A Extensão de Gurué e Instituto de Educação à Distância da Universidade Católica de Moçambique (UCM) graduaram no passado dia 14 de Dezembro de 2019, na cidade de Gurué cento trinta e três (133) novos Profissionais Superiores nos diferentes cursos de Licenciatura e Mestrado, dos quais treze (13) do Mestrado e cento e dezanove (120) de Licenciatura.

A Cerimónia de Graduação iniciou com a celebração eucarística, realizada na Sé Catedral de Gurué presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Germano Grachane, Administrador Apostólico da Diocese de Gurué.

Após a Celebração eucarística, os graduandos acompanhados pela banda militar marcharam da Catedral até ao Cine Gurué onde se realizou a cerimónia de outorga de grau. Fizeram parte da cerimónia Sua Excelência Reverendíssima Dom Germano Grachane, Administrador Apostólico da Diocese de Gurué, Magnifico Reitor da UCM, Prof. Doutor Pe. Filipe Sungo, Vice-Reitor da Administração e Finanças da UCM, Prof. Doutor Armindo Tambo, Director Provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Msc. Cardoso Meque em representação de Sua Excelência Governador da Província de Zambézia, Presidente do Conselho Autárquico de Gurué, Senhor José Aniceto, Director da Extensão de Gurué, Prof. Doutor Padre Daniel Raul e o Director do IED, Dr. Lino Marques Samuel, familiares, amigos e público em geral.

No seu discurso, o Magnifico Reitor, disse que uma das tarefas da Universidade Católica de Moçambique, é a de libertar o homem e a mulher da miséria e da ignorância, formando qualitativamente homens e mulheres com uma visão crítica dos acontecimentos Nacionais e Internacionais, tanto no campo económico como no campo político e social, para indicar as possíveis soluções ao homem de hoje.

Durante a cerimónia foram atribuídos diplomas de mérito e premiados os melhores estudantes que se evidenciaram nos respectivos cursos tendo a empresa IFA oferecido os 02 prémios. Foram igualmente atribuídos diplomas de mérito aos estudantes participantes do programa de Saúde Sexual e Reprodutiva, Gênero e HIV-SIDA.

“Estamos cientes, que a sociedade espera muito de nós e, é com toda razão, visto que é nossa missão fazer a diferença por onde cada um de nós estiver” disse Benedito Jaime em representação dos graduados.

Depois da outorga dos diplomas aos graduados, o músico Mukukumala abrilhantou a Cerimónia com uma actuação.

Por seu turno, o Presidente do Conselho Autárquico de Gurué reiterou que os graduados devem assumir um compromisso de trabalhar para a melhoria das condições de vida dos munícipes.

O Director Provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional - Msc. Cardoso Meque, que representou o Governador da Província da Zambézia na sua intervenção reiterou a necessidade de as instituições de ensino superior públicas e privadas realizarem auto-avaliações e submeterem-se à avaliação externa pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ) para fins de acreditação de cursos, programas, entre outros.

A cerimónia terminou com a intervenção de Dom Germano Grachane, dizendo que “Devemos ter ciência com consciência, porque um Profissional com ciência sem consciência torna-se monstruoso”

No final houve a bênção e uma “foto de família”.

Autor: João Pinho