O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP) Gabriel Ismael Salimo disse no passado dia 30 de Julho, na cidade da Beira ter ficado satisfeito pelo nível de prontidão e resposta da Universidade Católica de Moçambique(UCM) sobre a pandemia global.

O governante falava no final da visita que efectou nas Faculdades de Economia e Gestão (FEG) e na Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Católica de Moçambique(UCM) na presença dos membros do governo e do Reitor desta instituição de ensino superior acompanhado pelos respectivos membros de direcção.

O Magnífico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo deu as boas vindas ao ministro e sua comitiva tendo agradecido pelo facto da UCM ser uma das universidades escolhidas para a visita no âmbito das preparações das medidas da prevenção da Covid-19 com vista a um possível regresso as aulas presenciais.

O Reitor disse na ocasião que, para responder aquelas que são as exigências do ministério, no que tange à criação das condições para um retorno saudável, a UCM está comprometida com a causa comum e na formação dos cidadãos, razão pela qual, criou o necessário em todas as faculdades da UCM situadas em quase todo o país para o “Novo Normal”.

No fim da visita, o ministro teceu algumas palavras de encorajamento a direcção máxima da universidade pelo bom caminho e pelas boas práticas que a UCM faz em prol das comunidades.

“Em nome do governo quero felicitar a UCM pelo seu nível de prontidão uma vez que o governo que eu represento está sempre preocupado com o seu povo para que esteja sempre bem de saúde e vocês aqui estão a mostrar que estão a fazer e é uma coisa de louvar” - disse o ministro.

Nas duas faculdades o ministro visitou as diferentes salas de aulas, bibliotecas, o centro de saúde São Lucas, a clinica universitária São Rafael, casas de banho e os pontos de lavagem das mãos e de desinfecção observando rigorosamente as medidas de prevenção da covid-19.

Texto: José Martins Dos Santos Caetano

fotos: Jeremiah Chinyoka