Mestrado

 

Licenciatura em Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

 

Duração:

4 Anos


 

Perfil

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

 

 

Competências

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

 

Saídas Profissionais

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

 

Plano curricular

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

 

Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Administrador Hospitalar

Duração:

4 Anos


 A organização e administração dos serviços de saúde, nomeadamente os serviços hospitalares, ocupa hoje um lugar de relevo nas ciências da saúde. A crescente complexidade das ciências médicas e o crescente grau de exigência dos cidadãos e dos seus representantes, faz com que se torne uma realidade incontornável a necessidade imperiosa de se dispor de serviços de saúde eficazes e eficientes, onde os diferentes actores possam exercer melhor possível a sua actividade e maximizar a satisfação dos seus utentes. É consensual que os hospitais e os centros de saúde desempenham um papel activo nos diversos programas de saúde e de protecção social, e que o seu funcionamento racional e efectivo tenha repercussões várias sobre o desenvolvimento económico das sociedades.

Consciente desta realidade, a Universidade Católica de Moçambique (UCM) oferece à sociedade uma licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar, com a duração de quatro anos dividido em oito semestres, onde se abordam conceitos de gestão básicos a qualquer licenciatura nesta área, mas que serão especialmente direccionados para um sector que, pela sua importância económica e social, pelo número de recursos que mobiliza, pelos vários desafios na melhoria da qualidade dos serviços e, essencialmente, pelas suas especificidade, justifica.

Dois semestres desta licenciatura serão, por outro lado, integralmente ministrados num serviço de saúde, de modo a aproximar a escola da instituição e a complementar a indispensável vertente teórica com a aplicação prática dos conceitos no terreno, a partir de um estágio prático de gestão hospitalar.

Perfil

O Licenciado em Administração e Gestão Hospitalar é um profissional capaz de exercer as suas funções nas unidades sanitárias dos níveis II, III e IV, isto é, nos Hospitais Gerais e Rurais, Provinciais, Especializados e Centrais. Os graduados deste curso têm uma visão geral do funcionamento das organizações públicas ou privadas, com conhecimento e domínio do funcionamento das instituições do Aparelho do Estado, facto que lhes permite exercer funções de direcção e chefia nos níveis Central e Provincial.

Estes profissionais são responsáveis pela promoção das boas práticas ao nível das suas unidades sanitárias, através do desenvolvimento das actividades formativas de quadros básicos e médios, com incidência em administração Hospitalar.

Competências

O Licenciado em administração e Gestão hospitalar terá no fim do seu curso, as seguintes Competências:

  • Na Gestão de Recursos Humanos
    • Ter espírito de Liderança e de inovação, e capacidade de integrar-se numa equipa de trabalho;
    • Promover o espírito de cooperação entre o superior hierárquico e seus subordinados;
    • Garantir o cumprimento das disposições legais plasmadas no Estatuto Geral dos Funcionários do Estado;
    • Utilizar técnicas de recrutamento e selecção de pessoal, com base nas normas existentes;
    • Estabelecer regras de planificação e coordenação das actividades inerentes ao bom funcionamento dos recursos humanos;
    • Elaborar projectos de formação contínua, visando elevar a auto estima e motivação do pessoal afecto à instituição;
    • Desenvolver trabalhos de pesquisa, empregando métodos de investigação científica, com vista a melhorar a eficiência e a eficácia das tarefas;
    • Zelar pelo cumprimento das ordens de serviço, regulamentos e estatutos da instituição;
  • Gestão de Recursos Financeiros
    • Planificar, coordenar e monitorar a elaboração dos orçamentos anuais e plurianuais com base nos pressupostos da Lei do SISTAFE;
    • Conhecer as metodologias de elaboração do Orçamento do Estado definidas pelo Ministério do Plano e Finanças (MPF);
    • Monitorar a elaboração de relatórios financeiros periódicos;
    • Supervisionar a execução orçamental dos recursos financeiros da instituição;
    • Manter actualizada a informação sobre fontes de financiamentos;
    • Institucionalizar e gerir sistemas de informação para a gestão eficiente das finanças do hospital;
    • Desenvolver estudos de Avaliação Económica de Saúde;
  • Gestão de Recursos Materiais
    • Planificar, coordenar e supervisionar o sector de aprovisionamento;
    • Propor normas para administração e gestão de materiais;
    • Participar nos estudos específicos à política de compras, levando em conta a situação financeira e as vantagens da manutenção de determinados níveis de armazenamento;
    • Fiscalizar as actividades do pessoal que estiverem sob sua responsabilidade;
    • Elaborar programas de implementação do sistema de classificação e codificação dos produtos armazenados;
    • Acompanhar rigorosamente os processos de licitação e de compras, desde a divulgação do edital até à fase de adjudicação, devendo saber observar as normas do Ministério do Plano e Finanças (MPF);
  • No âmbito do Ensino
    • Participar em programas de formação em administração e gestão hospitalar para cursos de especialização, de nível médio e de nível básico;
    • Participar na elaboração de manuais de formação e seminários no domínio de administração e gestão hospitalar em particular;
    • Promover actividades de formação inicial e contínua das equipas de trabalho nas unidades sanitárias, de acordo com as necessidades identificadas;
  • No âmbito da Investigação
    • Planificar pesquisas de opinião e satisfação dos usuários e assegurar o seu tratamento estatístico;
    • Coordenar actividades de pesquisa em sistemas gerências nos hospitais, com vista a fortalecer a capacidade investigativa dos profissionais de administração hospitalar;
    • Estimular a participação dos técnicos e agentes de administração nas jornadas científicas promovidas pelas instituições vocacionadas para o efeito.

Saídas Profissionais

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

Plano curricular

O método aplicado é clássico, com disciplinas semestrais e anuais. Avaliação contínua (trabalhos, testes e exames).

Para completar o curso de Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar,cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas do plano curricular, as quais perfazem um total de 237.84 créditos académicos.

 

Licenciatura em Administração Pública

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Técnico de Administração Pública

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Administração Pública rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na FENG. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios de Administração Pública:

  • Administração Autárquica
  • Finanças e Orçamento Público
  • Políticas Públicas e Governação
  • Relações Públicas.

O curso foi concebido para os regimes à distância e presencial, sendo que para os dois primeiros graus académicos são concedidos licenciatura e pós-graduação. Desta forma, todos os candidatos que tenham o bacharelato em programas relacionados, como Economia, Gestão, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Direito, etc., podem adquirir o grau de Licenciatura em Administração Pública.

A intervenção do Estado nos aspectos políticos, económicos, sociais e tecnológicos para a regularização dos problemas surgidos nos mecanismos é imprescindível. Assim, este curso pretende desenvolver um programa que permitirá dar um upgrade aos quadros do Sector Público, para que possam dar respostas adaptadas às várias necessidades que o País apresenta e/ou poderá apresentar no futuro.

Perfil

O licenciado em Administração Pública é um profissional capaz de responder aos desafios colocados nos serviços público e privado: modernização, proximidade e dinamismo. Os graduados deste programa são profissionais com as seguintes capacidades:

  • Fazer uma apreciação do sistema governamental, requisitos legais, governação e ética, gestão pública e desenho de políticas, partindo de perspectivas teóricas para métodos práticos;
  • Perceber como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, bem como o modo de implementação das políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do governo Moçambicano.

Competencias

O licenciado em Administração Pública terá, no fim do seu curso, as seguintes aptidões:

  • Adquirir competências teóricas em segmentos específicos do saber jurídico e económico, na óptica da Administração Pública;
  • Apreender os mais recentes conhecimentos e desenvolvimentos nos domínios da gestão das políticas, regulação e contratação públicas e do seu quadro institucional e organizacional;
  • Conhecer as principais teorias e abordagens da área da Administração Pública;
  • Conhecer como e porquê as políticas governamentais sociais e económicas são elaboradas e implementadas, como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, e como são implementadas as políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do Governo;
  • Conhecer os fundamentos e conceitos básicos da administração pública;
  • Demonstrar uma cultura de investigação e pesquisa em matéria de assuntos sociais.
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem constante ao longo da vida, com um certo grau de autonomia;
  • Reflectir e racionalizar os métodos e práticas de gestão da Administração Pública;
  • Saber apreciar o sistema governamental, requisitos legais, governação e ética e gestão pública, e desenhar políticas, partindo da perspectiva teórica para métodos práticos;
  • Saber contribuir para a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local e nacional;
  • Saber investigar e inovar, nos domínios das ciências jurídicas, económicas aplicadas e da Administração Pública;
  • Ter capacidade de adaptação à modernização e mudança na Administração Pública, em particular no que diz respeito à sociedade do conhecimento.

Saídas Profissionais

Os licenciados deste curso poderão enquadrar-se, especialmente, no sector público; contudo, abre horizontes para a administração no sector privado. O objectivo do curso é a formação e capacitação de profissionais capazes de operar em vários domínios do sector público. Eis algumas possibilidades:

  • Administração e Finanças
  • Administração e Gestão Pública
  • Auditoria e Fiscalidade
  • Contabilidade e Administração
  • Contabilidade e Finanças Públicas
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão do Património
  • Gestão Pública e Autárquica
  • Gestor de Empresas Municipais
  • Gestor de Organizações Não Governamentais
  • Gestor nas Empresas públicas e privadas
  • Gestores em instituições participadas pelo Estado
  • Gestores na Administração Pública central e local
  • Gestores nas Instituições privadas, em particular as fornecedoras de bens e serviços ao Estado

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Administração Pública, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Contabilidade e Auditoria

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de quatro anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.

Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.

Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional - Institute of Internal Auditing.

Perfil

O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.

Competências

O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
  • Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
  • Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
  • Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
  • Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
  • Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
  • Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
  • Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
  • Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
  • Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
  • Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
  • Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
  • Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
  • Abordar os princípios éticos e deontológicos.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.

Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:

  • Responsáveis de contabilidade em empresas,
  • Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
  • Auditores,
  • Gestores financeiros,
  • Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.

Plano Curricular

Número de vagas : 120 alunos( duas turmas de 30 alunos no periodo laboral e duas turmas de 30 alunos no periodo pós laboral).

Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos.

Licenciatura em Direito

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Direito

Duração:

4 Anos


Perfil

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social e, ao contrário do que se possa pensar, a sua actividade não é apenas litigiosa, sendo mais eficaz e mais plena quando a sua actuação se desenvolve naquilo a que hoje chamamos de “advocacia preventiva”.

Como profissional, o licenciado em Direito mostra uma polivalência e interdisciplinaridade muito fortes, no actual contexto da globalização e da “febre legislativa” a que assistimos.

Quase nada queda exterior ao mundo do Direito, e é esse mundo de possibilidades que pretendemos oferecer aos nossos estudantes, com qualidade e inovação.

No âmbito da missão da Universidade, pretendemos desenvolver, nos nossos estudantes, uma consciência crítica positiva e capaz de solucionar com sucesso os conflitos que possam surgir, trazendo soluções justas e preconizadas na ratio e no espírito do legislador.

Competências

O licenciado em Direito deve reunir no final da sua formação, além da capacidade de interpretação e aplicação de qualquer solução legislativa, as seguintes competências:

  • Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
  • Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
  • Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
  • Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
  • Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
  • Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
  • Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
  • Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
  • Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
  • Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.

Saídas Profissioanais

As oportunidades que se apresentam ao licenciado em Direito constituem um leque vasto em que podemos citar, de entre outros:

  • Advogados;
  • Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
  • Conservadores de Registo;
  • Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
  • Consultores jurídicos;
  • Diplomatas (Relações Internacionais);
  • Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
  • Magistratura Judicial (Juízes);
  • Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
  • Notários;
  • ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
  • Organizações internacionais, incluindo as regionais;
  • Recursos Humanos.

Plano Curricular

Um percurso trienal de orientação jurídico-especializado, centrada em duas áreas que caracterizam o ordenamento didáctico da Faculdade, privilegiando o estudo dos diversos sistemas e institutos jurídicos numa perspectiva histórica, comparada e internacional. A divisão do plano de estudos em dois ciclos permite a obtenção de:

  • Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
  • Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)

Licenciatura em Economia e Gestão

Grau académico:

Licencuatura

Título Profissional:

Licenciado em Economia e Gestão

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 4 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.

A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).

Perfil

O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.

O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.

Competências

O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:

  • Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
  • Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
  • Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
  • Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
  • Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
  • Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
  • Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
  • Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
  • Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.

Saídas Profissionais

O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:

  • Economista
  • Auditor Financeiro
  • Assessor económico, financeiro e bancário
  • Gestor Administrativo-Financeiro
  • Gestor Comercial de Vendas;
  • Contabilista

Plano Curricular

Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).

Para completar a parte académica do 1º ciclo de 4 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 240 créditos.

{loadmodule mod_custom, Licenciatura em Gestão de Recursos Humano