No âmbito do projecto OKP-MOZ 10488, a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da UniLúrio e a Faculdade de Ciencias Agronómicas (FCA) da UCM, juntaram-se na passada segunda-feira dia 8 de Junho do corrente ano, com os parceiros locais da FCA para divulgar o resultado do Estudo de Avaliação de Necessidades e Oportunidades do Projecto OKP –MOZ -10488, um projecto que tem como objectivo ajudar a melhorar os programas das escolas vocacionais na área de agricultura na região norte do país, com foco para a cadeia de valores, segurança alimentar e nutricional.

Estiveram no encontro representantes da FCA da UCM, FCA da UniLúrio – Unango em Cuamba, Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE), Sociedade Algodoeira do Niassa (SAN), União de Camponeses e Instituto Agrário de Mitucue.

Após as saudações dos presentes, na apresentação feita pela Directora da Faculdade, Eng. Cornélia Gafah e o Director do projecto, Eng.Leonild Moises (UniLúrio), foi mencionado que a Faculdade de Ciências Agronómicas da UCM e a UniLúrio devem desenvolver pesquisas participativas no âmbito do projecto para melhorar as práticas de agricultura, capacitar em formações os Institutos Médios por via da criação de comunidades de práticas que farão uma ligação entre Universidade-Institutos-Parceiros e respectiva extensão às comunidades. Um dos desafios que se verificou segundo os empregadores foi a falta de experiência dos recém graduado, sendo que estes necessitam do aumento na parte prática durante a formação.

Foram definidas algumas ideias para o plano de acção que serão usadas no workshop de validação do Estudo de Necessidades e oportunidades no final de Junho do ano corrente.

Testo e imagens: Belito Oliveira – Relações Públicas