A Universidade Católica de Moçambique através das Faculdades de Educação e Comunicação; Direito e o Instituto de Educação a Distância graduou quinhentos e setenta e quatro técnicos superiores, no passado dia 17 de Agosto do ano de 2019, com destaque para os primeiros 9 graduados com o Grau de Professores Doutores (PhD).

Diferentemente das outras graduações realizadas, esta cerimonia, acolheu a solene missa no Pavilhão de Desportos do Ferroviário de Nampula depois da marcha dos graduandos que começara na Se Catedral.

Durante a homilia, Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula disse aos presentes que por ocasião da cerimónia de graduação temos de agradecer a Deus fonte de toda a ciência e de todo o verdadeiro saber e, temos a consciência de sermos filhos de Deus, que conduziu os nossos irmãos e irmãs à graduação de nível superior das diversas ciências oferecidas pela UCM em Nampula.

“As Faculdades de Direito, Educação e Comunicação e o Instituto de Educação a Distância são lugares de irradiação do saber”- Disse Dom Inácio a terminar.

No decorrer da cerimónia de graduação, o Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Alberto Ferreira referiu que os 9 Professores Doutores, 57 mestres e 486 licenciados, ora graduados são qualificados e, de modo competente, irão contribuir para o desenvolvimento da academia e para o desenvolvimento do país. E salientou que as mulheres demonstraram maior resiliência durante a formação profissional, reforçou que a sua instituição preserva a igualdade de género, prova disto é que estaticamente mais de 60% dos graduados foram mulheres.

O Governador da Província de Nampula, Dr. Victor Borges felicitou os recém-graduados pelo grau atingido e disse que estes devem tomar especial compromisso aos desafios da sociedade e assumirem o espírito empreendedor em prol da criação de solução à falta de emprego que se verifica a nível do País.

No final do evento, o Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure afirmou que a Igreja Católica em Moçambique identifica-se com a dor de um recém-graduado sem emprego, e revelou que os tem sempre em suas orações e apelou que devem permanecer firmes na fé e na esperança.

Dom Inácio Saure afirmou que os conhecimentos adquiridos na academia devem servir de uma mais e melhor valia para o desenvolvimento social e o crescimento do Estado. Em meio ao espírito de festa os graduados exteriorizaram o seu espírito de alegria e, mencionaram que estão preparados para responder as demandas do País.

A cerimónia contou com a presença do Governador da Província de Nampula, Dr. Victor Borges, Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, a Representante do Conselho Municipal de Nampula Vereadora para área de Educação e Desporto Sra. Cândida Caetano, Magnifico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, o Director da zona 3, Prof. Doutor Padre Fernão Magalhães; representantes de instituições Públicas e Privadas; Membros de Direcção, Docentes e CTA das Faculdades de Direito, Educação e Comunicação e IED e os demais convidados.

Por. Berlinda Eugénio

Fotografias: Gelácio Rapieque e Faurito Victor