração Pública;
  • Saber apreciar o sistema governamental, requisitos legais, governação e ética e gestão pública, e desenhar políticas, partindo da perspectiva teórica para métodos práticos;
  • Saber contribuir para a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local e nacional;
  • Saber investigar e inovar, nos domínios das ciências jurídicas, económicas aplicadas e da Administração Pública;
  • Ter capacidade de adaptação à modernização e mudança na Administração Pública, em particular no que diz respeito à sociedade do conhecimento.

Saídas Profissionais

Os licenciados deste curso poderão enquadrar-se, especialmente, no sector público; contudo, abre horizontes para a administração no sector privado. O objectivo do curso é a formação e capacitação de profissionais capazes de operar em vários domínios do sector público. Eis algumas possibilidades:

  • Administração e Finanças
  • Administração e Gestão Pública
  • Auditoria e Fiscalidade
  • Contabilidade e Administração
  • Contabilidade e Finanças Públicas
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão do Património
  • Gestão Pública e Autárquica
  • Gestor de Empresas Municipais
  • Gestor de Organizações Não Governamentais
  • Gestor nas Empresas públicas e privadas
  • Gestores em instituições participadas pelo Estado
  • Gestores na Administração Pública central e local
  • Gestores nas Instituições privadas, em particular as fornecedoras de bens e serviços ao Estado

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Administração Pública, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Contabilidade e Auditoria

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de três anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.

Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.

Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional - Institute of Internal Auditing.

Perfil

O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.

Competências

O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
  • Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
  • Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
  • Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
  • Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
  • Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
  • Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
  • Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
  • Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
  • Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
  • Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
  • Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
  • Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
  • Abordar os princípios éticos e deontológicos.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.

Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:

  • Responsáveis de contabilidade em empresas,
  • Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
  • Auditores,
  • Gestores financeiros,
  • Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 3 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos, distribuídos da seguinte forma:

  • 15 Disciplinas nucleares (abarcando as matérias consideradas essenciais ao nível da área de Contabilidade e Auditoria) num total de 80 créditos;
  • 16 Disciplinas de formação complementar com um total de 72 créditos;
  • 5 Disciplinas da área de especialização num total de 28 créditos.

Licenciatura em Direito

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Direito

Duração:

4 Anos


Perfil

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social e, ao contrário do que se possa pensar, a sua actividade não é apenas litigiosa, sendo mais eficaz e mais plena quando a sua actuação se desenvolve naquilo a que hoje chamamos de “advocacia preventiva”.

Como profissional, o licenciado em Direito mostra uma polivalência e interdisciplinaridade muito fortes, no actual contexto da globalização e da “febre legislativa” a que assistimos.

Quase nada queda exterior ao mundo do Direito, e é esse mundo de possibilidades que pretendemos oferecer aos nossos estudantes, com qualidade e inovação.

No âmbito da missão da Universidade, pretendemos desenvolver, nos nossos estudantes, uma consciência crítica positiva e capaz de solucionar com sucesso os conflitos que possam surgir, trazendo soluções justas e preconizadas na ratio e no espírito do legislador.

Competências

O licenciado em Direito deve reunir no final da sua formação, além da capacidade de interpretação e aplicação de qualquer solução legislativa, as seguintes competências:

  • Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
  • Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
  • Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
  • Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
  • Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
  • Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
  • Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
  • Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
  • Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
  • Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.

Saídas Profissioanais

As oportunidades que se apresentam ao licenciado em Direito constituem um leque vasto em que podemos citar, de entre outros:

  • Advogados;
  • Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
  • Conservadores de Registo;
  • Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
  • Consultores jurídicos;
  • Diplomatas (Relações Internacionais);
  • Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
  • Magistratura Judicial (Juízes);
  • Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
  • Notários;
  • ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
  • Organizações internacionais, incluindo as regionais;
  • Recursos Humanos.

Plano Curricular

Um percurso trienal de orientação jurídico-especializado, centrada em duas áreas que caracterizam o ordenamento didáctico da Faculdade, privilegiando o estudo dos diversos sistemas e institutos jurídicos numa perspectiva histórica, comparada e internacional. A divisão do plano de estudos em dois ciclos permite a obtenção de:

  • Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
  • Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)

Licenciatura em Economia e Gestão

Grau académico:

Licencuatura

Título Profissional:

Licenciado em Economia e Gestão

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 3 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.

A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).

Perfil

O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.

O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.

Competências

O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:

  • Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
  • Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
  • Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
  • Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
  • Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
  • Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
  • Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
  • Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
  • Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.

Saídas Profissionais

O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:

  • Economista
  • Auditor Financeiro
  • Assessor económico, financeiro e bancário
  • Gestor Administrativo-Financeiro
  • Gestor Comercial de Vendas;
  • Contabilista

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1º ciclo de 3 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 180 créditos.

Licenciatura em Gestão Ambiental

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Gestão Ambiental

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Gestão Ambiental rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique; e pelo Regulamento em vigor no Centro de Informação Geográfica e Centro de Ensino à Distância. O curso visa formar profissionais com capacidades de compreender o meio natural, social, político, económico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente, garantindo a sustentabilidade ambiental.

Este é um programa inovador, pertinente e moderno projectado para satisfazer as necessidades do país, permitindo aos graduados competir nacional e internacionalmente, nos sectores relacionados a Gestão Ambiental.

Perfil

O licenciado em Gestão Ambiental na UCM é um profissional com as seguintes habilidades:

  • Implementar a política ambiental da organização à qual está vinculado;
  • Avaliar diferentes meios alternativos de uso de insumos, processos e produtos, considerando-os sob o aspecto ambiental, de custos e de tempo;
  • Sensibilizar os demais indivíduos internos e externos à organização, propagando e consolidando a ideia de que essas actividades geram novas oportunidades de redução de custos e de melhoria de resultados, tanto para a empresa quanto para a comunidade; e
  • Conseguir a colaboração e o engajamento de todos os potenciais envolvidos, pois o sucesso de um processo de transformação organizacional e social está intimamente ligado à participação colectiva e à incorporação da variável cultural.

Competências

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber ensinar, saber ser e saber estar/conviver profissionalmente.

1. No domínio do saber fazer, o graduado do curso de licenciado em gestão ambiental:

  • Competências para na contribuição para a formulação, execução, acompanhamento, análise e avaliação de planos, programas, projectos e actividades na área de gestão ambiental como, por exemplo, programas de gestão de resíduos, de recursos hídricos, de áreas naturais protegidas, políticas públicas, difusão de tecnologias.
  • Conceber, desenvolver, implementar e documentar estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA).
  • Conhecer e monitorar na organização à qual esteja vinculado, a aplicação das leis e regulamentos que regem as relações da sociedade com o ambiente.
  • Promover processos de educação ambiental formal, informal e não-formal em organizações e comunidades.
  • Dominar instrumentos capazes de internalizar nas estruturas institucionais os valores de responsabilidade ambiental e social, da justiça social e da ética, questionando práticas que contrariem estes princípios e propondo novas práticas.
  • Dominar e aplicar os instrumentos básicos e os procedimentos técnicos administrativos necessários para a realização das acções de gestão ambiental.
  • Desenvolver iniciativa, determinação, espírito empreendedor, vontade política e administrativa que produzam as mudanças necessárias nas organizações que pretendam evoluir e atender às novas demandas da sustentabilidade.
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e intergrupais, bem como desenvolver capacidade de escolha do meio de comunicação mais eficiente para determinado grupo social inserido em determinada realidade.

2. No domínio do saber estar/conviver profissionalmente, o graduado do curso de Licenciatura em Gestão Ambiental:

  • Tem alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
  • Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.

Saídas Profissionais

O curso de Gestão Ambiental habilita o estudante a trabalhar em:

  • Organizações internacionais e Privadas, orientadas para o Sector Ambiental
  • Governos Municipais, Distritais e Provinciais na área ambiental
  • Empresas de Consultoria Ambiental

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Gestão Ambiental, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 240 créditos académicos.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado

Faculdade:

Faculdade de Educação e Comunicação

Duração

4 Anos


 O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, introduzido pela Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão (UCM-FEG), tem regime presencial e a duração de três anos. Surge como um instrumento metodológico de formação de técnicos superiores em gestão de recursos humanos, para dar resposta à rápida evolução da função de recursos humanos no contexto actual da função pública e económica, e às exigências que se verificam na gestão do capital humano nas organizações.

O curso configura-se de maneira a que os alunos atinjam níveis de excelência no conhecimento e domínio da utilização dos instrumentos profissionais estudados, no quadro do processo de Bolonha, no que concerne a aquisição de conhecimentos, competências e saberes estabelecidos pelo respectivo nível académico. Pode, posteriormente, tirar o mestrado.

O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos requer, sobretudo, potenciar a formação de técnicos qualificados, cuja prática se guie pelo rigor do pensamento, pela abertura de espírito, pela ética e por critérios de elevada qualidade na acção profissional.

Perfil

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.

É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Competêncais

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.

É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Saídas Profissionais

O licenciado em Gestão de Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo trabalhar nas seguintes áreas:

  • Consultor de formação profissional;
  • Consultoria em recursos humanos e formação profissional;
  • Organizações governamentais e não governamentais, a nível do departamento de recursos humanos;
  • Empresas de recrutamento e selecção;
  • Administrador de cargos e salários, planeamento de recursos humanos e administração de pessoal.

Plano Curricular

O Plano Curricular da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos apresenta a seguinte estrutura:

Para completar a parte académica do 1º Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Mineralogia com especialidade em Engenharia de Minas

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Mineralogia com especialidade em Engenharia de Minas

Duração:

4 Anos


O Curso procura responder às exigências do país em geral e da Província de Tete em particular, centrando-se na aquisição de conhecimentos, competências e capacidades necessárias para enfrentar os desafios relacionados com o investimento de profissionais na área da mineração.

O curso pretende, ainda, prestar serviços à indústria mineira, em particular na Província de Tete, onde se encontra implantada a Universidade Católica de Moçambique, bem como constituir-se numa referência e uma fonte de informação para a resolução de problemas económicos locais e regionais na área mineira.

Perfil

O licenciado em Engenharia de Minas é capaz de, tecnicamente e com competência, gerir efectivamente e com segurança a produção de actividades mineiras, numa gama variada de minérios. Para tal, ele deve ser capaz de planificar e gerir efectivamente qualquer tipo de operação de produção mineira.

Competências

O graduado em Engenharia Geológica deve desenvolver as seguintes actividades:

  • Conhecimento dos quadros teóricos e metodológicos relacionados com o sector de minas;
  • Conhecimento sobre a ética e deontologia de trabalho respeitando as normas e regulamentos sobre o trabalho mineiro;
  • Domínio de ferramentas no campo da prospecção geológica e mineira;
  • Domínio de técnicas de avaliação e levantamento topográficos;
  • Domínio de instrumentos de exploração mineira duma variedade de depósitos
  • Domínio de instrumentos ao nível do processamento de minérios.
  • Domínio em gerir efectivamente e com segurança a produção de actividades mineiras;

Saídas Profissionais

O licenciado em Engenharia de Minas tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional nos seguintes contextos laborais (entre outros):

  • Consultoria no contexto das áreas de minas, geologia mineira e processamento mineral;
  • Prestar serviços nas empresas públicas e privadas, sobretudo na área de mineração;
  • Prestação de serviços no âmbito da indústria mineira.

Plano Curricular

O Curso adopta métodos inovadores centrados na aprendizagem do estudante. Isto significa que a responsabilidade pelo processo de aprendizagem é do estudante. Quanto ao docente, ele passa a ser, sobretudo, um gestor/mediador/facilitador de situações de aprendizagem.


A avaliação de cada disciplina constará de, no mínimo, três notas com peso igual, de cuja média simples se obterá a média de frequência, que terá um peso de 60 por cento: dois testes escritos (uma nota); dois trabalhos individuais em forma de ensaio (uma nota); dois trabalhos de grupo (uma nota). No final do semestre, o estudante será submetido a um exame final escrito, que terá um peso de 40 porcento

Licenciatura em Mineralogia com especialidade em Engenharia de Processamento Mineral

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Gestão Ambiental

Duração:

4 Anos


O Curso procura responder às exigências do país em geral e da Província de Tete em particular, centrando-se na aquisição de conhecimentos, competências e capacidades necessárias para enfrentar os desafios relacionados com o investimento de profissionais na área da mineração. O curso pretende, ainda, prestar serviços à indústria mineira, em particular na Província de Tete, onde se encontra implantada a Universidade Católica de Moçambique, bem como constituir-se numa referência e uma fonte de informação para a resolução de problemas económicos locais e regionais na área mineira.

Perfil

O licenciado em Engenharia de Processamento Mineral é tecnicamente competente para desenhar e gerir adequadamente operações de processamento de minerais numa gama variada de jazigos. Para tal, ele deve ser capaz de planificar e gerir efectivamente qualquer tipo de processamento de minerais e operações metalúrgicas.

Competências

O graduado em Engenharia de Processamento Mineral deve desenvolver as seguintes actividades:

  • Conhecimento dos quadros teóricos e metodológicos relacionados com o sector de minas;
  • Conhecimento sobre a ética e deontologia de trabalho respeitando as normas e regulamentos sobre o trabalho mineiro;
  • Domínio de ferramentas no campo da prospecção geológica e mineira;
  • Domínio de técnicas de avaliação e levantamento topográficos;
  • Domínio de instrumentos de exploração mineira duma variedade de depósitos
  • Domínio de instrumentos ao nível do processamento de minérios;
  • Domínio nas operações de processamento minerais numa gama variada de jazigos;
  • Domínio na planificação e gestão efectiva de qualquer tipo de processamento de minerais e operações metalúrgicas.

Saídas Profissionais

O licenciado em Engenharia de Processamento Mineral tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional nos seguintes contextos laborais (entre outros):

  • Consultoria no contexto das áreas de minas, geologia mineira e processamento mineral;
  • Prestar serviços nas empresas públicas e privadas, sobretudo na área de mineração;
  • Prestação de serviços no âmbito da indústria mineira.

Plano Curricular

O Curso adopta métodos inovadores centrados na aprendizagem do estudante. Isto significa que a responsabilidade pelo processo de aprendizagem é do estudante. Quanto ao docente, ele passa a ser, sobretudo, um gestor/mediador/facilitador de situações de aprendizagem.

A avaliação de cada disciplina constará de, no mínimo, três notas com peso igual, de cuja média simples se obterá a média de frequência, que terá um peso de 60 por cento: dois testes escritos (uma nota); dois trabalhos individuais em forma de ensaio (uma nota); dois trabalhos de grupo (uma nota). No final do semestre, o estudante será submetido a um exame final escrito, que terá um peso de 40 porcento.

Licenciatura em Mineralogia com especialidade em Engenharia Geológica

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Mineralogia com especialidade em Engenharia Geológica

Duração

4 Anos


O Curso de Engenharia Geológica procura responder às exigências do país em geral e da Província de Tete em particular, centrando-se na aquisição de conhecimentos, competências e capacidades necessárias para enfrentar os desafios relacionados com o investimento de profissionais na área da mineração.
O curso pretende, ainda, prestar serviços à indústria mineira, em particular na Província de Tete, onde se encontra implantada a Universidade Católica de Moçambique, bem como constituir-se numa referência e uma fonte de informação para a resolução de problemas económicos locais e regionais na área mineira.

Perfil

O licenciado em Engenharia Geológica é capaz de identificar, avaliar e gerir os recursos geológicos e reservas, incluíndo as implicações da água subterranea. Para tal, ele deve ser capaz de efectivamente realizar todas as funções de um geólogo de minas, em particular a gestão dos recursos dos jazigos e exploração do ambiente da mina.

Competências

  • O graduado em Engenharia Geológica deve desenvolver as seguintes actividades:
    Conhecimento dos quadros teóricos e metodológicos relacionados com o sector de minas;
  • Conhecimento sobre a ética e deontologia de trabalho respeitando as normas e regulamentos sobre o trabalho mineiro;
  • Domínio de ferramentas no campo da prospecção geológica e mineira;
  • Domínio de técnicas de avaliação e levantamento topográficos;
  • Domínio de instrumentos de exploração mineira duma variedade de depósitos
  • Domínio de instrumentos ao nível do processamento de minérios.
  • Domínio na identificação, avaliação e gestão de recursos geológicos e reservas, inclíndo as implicações da água subterrânea;
  • Domínio na realização de todas as funções de um geólogo de minas em particular a gestão dos recursos dos jazigos e exploração do ambiente da mina.

Saídas Profissionais

O licenciado em Engenharia Geológica tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional nos seguintes contextos laborais (entre outros):
  • Consultoria no contexto das áreas de minas, geologia mineira e processamento mineral;
  • Prestar serviços nas empresas públicas e privadas, sobretudo na área de mineração;
  • Prestação de serviços no âmbito da indústria mineira

Plano Curricular

O Curso adopta métodos inovadores centrados na aprendizagem do estudante. Isto significa que a responsabilidade pelo processo de aprendizagem é do estudante. Quanto ao docente, ele passa a ser, sobretudo, um gestor/mediador/facilitador de situações de aprendizagem.
A avaliação de cada disciplina constará de, no mínimo, três notas com peso igual, de cuja média simples se obterá a média de frequência, que terá um peso de 60 por cento: dois testes escritos (uma nota); dois trabalhos individuais em forma de ensaio (uma nota); dois trabalhos de grupo (uma nota). No final do semestre, o estudante será submetido a um exame final escrito, que terá um peso de 40 porcento

 

Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Estratégica

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Relações Públicas e Comunicação Estratégica

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Estratégica rege-se pela Lei nº 27/2009 de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso foi reestruturado de modo a que obtivesse mais especificidade científica e fornecesse ao estudante competências que lhe permitam a integração no mercado de trabalho, no final do 1º ciclo de formação universitária. A adequação do curso procurou ter em conta a actualização dos currículos mais recentes das universidades, ao nível nacional e internacional, e distingue-se pelo seu carácter universitário. Está concebido a partir do conceito de que as Relações Públicas são um processo contínuo de planeamento estratégico de comunicação capaz de promover uma acção transformadora na sociedade, e ainda de promover e melhorar a qualidade dos relacionamentos das instituições com os seus públicos, o engajamento social e a valorização de negócios.

Perfil

O perfil profissional do licenciado em Relações Públicas e Comunicação Estratégica é o de um comunicador social e estratégico, com conhecimentos abrangentes para enfrentar o mundo moderno globalizado; de um gestor e comunicador dinâmico e criativo, com visão global em comunicação audiovisual e escrita; e de um técnico com conhecimentos especializados, teóricos e práticos, de Relações Públicas e Comunicação Estratégica.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os licenciados devem adquirir ao longo do curso as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Aplicar métodos estatísticos;
  • Conhecer as teorias psicológicas e sociológicas da comunicação;
  • Conhecer conteúdos de educação, saúde e cultura;
  • Conhecer o direito da comunicação e o direito internacional público;
  • Conhecer os fundamentos da comunicação, das Relações Públicas e do Marketing;
  • Criar e desenvolver estratégias de um novo empreendimento;
  • Desenhar estratégias de comunicação organizacional;
  • Falar e escrever a língua inglesa;
  • Gerir recursos humanos e relações laborais;
  • Ler, interpretar, falar e escrever correctamente português;
  • Organizar e gerir eventos;
  • Pesquisar tendências do público no mercado;
  • Produzir um ensaio académico com lógica e fundamentação científica;
  • Produzir, utilizar e gerir jornais, cartazes, panfletos, desdobráveis, spots publicitários, webpages, blogs, podcasting, bluetooth;
  • Recolher, tratar e divulgar informação áudio-scripto-visual;
  • Relacionar-se com instituições governamentais e não governamentais;
  • Ser capaz de trabalhar em equipa;
  • Ser promotor do diálogo entre as diferentes culturas e religiões;
  • Ser um comunicador íntegro e ético;
  • Utilizar e promover as tecnologias analógicas e digitais da informação e comunicação.

Saídas Profissionais

O curso de Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Estratégica habilita o estudante para as áreas profissionais de auto-emprego, de gestão, assessoria e consultoria de Comunicação, Informação e de Relações Públicas.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1.º Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas as 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.

 

Licenciatura em Tecnologias da Informação

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado  em Tecnologias da Informação

Duração:

4 Anos


O curso de licenciatura em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios do uso das tecnologias da informação, desde o hardware, as redes, as bases de dados ou a engenharia de software e programação.

As tecnologias da informação são uma ferramenta imprescindível para qualquer actividade no mundo moderno. Este curso pretende responder à demanda de profissionais que saibam dar respostas adaptadas às várias necessidades que em Moçambique existem e virão a existir nos próximos anos.

O curso responde às exigências de um currículo moderno, que fornece competências técnicas precisas para o uso das tecnologias da informação, com uma componente prática importante, os workshops incluídos na maior parte das disciplinas.

Perfil

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados. Os graduados deste programa são profissionais com capacidade de promover o uso de tecnologias de informação, preparados para responder e adaptar-se às necessidades tecnológicas de hoje e do futuro, do mundo no geral e de Moçambique em particular. A partir deste perfil geral, os estudantes poderão especializar-se em uma área específica a nível de mestrado.

Competências

O graduado em Tecnologias da Informação terá as seguintes competências:

  1. Em Programação:
    • Compreender os fundamentos básicos de programação, estruturas de dados e algoritmos.
    • Conhecer os fundamentos básicos sobre linguagens de programação imperativa e programação orientadas à objectos.
    • Conhecer os fundamentos matemáticos que sustentam as tecnologias informáticas.
    • Saber identificar, analisar, desenhar e implementar soluções para problemas relacionados com Tecnologias de Informação e comunicação.
    • Saber gerir projectos e serviços na área de tecnologias de informação.
    • Saber conceber, desenvolver e explorar sistemas, serviços e aplicações informáticas tanto centralizadas como distribuidas integrando hardware, software e redes.
  2. Em Administração de sistemas e redes: 
    • Saber desenhar, montar, dimensionar e gerir uma rede de TICs.
    • Conhecer os principais conceitos teóricos subjacentes às principais tecnologias de acesso e core, sabendo exemplificar e discutir o uso dessas tecnologias em cenários de redes distintos.
    • Saber elaborar e executar projectos e especificações de Cabeamento Estruturado.
    • Seleccionar os serviços de rede mais apropriados para suportar uma dada aplicação.
    • Identificar e discutir as diferenças e conceito sujacentes aos protocolos Ipv4 e Ipv6 e compreender os princípios e funcionalidades inerentes à mobilidade, concretizando para IPv4 e Ipv6.
    • Saber gerir e configurar serviços de internet.
  3. Em Bases de Dados:
    • Saber desenhar e implementar bases de dados.
    • Especificar e dimensionar equipamentos para suportar Base de Dados.
    • Avaliar Sistemas de Gestão de Base de Dados disponíveis com o objectivo de escolher o mais adequado.
    • Saber gerir, administrar e fazer a manutenção de Sistemas de Base de Dados.
      Transversais:
    • Saber comunicar-se na escrita e oralmente tanto na lingua Portuguesa como Inglesa.
    • Conhecer a terminologia técnica Inglesa no campo da Informática moderna
    • Entender as responsabilidades e desafios profissionais, éticos, legais, de segurança e sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação.
    • Ter espírito de liderança e de inovação, e capacidade de integrar-se numa equipa de trabalho.

Saídas Profissionais

  • Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público ou no sector privado assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Eis aqui algumas possibilidades:
  • Administrador de sistemas e redes.
  • Analista de sistemas de informação.
  • Consultor de Informática.
  • Docente.
  • Gestor de Bases de Dados.
  • Gestor de Sistemas Informáticos.
  • Programador no desenvolvimento de aplicativos.
  • Técnico informático.
  • Técnico de Gestão de Redes.
  • Técnico de Hardware.
  • Técnico de Manutenção de Sistemas.

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 180 créditos académicos.

Mestrados

Mestrado em Gestão e Administração Educacional

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre  em Gestão e Administração Educacional

Duração:

1 Ano e meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso visa desenvolver uma consciência analítica e crítica dos sistemas educativos, com vista ao reforço das capacidades de avaliação das dinâmicas organizacionais, das práticas educativas e do funcionamento dos contextos pedagógicos e administrativos do processo de ensino aprendizagem, bem como da optimização dos meios e recursos educativos próprios e da rede comunitária.

Pretende ainda promover e formar gestores que assegurem e dêem continuidade às políticas educacionais em Moçambique.

O Curso visa, igualmente, incentivar a investigação teórica e aplicada à gestão e administração educacional.

Perfil

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um profissional capaz de:

  • Gerir e administrar as instituições educacionais, nos contextos pedagógicos modernos;
  • Facultar o conhecimento, teórico e prático, requerido para o desempenho das funções de gestor e administrador educacional;
  • Incrementar uma atitude crítica e ética;
  • Identificar e promover o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, aplicadas à educação;
  • Pesquisar na área da sua especialização.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:

  • Conhecer a psicossociologia das organizações;
  • Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
  • Conhecer as teorias contemporâneas da educação;
  • Saber desenhar currículos;
  • Saber gerir com qualidade as instituições educativas;
  • Saber gerir recursos humanos e administrativos;
  • Saber gerir, monitorar e avalia projectos educacionais;
  • Saber organizar trabalhos pedagógicos;
  • Saber supervisionar e inspeccionar instituições educativas;
  • Saber utilizar métodos adequados para uma boa investigação;
  • Ser um gestor íntegro e ético.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional habilita o estudante para as áreas profissionais de:

  • Gestão de instituições educacionais públicas e privadas;
  • Supervisão e inspecção educacional;
  • Gestão de recursos humanos e administrativos;
  • Concepção e desenvolvimento de currículos escolares;
  • Pesquisa científica.

Plano Curricular

O Plano curricular do Mestrado em Gestão e Administração Educacional apresenta a seguinte estrutura:

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Administração Pública

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Administração Pública

Duração:

1 Ano e Meio


Perfil

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

Competências

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

Saídas Profissionais

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

Plano Curricular

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA)

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Gestão e Administração de Negócios

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.

O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.

O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.

Perfil

O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.

Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.

O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.

Competências

Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:

  • Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
  • Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
  • Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
  • Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
  • Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
  • Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
  • Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
  • Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
  • Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.

Saídas Profissionais

Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.

A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:

  • Analista de projectos;
  • Assessor de Administração de qualquer área funcional;
  • Assessor financeiro;
  • Assistente de direcção, administrativo;
  • Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
  • Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
  • Director geral;
  • Gestor de logística;
  • Gestor de operações;
  • Planificador.

Plano Curricular

Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.

Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Planeamento e Desenvolvimento Regional

Duração:

2 Anos


O curso de Mestrado em Planeamento E Desenvolvimento Regional rege-se pela Lei nº27/2009 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicado no Boletim da Republica I Série, Número 38 e pelo Estatuto da Universidade Católica de Moçambique.

O curso visa dar resposta as necessidades de formação avançada de profissionais qualificados numa área científica e tecnológica considerada de relevância estratégica para a prossecução das políticas de desenvolvimento em curso em Moçambique.

Especialmente concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa visa:

  • Fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o Planeamento e Desenvolvimento das Regiões e Distritos;
  • Assegurar as competências necessárias para a integração de profissionais qualificados em diversos domínios de intervenção considerados prioritários ao desenvolvimento.

Perfil

O curso de Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional com Enfoque no Distrito dirige-se aos profissionais portadores de uma licenciatura (em Economia, Gestão, Agricultura, Gestão de Informação, Estatísticas, Geologia, Turismo, Planeamento Regional, Ciências do Meio Ambiente e outras áreas de Planificação) que queiram continuar a aprofundar os seus estudos e que pretendam, na sua carreira profissional, desenvolver actividades cuja responsabilidade seja de Planificação do Desenvolvimento Regional, nomeadamente a Planificação Socio-económica e de Recursos Naturais.

Ao completarem o programa do curso, os estudantes deverão estar aptos a aplicar os seus conhecimentos em áreas que abrangem os seguintes campos profissionais: administração pública, ordenamento territorial, ambiente, gestão de recursos naturais, desenvolvimento sustentánvel, entre outros.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber fazer e do saber ser, no final do curso, o mestre:

  • Domina os métodos e técnicas para a monitoria dos recursos naturais aplicando os SIG
  • Conhece políticas e normas usadas no âmbito de planeamento aos níveis nacional e internacional;
  • Domina sistemas de informação geográfica orientados ao ordenamento territorial;
  • Domina políticas sobre conservação de recursos naturais;
  • Conhece a natureza dos SIG e dos componentes chaves;
  • Usa de Sistemas Informação Geográfica, Detecção Remota, Receptor de GPS para fins de mapeamento.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento regional tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer suas actividades nos seguintes contextos laborais:

  • Planificadores em desenvolvimento comunitário
  • Técnico de conservação e parques nacionais
  • Técnico de desenvolvimento turístico, de lazer e industrial
  • Técnico em Planeamento Regional e Urbano
  • Técnico de gestão de dados de natureza demográfica, social e ambiental
  • Avaliação e Gestão dos Recursos Naturais
  • Gestor de programas de Monitoria e Gestão Ambiental
  • Planificador Territorial
  • Carreira académica e de investigação
  • Consultores independentes na área de planeamento
  • Gestor ambiental

Plano Curricular

O Plano Curricular do Curso de Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional tem a duração de três semestres consecutivos (tempo inteiro) e integra um conjunto de unidades curriculares de natureza obrigatória.

O Curso tem 12 unidades curriculares: cinco no primeiro semestre, cinco no segundo semestre e duas no terceiro semestre.

Mestrado em Tecnologias da Informação

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Tecnologias da Informação

Duração:

2 Anos


O novo curso de Mestrado Profissionalizante em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. Com um elevado nível académico e um corpo docente internacional, a UCM quer trazer a Moçambique um curso especializado para profissionais com uma clara vontade de superação.

Os estudantes poderão realizar, dentro do Mestrado em Tecnologias da Informação, uma especialização em uma das seguintes áreas:

  • Database Administration (Administração de Bases de Dados).
  • Software Engineering (Engenharia de Software).
  • Systems and Network Administration (Administração de Sistemas e Redes).

Os estudantes que não completarem a parte da dissertação, podem receber um diploma de pós-graduação em Tecnologias da Informação, com especialização numa das três áreas citadas.

Cada módulo está desenhado, é ensinado e actualizado por uma equipa de académicos com uma longa experiência de pesquisa e consultoria no seu campo. Isto possibilita que os estudantes fiquem expostos ao pensamento actual e possam estar em contacto com importantes novos desenvolvimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Perfil

O mestre em Tecnologias da Informação é um profissional altamente qualificado, com habilidades de gestão e uma perspectiva ampla sobre os negócios e o mercado, e com um treinamento avançado em Tecnologias da Informação, que lhe permitem dar uma resposta criativa e profissional a problemas concretos, por meio das tecnologias actuais e emergentes.

O público-alvo do Mestrado em Tecnologias da Informação são profissionais licenciados em várias áreas, compreendendo Tecnologias da Informação, Matemática, Física ou Engenharia Electrónica. Candidatos com outros cursos, mas uma experiência profissional no campo das Tecnologias da Informação, podem também ser considerados. Se necessário, o candidato pode ser chamado para uma entrevista inicial.

Competências

O mestre em Tecnologias da Informação possui as seguintes competências:
  • Conhecer os princípios subjacentes das tecnologias da informação actuais e emergentes.
  • Possuir habilidades técnicas e profissionais avançadas para um desenvolvimento profissional contínuo.
  • Ser capaz de desenvolver pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias.
  • Ser capaz de desenvolver um pensamento analítico e crítico.
  • Ser capaz de integrar as Tecnologias da Informação com os fundamentos da gestão de empresas.
  • Ser capaz de planificar, desenhar e construir, usando as práticas e técnicas mais reconhecidas, soluções de Tecnologias da Informação viáveis e apropriadas para problemas específicos, que compreendam características como confiabilidade, qualidade e segurança.
  • Ter habilidades elevadas de comunicação, interpessoais e de trabalho em equipa.
Saídas Profissionais

O profissional formado neste mestrado poderá trabalhar no sector privado, no sector público ou criar negócios próprios, para consultoria e gestão de serviços na aplicação das tecnologias da informação, desenvolvimento de software e administração de sistemas e redes. Igualmente, poderá trabalhar como investigador especializado nas tecnologias da informação, e como académico ou docente universitário.

Plano Curricular

Para completar o curso de Mestrado em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá acumular 93 créditos académicos, dos quais 63 créditos se referem às disciplinas curriculares e os restantes 30 à elaboração do trabalho de fim de curso (dissertação). Quem não concluir a parte da dissertação, terá direito a um diploma de pós-graduação.