FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO

INTRODUÇÃO

Historicamente, o corredor da Beira constitui um canal de exportação de minérios e commodities agrícolas, assim como de importação de combustíveis. Com o início do novo milénio assistiu-se a um interesse redobrado em torno da região. Tratando-se de um corredor de transporte essencial para o acesso ao mar, o corredor tem beneficiado de obras de melhoria das vias de transporte e reabilitação do porto da Beira. Paralelamente, assistem-se a investimentos públicos na criação de parques de máquinas e centros de prestação de serviços agrários, assim como em silos e regadios, transformando-se o corredor da Beira num centro de interesse para o agro-negócio, particularmente ao nível do açúcar, floresta, pecuária, fruticultura e agro-combustíveis.

Depois de uma primeira conferência sobre o corredor, realizada em Agosto de 2018 nas instalações da UCM na cidade da Beira, nesta segunda conferência pretendem-se divulgar novas análises relacionadas com a economia política do corredor, relacionando os projectos implementados com o desenvolvimento de interesses económicos emergentes ou com a integração socio-económica ao longo do corredor. Por outro lado, pretende-se compreender a vulnerabilidade da região perante desastres climáticos, reflectindo sobre a capacidade de resposta em situações de emergência.

 

PROGRAMA

8h45 Abertura

PAINEL 1 – ECONOMIA POLÍTICA DO CORREDOR DA BEIRA

- 9h00Mapeamento económico e sociográfico do corredor da Beira, Rabia Aiuba (OMR)

- 9h15O corredor da Beira - um corredor de transporte ou um corredor de desenvolvimento?”, João Mosca (OMR)

9h30 DEBATE

10h30 INTERVALO

PAINEL 2 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CATÁSTROFES NATURAIS AO LONGO DO CORREDOR DA BEIRA

10h50 “Análise das ilhas de calor urbano no Município da Beira 2013-2018”, Ali Atumane, Sérgio Niquisse, Saíde Amade e Roberto Mendes (UCM)

11h05: “Análise da catástrofe provocada pelo ciclone IDAI em Moçambique e solidariedade nacional e internacional”, Albertina Barbito (UCM)

11h20: “Experiências e lições do IDAI”, João Feijó (OMR)

11h35 Debate

12h45 ENCERRAMENTO

DATA: 12 de Setembro de 2019

LOCAL: Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique - Cidade da Beira, na sala Beira.

 

 

Beira, aos 30/08/2019