Faculdade de Engenharia

Missão

Orientada por princípios cristãos católicos a UCM-FENG tem por missão: criar e disseminar o conhecimento cientifico e formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade moçambicana e do mundo.

Visão

A Visão da UCM-FENG assenta na promoção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico credível e plural na produção e aplicação de actividades de investigação cientifica que visem o desenvolvimento sustentável das comunidades e mercados e na prestação de serviços as industrias, empresas e comunidades que se tornem uma referencia de qualidade, inovação e extensão.

Licenciaturas

Licenciatura em Administração Pública

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Técnico de Administração Pública

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Administração Pública rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na FENG. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios de Administração Pública:

  • Administração Autárquica
  • Finanças e Orçamento Público
  • Políticas Públicas e Governação
  • Relações Públicas.

O curso foi concebido para os regimes à distância e presencial, sendo que para os dois primeiros graus académicos são concedidos licenciatura e pós-graduação. Desta forma, todos os candidatos que tenham o bacharelato em programas relacionados, como Economia, Gestão, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Direito, etc., podem adquirir o grau de Licenciatura em Administração Pública.

A intervenção do Estado nos aspectos políticos, económicos, sociais e tecnológicos para a regularização dos problemas surgidos nos mecanismos é imprescindível. Assim, este curso pretende desenvolver um programa que permitirá dar um upgrade aos quadros do Sector Público, para que possam dar respostas adaptadas às várias necessidades que o País apresenta e/ou poderá apresentar no futuro.

Perfil

O licenciado em Administração Pública é um profissional capaz de responder aos desafios colocados nos serviços público e privado: modernização, proximidade e dinamismo. Os graduados deste programa são profissionais com as seguintes capacidades:

  • Fazer uma apreciação do sistema governamental, requisitos legais, governação e ética, gestão pública e desenho de políticas, partindo de perspectivas teóricas para métodos práticos;
  • Perceber como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, bem como o modo de implementação das políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do governo Moçambicano.

Competencias

O licenciado em Administração Pública terá, no fim do seu curso, as seguintes aptidões:

  • Adquirir competências teóricas em segmentos específicos do saber jurídico e económico, na óptica da Administração Pública;
  • Apreender os mais recentes conhecimentos e desenvolvimentos nos domínios da gestão das políticas, regulação e contratação públicas e do seu quadro institucional e organizacional;
  • Conhecer as principais teorias e abordagens da área da Administração Pública;
  • Conhecer como e porquê as políticas governamentais sociais e económicas são elaboradas e implementadas, como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, e como são implementadas as políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do Governo;
  • Conhecer os fundamentos e conceitos básicos da administração pública;
  • Demonstrar uma cultura de investigação e pesquisa em matéria de assuntos sociais.
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem constante ao longo da vida, com um certo grau de autonomia;
  • Reflectir e racionalizar os métodos e práticas de gestão da Administração Pública;
  • Saber apreciar o sistema governamental, requisitos legais, governação e ética e gestão pública, e desenhar políticas, partindo da perspectiva teórica para métodos práticos;
  • Saber contribuir para a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local e nacional;
  • Saber investigar e inovar, nos domínios das ciências jurídicas, económicas aplicadas e da Administração Pública;
  • Ter capacidade de adaptação à modernização e mudança na Administração Pública, em particular no que diz respeito à sociedade do conhecimento.

Saídas Profissionais

Os licenciados deste curso poderão enquadrar-se, especialmente, no sector público; contudo, abre horizontes para a administração no sector privado. O objectivo do curso é a formação e capacitação de profissionais capazes de operar em vários domínios do sector público. Eis algumas possibilidades:

  • Administração e Finanças
  • Administração e Gestão Pública
  • Auditoria e Fiscalidade
  • Contabilidade e Administração
  • Contabilidade e Finanças Públicas
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão do Património
  • Gestão Pública e Autárquica
  • Gestor de Empresas Municipais
  • Gestor de Organizações Não Governamentais
  • Gestor nas Empresas públicas e privadas
  • Gestores em instituições participadas pelo Estado
  • Gestores na Administração Pública central e local
  • Gestores nas Instituições privadas, em particular as fornecedoras de bens e serviços ao Estado

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Administração Pública, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Arquitectura

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Arquitecto

Duração:

4 Anos


Perfil

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Competências

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Saídas Profissionais

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Plano Curricular

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Licenciatura em Ciências Agrárias

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ciências Agrárias

Duração:

4 Anos


 Perfil

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Competencias

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Saídas Profissioanais

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Plano Curricular

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Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado

Faculdade:

Faculdade de Educação e Comunicação

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009 de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

A Comunicação para o Desenvolvimento é um campo da área das Ciências da Comunicação que tem vindo a ganhar, a nível internacional, cada vez mais especificidade e autonomia científica no mundo da prática comunicacional.

O curso foi desenhado tendo em conta os desenvolvimentos curriculares mais recentes da comunidade científica internacional e de modo a fornecer ao estudante os instrumentos para uma produção crítica de saber e as ferramentas técnicas, tanto teóricas como práticas, que lhe permitam a integração no mercado de trabalho, no final do 1º ciclo de formação universitária.

O curso distingue-se pelo seu carácter universitário e está concebido a partir do conceito de que a Comunicação para o Desenvolvimento é um processo contínuo de planeamento estratégico de comunicação capaz de mobilizar, denunciar e mudar comportamentos, serviços e estruturas sociais, e ainda de promover e assumir um compromisso social, seja local, nacional ou internacional.

Perfil

O perfil profissional do licenciado em Comunicação para o Desenvolvimento é o perfil

de um comunicador social e estratégico, com conhecimentos abrangentes para enfrentar o mundo moderno globalizado;

de um gestor e comunicador dinâmico e criativo ao serviço dos desfavorecidos;

de um técnico com conhecimentos especializados, teóricos e práticos, de Comunicação para o Desenvolvimento.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os licenciados devem adquirir ao longo do curso as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Aplicar métodos estatísticos;
  • Conhecer as teorias psicológicas e sociológicas da comunicação;
  • Conhecer conteúdos de educação, saúde e cultura;
  • Conhecer o direito da comunicação e o direito internacional público;
  • Conhecer os fundamentos da comunicação, do desenvolvimento e do marketing;
  • Conhecer os fundamentos e as leis da educação e protecção ambiental;
  • Criar e desenvolver estratégias de um novo empreendimento;
  • Desenvolver estratégias de comunicação de prevenção e cuidados de saúde e HIV-SIDA para a mudança do comportamento;
  • Falar e escrever a língua inglesa;
  • Gerir recursos humanos e relações laborais;
  • Interpretar, falar e escrever correctamente português;
  • Produzir programas de educação entretendo;
  • Produzir um ensaio académico com lógica e fundamentação científica;
  • Produzir, utilizar e gerir jornais, cartazes, panfletos, desdobráveis, spots publicitários, webpages, blogs, podcasting, bluetooth;
  • Recolher, tratar e divulgar informação áudio-scripto-visual;
  • Relacionar-se com instituições governamentais e não governamentais;
  • Ser capaz de trabalhar em equipa;
  • Ser promotor do diálogo entre as diferentes culturas e religiões;
  • Ser um comunicador íntegro e ético;
  • Utilizar e promover as tecnologias analógicas e digitais da informação e comunicação.

Saídas Profissionais

O curso de Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento habilita o estudante para as áreas profissionais de auto-emprego; de gestão, assessoria e consultoria de Comunicação e Informação nas organizações governamentais e não governamentais para o desenvolvimento comunitário; de assessoria e consultoria de Marketing Social e Ambiental.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1.º Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Contabilidade e Auditoria

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de três anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.

Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.

Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional - Institute of Internal Auditing.

Perfil

O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.

Competências

O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
  • Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
  • Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
  • Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
  • Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
  • Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
  • Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
  • Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
  • Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
  • Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
  • Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
  • Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
  • Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
  • Abordar os princípios éticos e deontológicos.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.

Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:

  • Responsáveis de contabilidade em empresas,
  • Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
  • Auditores,
  • Gestores financeiros,
  • Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 3 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos, distribuídos da seguinte forma:

  • 15 Disciplinas nucleares (abarcando as matérias consideradas essenciais ao nível da área de Contabilidade e Auditoria) num total de 80 créditos;
  • 16 Disciplinas de formação complementar com um total de 72 créditos;
  • 5 Disciplinas da área de especialização num total de 28 créditos.

Licenciatura em Direito

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Direito

Duração:

4 Anos


Perfil

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social e, ao contrário do que se possa pensar, a sua actividade não é apenas litigiosa, sendo mais eficaz e mais plena quando a sua actuação se desenvolve naquilo a que hoje chamamos de “advocacia preventiva”.

Como profissional, o licenciado em Direito mostra uma polivalência e interdisciplinaridade muito fortes, no actual contexto da globalização e da “febre legislativa” a que assistimos.

Quase nada queda exterior ao mundo do Direito, e é esse mundo de possibilidades que pretendemos oferecer aos nossos estudantes, com qualidade e inovação.

No âmbito da missão da Universidade, pretendemos desenvolver, nos nossos estudantes, uma consciência crítica positiva e capaz de solucionar com sucesso os conflitos que possam surgir, trazendo soluções justas e preconizadas na ratio e no espírito do legislador.

Competências

O licenciado em Direito deve reunir no final da sua formação, além da capacidade de interpretação e aplicação de qualquer solução legislativa, as seguintes competências:

  • Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
  • Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
  • Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
  • Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
  • Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
  • Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
  • Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
  • Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
  • Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
  • Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.

Saídas Profissioanais

As oportunidades que se apresentam ao licenciado em Direito constituem um leque vasto em que podemos citar, de entre outros:

  • Advogados;
  • Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
  • Conservadores de Registo;
  • Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
  • Consultores jurídicos;
  • Diplomatas (Relações Internacionais);
  • Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
  • Magistratura Judicial (Juízes);
  • Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
  • Notários;
  • ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
  • Organizações internacionais, incluindo as regionais;
  • Recursos Humanos.

Plano Curricular

Um percurso trienal de orientação jurídico-especializado, centrada em duas áreas que caracterizam o ordenamento didáctico da Faculdade, privilegiando o estudo dos diversos sistemas e institutos jurídicos numa perspectiva histórica, comparada e internacional. A divisão do plano de estudos em dois ciclos permite a obtenção de:

  • Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
  • Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)

Licenciatura em Economia e Gestão

Grau académico:

Licencuatura

Título Profissional:

Licenciado em Economia e Gestão

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 3 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.

A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).

Perfil

O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.

O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.

Competências

O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:

  • Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
  • Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
  • Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
  • Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
  • Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
  • Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
  • Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
  • Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
  • Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.

Saídas Profissionais

O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:

  • Economista
  • Auditor Financeiro
  • Assessor económico, financeiro e bancário
  • Gestor Administrativo-Financeiro
  • Gestor Comercial de Vendas;
  • Contabilista

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1º ciclo de 3 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 180 créditos.

Licenciatura em Engenharia Alimentar

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Engenheiro Alimentar

Duração

4 Anos


O Curso de Licenciatura em Engenharia Alimentar rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na FENG.

O curso visa formar profissionais de alta qualidade e inovadores na área da Engenharia Alimentar, com capacidade para elaborar projectos relativos às instalações industriais, linhas de processamento, equipamentos e processos tecnológicos, para a industrialização das matérias-primas de origem vegetal, animal e afins.

A Engenharia Alimentar é uma área de conhecimento específica, capaz de englobar todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos e que pode, através do profissional com esta formação, potencializar o desenvolvimento deste ramo em todos os níveis: Formação de profissionais, subsídio à elaboração de políticas, projectos de pesquisa, actuação dentro das empresas do sector, colaboração na preservação da saúde pública (normalização técnica, orientação e fiscalização)

Este ramo da engenharia fornece conhecimentos tecnológicos essenciais na formação de profissionais que actuam desde a chegada das matérias-primas até que o produto final seja embalado e rotulado. Para que todo esse processo ocorra, é necessária uma vasta gama de conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além de conceitos de economia e administração.

O Curso faz uso das mais modernas técnicas de metodologia de aprendizagem (Problem Based Learning – PBL), baseando-se numa forte componente profissionalizante, e sólida formação teórica prática. O estudante de engenharia alimentar terá, ao longo do curso, a oportunidade de desenvolver os seus estudos em estreita ligação com a indústria, tendo no último ano um estágio num ambiente fabril ou relacionado.

Este curso permite formar profissionais com conhecimento específico relativo à complexa e cada vez mais exigente actividade do processamento dos alimentos. A adequação do curso procurou ter em conta a actualização dos currículos mais recentes das universidades, a nível internacional, e das necessidades dos mercados local e internacional.

Perfil

O Engenheiro Alimentar actua dentro das seguintes áreas:

  • Comercialização e Marketing - Utilização do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto dos clientes e apoio à área de vendas.

  • Fiscalização de Alimentos e Bebidas - Actuação junto dos órgãos governamentais de âmbito municipal e estatal, com o objectivo de estabelecer padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo assim, os direitos do consumidor.

  • Garantia de Qualidade - Determinação dos padrões de qualidade para os processos (desde a matéria-prima até ao transporte do produto final), planeamento e implantação de estruturas para análise e monitoria destes processos e treinamento de pessoal para a prática da qualidade como rotina operacional.

  • Pesquisa e Desenvolvimento - Desenvolvimento de produtos e tecnologias com objectivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis.

  • Produção/Processos - Racionalização e melhoria de processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade e produtividade, e para redução dos custos industriais.

  • Projectos - Planeamento, execução e implantação de projectos de unidades de processamento

Competências

  • O Engenheiro Alimentar deve ser capaz de fazer:

    Assistência, assessoria e consultoria.

  • Condução da equipa de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção.

  • Condução e trabalho técnico.

  • Desempenho de cargo e função técnica.

  • Direcção de obra e serviço.

  • Elaboração de orçamento.

  • Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão.

  • Estudo de viabilidade técnico-económica.

  • Estudo, planeamento, projecto e especificações.

  • Execução de desenho técnico.

  • Execução de instalação, montagem e reparo.

  • Execução de obra e serviço técnico.

  • Fiscalização de obra e serviço técnico.

  • Operação e montagem de equipamento e instalação.

  • Padronização, mensuração e controle de qualidade.

  • Produção técnica e especificação.

  • Supervisão, coordenação e orientação técnica.

  • Vistoria, perícia, avaliação arbitramento, laudo e parecer técnico.

Saídas Profissionais

  • O licenciado em Engenharia Alimentar tem um vasto leque de saídas profissionais:

  • Empresas de Serviços

  • Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos)

  • Indústria de Produtos Alimentares

  • Instituições Públicas

  • ONGs que desenvolvam actividades na área da Alimentos e Saúde Pública

Plano Curricular

O Plano Curricular da Licenciatura em Engenharia Alimentar apresenta a seguinte estrutura:
Para completar a parte académica do 1º Ciclo de quatro anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas as disciplinas, somando um total de 240 créditos académicos.

Licenciatura em Engenharia Civil

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Engenheiro Civil

Duração

4 Anos


O Curso de Licenciatura em Engenharia Civil foi introduzido no presente ano lectivo pela Universidade Católica de Moçambique (UCM) – Faculdade de Engenharia (FENG), na Cidade de Chimoio, em regime presencial com duração de 4 anos.

A Engenharia Civil é um ramo da engenharia que projecta e executa obras de dimensões e complexidade múltiplas. Um estudante do Curso de Engenharia Civil deve possuir conhecimentos básicos de física e matemática, bem como uma formação básica generalizada que permitirá cruzar com outras áreas de conhecimento, devido à abrangência da Engenharia Civil. Matérias vastas como a Mecânica dos Materiais, Hidráulica e Engenharia de Sistemas, fazem parte da formação do Engenheiro Civil, tornando-o um profissional polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares, como seja a construção de edifícios e pontes, obras hidráulicas e de aproveitamento de recursos hídricos e ambientais, planeamento regional e urbano, infra-estruturas e sistemas de transportes. É de fundamental importância a consciência com que futuramente, como Engenheiro Civil, executará trabalhos de natureza multidisciplinar, que envolvem administração, economia e questões jurídicas.

Assim, o curso segue os objectivos estabelecidos no processo de Bolonha, com o objectivo de formar Engenheiros Civis capazes de aliarem competências profissionais e postura crítica, contemplando as tendências que levam à produção de todos os saberes, nas áreas do conhecimento do mercado, no contexto nacional e internacional.

Perfil

O Graduado em Engenharia Civil é um profissional que actua nos sectores ligados à produção e aos serviços, isto é, em empresas ou desenvolvendo actividades autónomas, como empreendedores ou profissionais liberais. O Curso permitirá, ainda, que os graduados desenvolvam actividades de investigação e ensino, o que contribuirá para o enriquecimento dos seus conhecimentos profissionais e do exercício da actividade de docência em instituições escolares técnicas e profissionais.

Competências

O Licenciado em Engenharia Civil deve, ao longo da sua formação académica, adquirir a capacidade de:

  • Aplicar métodos científicos na resolução de problemas concretos de Engenharia, procurando uma gestão equilibrada dos recursos disponíveis;
  • Intervir em áreas de Estruturas, Construção e Geotecnia, Hidráulica e Recursos Hídricos, Vias de Comunicação, Planeamento, Transportes e Gestão;
  • Intervir em projectos de estruturas, na concepção e execução de empreendimentos e obras de edifícios e pontes, de geotecnia e fundações, de hidráulica e recursos hídricos, de vias de comunicação, de urbanização e transportes;
  • Intervir na recuperação de património edificado e no reforço estrutural de pontes e viadutos;
  • Intervir no mercado de trabalho, tendo em conta a complexidade tecnológica e uma grande variabilidade de padrões;
  • Formação de qualidade e a capacidade tecnológica de base que permita ultrapassar com sucesso os novos desafios que a sociedade do futuro inevitavelmente trará.

Saídas Profissionais

Os Engenheiros formados em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da UCM estarão capacitados a intervir em diversas áreas, das quais se destacam as seguintes:

  • Capacidade de promoção da actividade no domínio de auto-emprego, seja de forma empresarial ou de profissão liberal;
  • Direcção e fiscalização de obras;
  • Elaboração e Coordenação de projectos;
  • Quadros técnicos de instituições da Administração Central e Local, sejam estas públicas ou privadas;
  • Serviços de Manutenção e gestão de estaleiros.

Plano Curricular

O plano curricular referente aos 3º e 4º anos encontra-se em aprovação.

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Engenheiro Electrotécnico

Duração:

4 Anos


Moçambique apresenta um grande potencial energético a nível regional e mundial para geração de energia eléctrica, tais como gás, carvão, água, sol, vento, urânio, entre outros. Os esforços do governo de Moçambique “Made in Mozambique” acrescido por “By Mozambicans” faz com que a UCM se empenhe na formação em áreas de engenharia.
A Universidade Católica de Moçambique (UCM) mostra-se fiel à sua missão de formação integral da pessoa humana. A Faculdade de Engenharia da UCM (Chimoio) tem como lema “Formar técnico superior para o serviço do da comunidade” envida esforço garantir serviços de qualidade e inovação.
O curso de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica procura responder as exigências e necessidades reais, no âmbito de formação de recursos humanos no Pais e no mundo procurando cobrir a generalidade dos campos de actividade dos engenheiros Electrotécnicos “correntes fortes”.

Perfil

O licenciado em Engenharia Electrotécnica é um profissional capaz de responder aos desafios colocados ao serviço público e privado: modernização, proximidade e dinamismo.
Os graduados terão a capacidade de:

  • Elaborar projectos de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa;
  • Desempenhar funções nas áreas de Investigação e Desenvolvimento Industrial;
  • Elaborar projectos de Instalações e de Equipamento, incluindo Estudos de Viabilidade Económica;
  • Desempenhar funções de Direcção Técnica de Trabalho de Montagem entre outras actividades;
  • Conhecer os fundamentos da organização, planificação e controle de qualidade na industria;
  • Conhecer os Princípios de organização cientifica do trabalho;
  • Dominar as tecnologias fundamentais de produção dos meios eléctricos.

Competências

Dominar as leis dialécticas do desenvolvimento da produção nas industrias-chave; Os princípios e métodos fundamentais de investigação e avaliação dos resultados obtidos; Estabelecer correctamente as relações de causas-efeito ou síntese e compreender e descrever o universo.

Aplicar a ciência e a técnica às conclusões obtidas através da abstracção e da generalização; Os fenómenos e leis da Física e os princípios de funcionamento dos instrumentos técnicos; As normas de segurança e higiene no trabalho; Os princípios de funcionamento e características das máquinas eléctricas; Os elementos electrónicos e suas características; Os campos electromagnético e seu tratamento em engenharia.

As competências acima referidas requerem a aprendizagem e a assimilação de vários conceitos, nomeadamente:

  1. Conhecimentos básicos de carácter científico e tecnológico:
    • Saber aplicar os conhecimentos adquiridos de forma a resolver problemas e a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido no âmbito da concepção de produtos, equipamentos e sistemas sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais.
  2. Capacidade de trabalhar em equipa:
    • Capacidade para perceber a sua função e colaborar na definição e cumprimento de objectivos pluridisciplinares da actividade de equipas de engenharia.
  3. Capacidade de liderança e atitude de aprendizagem:
    • Capacidade de liderança baseadas na segurança dos conhecimentos técnicos e na compreensão das relações entre elementos de equipas de modo a conseguir congregar o esforço de várias participantes.
    • Assim como a capacidade de aprendizagem que lhes permitam uma formação contínua autónoma, ao longo da vida, com o objectivo de se manter actualizado e de possuir uma visão alargada sobre os diferentes domínios da engenharia.
  4. Capacidade de conceber, inovar, projectar e de assumir responsabilidades profissionais:
    • Saber aplicar os conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou desconhecidas, em contextos alargados e multidisciplinares.
    • Também adquirira habilidades para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos, como a capacidade para mudar os princípios, métodos e técnicas de execução actuando de forma crítica e criativa.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Engenharia Electrotécnica tem por missão formar profissionais que através de actividades de desenvolvimento e/ou investigação se integrem no tecido produtivo e se constituam como motores de inovação, contribuindo desse modo para a produção de riqueza, transformando e modernizando a actividade económica em que se insiram.

Os formados adquirem uma base sólida de conhecimento nas áreas científicas básicas e avançadas do curso, segundo um modelo que lhes permite adquirir esses conhecimentos e ainda desenvolver um raciocínio estruturado e uma capacidade de análise e de crítica que os ajude a manter-se na linha da frente do conhecimento, adaptando-se e fomentando a criação de novas tecnologias.

Na Licenciatura em Engenharia Electrotecnia adquirem ainda um conjunto de Competências Transversais, nomeadamente, a capacidade de comunicação oral e escrita, de gestão de projectos de engenharia numa perspectiva de empreendedorismo, inovação e transferência de tecnologia. Estas competências conferem-lhes uma visão global sobre a prática e a gestão da Engenharia, que integra aspectos tecnológicos, económicos, ambientais.

Os graduado deste curso, pelo conhecimento que possuem, estão em condições de exercera sua profissão nos seguintes organismos, empresas e ramos de actividade:

  • Organismo, Instituições ou Serviços da Industria Energética;
  • Empresas de Produção, Transporte e Distribuição de Energia Eléctrica, Centros de Investigação, Empresas Electro e Metalomecânicas e Outros Organismos similares;
  • Complexos Agro-Industriais e Gabinetes de projectos;
  • Instituições ou serviços de Transporte e Comunicações;
  • Instituições ou serviços das industrias extractivas e transformadora;
  • Empresas de Projectos e Consultoria de Engenharia;
  • Empresas da Industria Ligeira e Alimentar; Têxteis, Plásticos, Pilhas, Baterias, Açúcar, Óleos, Calcado, Borracha, Metalomecânica Ligeira, etc

Plano Curricular

Não Disponível - Em Manutenção

Licenciatura em Engenharia Mecânica

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Engenheiro Mecânico

Duração

4 Anos


Perfil

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Competências

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Saídas Profissionais

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Plano Curricular

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Licenciatura em Psicologia Clínica e Assistência Social

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Psicólogo Clínico e Assistente Social

Duração

4 Anos


O curso de Licenciatura em Psicologia Clínica e Assistência Social rege-se pela Lei n° 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Ciências de Saúde.

O curso tem como objectivo formar profissionais de saúde com capacidade e competência para actuarem nos diversos domínios da Psicologia Clínica e Assistência Social, a nível do estudo/investigação, avaliação e intervenção psicológicas, nos problemas e perturbações psíquicas, intervenções em crise (perda de referência e procura de uma solução imediata), aconselhamento e intervenções institucionais, bem como na promoção, prevenção e manutenção da saúde física e psíquica dos indivíduos.

Perfil

O Licenciado em Psicologia Clínica e Assistência Social é um profissional de Saúde com capacidades para realizar Diagnósticos Clínicos, manusear material auxiliar de diagnóstico, realizar projectos de intervenção hospitalar e comunitário, bem como o estudo, seguimento e encaminhamento de casos individuais e/ou de grupo, tendo como linha de actuação o estrito respeito pela ética e deontologia profissional.

Os graduados deste curso são profissionais com conhecimentos das Políticas de Saúde a nível nacional, e com ferramentas necessárias para organizar, administrar, planificar, programar, supervisionar e controlar a gestão dos serviços de Psicologia Clínica, actuando de acordo com os princípios éticos da profissão.

Competêncais

No fim do Curso, o Licenciado em Psicologia Clínica e Assistência Social, adquiriu as seguintes competências:

  • Atender pacientes através da aplicação dos seus conhecimentos científicos e respeitando os princípios deontológicos da profissão;
  • Desenvolver relações recíprocas com os seus colegas de trabalho, baseadas no respeito pelo trabalho de cada um;
  • Diagnosticar perturbações de aprendizagem e de comportamento;
  • Fazer a Avaliação Psicológica, dar o Diagnóstico Clínico e propor a Intervenção em indivíduos e grupos identificados para fins de prevenção e tratamento;
  • Fazer o Aconselhamento Psicológico e a Psicoterapia;
  • Orientar continuamente os jovens e adultos nas escolhas académicas e profissionais desde o ensino primário, secundário ou equivalente;
  • Participar em actividades de estudos comportamentais dos pacientes e fazer assistência social às crianças, adolescentes e idosos, quer nos seus domicílios, quer em postos de saúde;
  • Participar em programas de investigação aplicada à psicologia clínica e saúde mental;
  • Participar no desenvolvimento de programas de intervenção em Psicologia Clínica;
  • Preocupar-se com a auto-formação e formação contínua, para uma melhoria das condições oferecidas pelo serviço;
  • Promover a saúde e a devida intervenção em situações de doença física e mental.

Saídas Profissionais

A formação científica na área de Psicologia Clínica e Assistência Social prevê um leque alargado de opções profissionais nas instituições públicas, sem fins lucrativos e privadas, ao nível local, regional, nacional, comunitário e internacional.

O leque inclui a prestação de serviços nas seguintes instituições:

  • Centros Comunitários;
  • Centros de Apoio à Velhice;
  • Entidades públicas e sem fins lucrativos de defesa dos direitos da criança e de vítimas de violência doméstica;
  • Hospitais e Centros de Saúde;
  • Instituições de saúde mental e serviços de apoio à família;
  • Instituições escolares,etc;
  • Lares residenciais;
  • Serviços de apoio ao deficiente, quer ao nível local quer regional;
  • Serviços públicos de segurança social.

Plano Curricular

Como forma de completar o curso de Licenciatura em Psicologia Clínica e Assistência Social, cada estudante deverá aprovar a todas disciplinas, as quais perfazem um total de 249.68 créditos académicos.

Licenciatura em Tecnologias da Informação

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado  em Tecnologias da Informação

Duração:

4 Anos


O curso de licenciatura em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios do uso das tecnologias da informação, desde o hardware, as redes, as bases de dados ou a engenharia de software e programação.

As tecnologias da informação são uma ferramenta imprescindível para qualquer actividade no mundo moderno. Este curso pretende responder à demanda de profissionais que saibam dar respostas adaptadas às várias necessidades que em Moçambique existem e virão a existir nos próximos anos.

O curso responde às exigências de um currículo moderno, que fornece competências técnicas precisas para o uso das tecnologias da informação, com uma componente prática importante, os workshops incluídos na maior parte das disciplinas.

Perfil

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados. Os graduados deste programa são profissionais com capacidade de promover o uso de tecnologias de informação, preparados para responder e adaptar-se às necessidades tecnológicas de hoje e do futuro, do mundo no geral e de Moçambique em particular. A partir deste perfil geral, os estudantes poderão especializar-se em uma área específica a nível de mestrado.

Competências

O graduado em Tecnologias da Informação terá as seguintes competências:

  1. Em Programação:
    • Compreender os fundamentos básicos de programação, estruturas de dados e algoritmos.
    • Conhecer os fundamentos básicos sobre linguagens de programação imperativa e programação orientadas à objectos.
    • Conhecer os fundamentos matemáticos que sustentam as tecnologias informáticas.
    • Saber identificar, analisar, desenhar e implementar soluções para problemas relacionados com Tecnologias de Informação e comunicação.
    • Saber gerir projectos e serviços na área de tecnologias de informação.
    • Saber conceber, desenvolver e explorar sistemas, serviços e aplicações informáticas tanto centralizadas como distribuidas integrando hardware, software e redes.
  2. Em Administração de sistemas e redes: 
    • Saber desenhar, montar, dimensionar e gerir uma rede de TICs.
    • Conhecer os principais conceitos teóricos subjacentes às principais tecnologias de acesso e core, sabendo exemplificar e discutir o uso dessas tecnologias em cenários de redes distintos.
    • Saber elaborar e executar projectos e especificações de Cabeamento Estruturado.
    • Seleccionar os serviços de rede mais apropriados para suportar uma dada aplicação.
    • Identificar e discutir as diferenças e conceito sujacentes aos protocolos Ipv4 e Ipv6 e compreender os princípios e funcionalidades inerentes à mobilidade, concretizando para IPv4 e Ipv6.
    • Saber gerir e configurar serviços de internet.
  3. Em Bases de Dados:
    • Saber desenhar e implementar bases de dados.
    • Especificar e dimensionar equipamentos para suportar Base de Dados.
    • Avaliar Sistemas de Gestão de Base de Dados disponíveis com o objectivo de escolher o mais adequado.
    • Saber gerir, administrar e fazer a manutenção de Sistemas de Base de Dados.
      Transversais:
    • Saber comunicar-se na escrita e oralmente tanto na lingua Portuguesa como Inglesa.
    • Conhecer a terminologia técnica Inglesa no campo da Informática moderna
    • Entender as responsabilidades e desafios profissionais, éticos, legais, de segurança e sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação.
    • Ter espírito de liderança e de inovação, e capacidade de integrar-se numa equipa de trabalho.

Saídas Profissionais

  • Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público ou no sector privado assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Eis aqui algumas possibilidades:
  • Administrador de sistemas e redes.
  • Analista de sistemas de informação.
  • Consultor de Informática.
  • Docente.
  • Gestor de Bases de Dados.
  • Gestor de Sistemas Informáticos.
  • Programador no desenvolvimento de aplicativos.
  • Técnico informático.
  • Técnico de Gestão de Redes.
  • Técnico de Hardware.
  • Técnico de Manutenção de Sistemas.

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 180 créditos académicos.

Mestrados

Mestrado em Administração Pública

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Administração Pública

Duração:

1 Ano e Meio


Perfil

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Competências

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Saídas Profissionais

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Plano Curricular

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Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA)

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Gestão e Administração de Negócios

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.

O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.

O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.

Perfil

O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.

Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.

O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.

Competências

Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:

  • Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
  • Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
  • Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
  • Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
  • Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
  • Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
  • Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
  • Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
  • Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.

Saídas Profissionais

Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.

A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:

  • Analista de projectos;
  • Assessor de Administração de qualquer área funcional;
  • Assessor financeiro;
  • Assistente de direcção, administrativo;
  • Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
  • Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
  • Director geral;
  • Gestor de logística;
  • Gestor de operações;
  • Planificador.

Plano Curricular

Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.

Mestrado em Gestão e Administração Educacional

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre  em Gestão e Administração Educacional

Duração:

1 Ano e meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso visa desenvolver uma consciência analítica e crítica dos sistemas educativos, com vista ao reforço das capacidades de avaliação das dinâmicas organizacionais, das práticas educativas e do funcionamento dos contextos pedagógicos e administrativos do processo de ensino aprendizagem, bem como da optimização dos meios e recursos educativos próprios e da rede comunitária.

Pretende ainda promover e formar gestores que assegurem e dêem continuidade às políticas educacionais em Moçambique.

O Curso visa, igualmente, incentivar a investigação teórica e aplicada à gestão e administração educacional.

Perfil

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um profissional capaz de:

  • Gerir e administrar as instituições educacionais, nos contextos pedagógicos modernos;
  • Facultar o conhecimento, teórico e prático, requerido para o desempenho das funções de gestor e administrador educacional;
  • Incrementar uma atitude crítica e ética;
  • Identificar e promover o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, aplicadas à educação;
  • Pesquisar na área da sua especialização.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:

  • Conhecer a psicossociologia das organizações;
  • Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
  • Conhecer as teorias contemporâneas da educação;
  • Saber desenhar currículos;
  • Saber gerir com qualidade as instituições educativas;
  • Saber gerir recursos humanos e administrativos;
  • Saber gerir, monitorar e avalia projectos educacionais;
  • Saber organizar trabalhos pedagógicos;
  • Saber supervisionar e inspeccionar instituições educativas;
  • Saber utilizar métodos adequados para uma boa investigação;
  • Ser um gestor íntegro e ético.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional habilita o estudante para as áreas profissionais de:

  • Gestão de instituições educacionais públicas e privadas;
  • Supervisão e inspecção educacional;
  • Gestão de recursos humanos e administrativos;
  • Concepção e desenvolvimento de currículos escolares;
  • Pesquisa científica.

Plano Curricular

O Plano curricular do Mestrado em Gestão e Administração Educacional apresenta a seguinte estrutura:

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Direito

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre

Duração:

4 Anos


Perfil

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Competêncais

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Saídas Profissionais

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Plano Curricular

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