A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique em Pemba, realizou no passado dia 04 de setembro de 2020, as VII Jornadas Científicas com o tema: Moçambique na era digital: cenário atual, desafios e oportunidades. O evento foi realizado 100% online através da plataforma Zoom.

Conforme o programa iniciaram-se as jornadas com uma oração de abertura proferida pelo Assistente espiritual da Faculdade, Pe. Valeriano Perezo, de seguida a Diretora da Faculdade Prof. Dra. Bianca Gerente, deu as notas de boas vindas e convidou o representante do Vice-Reitor para Área Académica, Prof. Dr. José Caetano para proferir o discurso de abertura das Jornadas.

O evento contou com duas conferências e quatro painéis. A primeira conferência foi proferida pelo Prof. Dr. Ibraimo Mussagy, com o tema Moçambique na era digital: cenário atual, desafios e oportunidades no contexto económico e social. Durante a sua apresentação falou dos desafios da economia mundial, vincando que para o alcance de uma economia digital é necessário que a população tenha acesso à internet e dispositivos computacionais e móveis modernos. Na mesma ocasião acrescentou dizendo que em cada 100 pessoas somente 4 (quatro) a 5 (cinco) cidadãos é que tem acesso a internet com qualidade em Moçambique.

A segunda conferência intitulada Moçambique na era digital: cenário atual, desafios no Ensino Superior foi proferida pela Prof. Dr.ª Bianca Gerente, que explicou sobre os aspectos positivos e negativos da era digital na educação, em particular no ensino superior, fazendo uma relação com o período que este sector e seus actores atravessam devido a pandemia COVID-19. Frisou igualmente sobre a necessidade de restruturação e redefinição das práticas pedagógicas tendo em conta, um modelo de ensino híbrido mediado pelas tecnologias. No final da mesma esclareceu que a Educação é a base do desenvolvimento de uma sociedade por esta razão deve-se investir mais nela criando meios e infraestruturas adequadas para responder os novos desafios.

Os quatro (4) painéis das VII Jornadas Cientificas foram compostos por um total 21 oradores dentre eles estudantes, docentes, investigadores da FGTI, de outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

Já na etapa final do evento do evento que durou cerca de 10 horas, a Diretora da Faculdade Prof. Dra. Bianca Gerente, agradeceu a todos participantes e de seguida convidou o representante do Vice-Reitor para área académica, Prof. Dr. José Caetano, para proceder com o discurso de enceramento. Neste acto, o representante do Vice-Reitor mostrou-se satisfeito com o sucesso das jornadas, sendo que foi um desafio visto que foi a primeira vez que se organizou no nosso contexto Jornadas Científicas nesta modalidade. De seguida, desafiou a Faculdade para prosseguir com a organização, revisão dos artigos de forma a publicá-los. Para terminar congratulou a Faculdade pela organização e declarou como encerrado o evento.

Texto: Catija Bhikha, Josefina Lourenço

Fotos: Josefina Lourenço, Edson Tomé