A Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) e o Conselho Autárquico da Cidade de Quelimane (CAQ), estreitaram os seus laços de cooperação, na passada sexta-feira, dia 15 de Maio de 2020.

A situação que o país vive por causa da pandemia do Covid19, não inibiu a visita do Director da FCSP, Prof. Doutor Lino Marques Samuel, ao Presidente do Conselho Autárquico, Prof. Doutor Manuel de Araújo, com o objectivo de revitalizar os laços de cooperação entre as duas instituições com vista à realização de actividades de desenvolvimento em áreas comuns.

Durante o encontro foram destacadas áreas que compreendem domínios de ensino, investigação e extensão, áreas estas que carecem de reforço para a concretização dos objectivos na resolução de problemas locais. Igualmente foram considerados os estágios dos estudantes bem como o desenho de cursos específicos de curta e média duração nas áreas de desenvolvimento comunitário, tecnológico e socioeconómico que se enquadrem nos desafios atuais.

O Director da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da UCM foi sintético na sua abordagem ao frisar que a UCM se encontra no processo de estabelecer linhas de extensão de modo a se manifestar e a se envolver cada vez mais na vida das autarquias.

Manuel de Araújo, disse que a sua visão é tornar Quelimane uma cidade universitária e que várias acções foram realizadas no passado, mas se perderam com o tempo, apontando alguns exemplos tais como a realização de lançamento de livros, concurso de literatura, exposições de artes, palestras, pesquisas e outras atividades. Frisou que quer ver estas mesmas acções revitalizadas novamente. Manuel de Araújo acresceu que em tempos de crise as universidades deviam submeter os estudantes a trabalhos técnicos e científicos para dotá-los de experiências práticas nas suas áreas de estudo.

Os dois dirigentes foram unânimes em afirmar que o encontro foi frutífero pelos consensos alcançados e que a breve trecho se vai começar a colher os frutos desta parceria.