Com o objectivo de despertar e promover o espírito de voluntariado, gratidão e também para efeitos de actualização de base de dados no seio dos estudantes bolseiros, a Direcção da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique promoveu um encontro que reuniu 72 estudantes bolseiros da Faculdade, no dia 02 de Setembro do ano de 2020, na sala Santo Agostinho.

Na ocasião, o Director da Faculdade Prof. Dr. Bonifácio da Piedade disse que a Universidade se preocupa com os seus funcionários, mas também com pessoas que vivem nas comunidades que de uma certa forma carecem de apoio.

Certamente que é uma causa nobre, de tal forma que é de extrema importância que cada um, como ser humano, reflicta em torno do apoio que lhe é proporcionado, disse o Director, e com estas palavras, convidou o Assistente Social da Faculdade, o Dr. Pierino Arforma, para alguns esclarecimentos em relação ao regulamento e procedimentos das bolsas de estudos.

Tomando a palavra, o Dr. Pierino Arforma, começou por explicar que as bolsas de estudos são atribuídas através de várias vias, entre elas: o plano de formação de quadros; através da diocese ou congregação religiosa; por meio de concursos; por via das Unidades Orgânicas e entidades externas.

O Dr. Pierino salientou ainda que os funcionários da Universidade Católica que frequentam os cursos na mesma instituição de ensino beneficiam de uma redução de propinas em 25%, mas com a obrigação de pagamento de taxas de inscrição e de matrículas, não obstante a isso revelou que os bolseiros têm a obrigação de ser aplicados nos estudos e obter o melhor rendimento escolar, dar informe à Faculdade sobre o seu desempenho académica, obter aproveitamento positivo em todas unidades curriculares e participar activamente em actividades do voluntariado.

De uma forma resumida em conversa com alguns funcionários com benefícios, estes mostraram – se satisfeitos e esclarecidos. Igualmente agradeceram a oportunidade que a Faculdade lhes tem proporcionado e prometeram, desta feita, seguir com as recomendações e obrigações incumbidas.

Importa referir que, com cerca de 72 estudantes bolseiros, o evento foi dividido em três grupos obedecendo todas as medidas de prevenção da Covid 19.

Por. Berlinda Eugénio Paulino, Relacoes Publicas

Imagens. Vânia Benesse, Assistente de RP