A preocupação da UCM com a sua projecção e inserção institucional ao nível internacional vem desde 2005, com a criação do órgão responsável pela Cooperação Internacional. Através desse órgão, a internacionalização é levada a cabo por meio de iniciativas individuais das unidades de ensino e pesquisa, tendo como foco a assinatura de convénios para programas educacionais, intercâmbio de docentes e estudantes, e acordos de cooperação científica. Seguidamente, apresenta-se alguns desafios do órgão responsável pela Cooperação Internacional:

  • Cooperação científica efectiva com as melhores universidades de pesquisa do mundo;
  • Aumento do número de estudantes em programas de intercâmbio internacional;
  • Mobilidade bilateral de estudantes de graduação e pós-graduação;
  • Aumento do número de docentes em programas de intercâmbio internacional;
  • Aumento do número de pesquisadores estrangeiros na UCM;
  • Programas internacionais conjuntos de pós-graduação.

Missão

Orientada por princípios cristãos e comprometida com a qualidade, inovação e valores éticos, na busca da verdade, promove nos vários domínios do saber, desenvolvimento intelectual e integral a seus estudantes para serem profissionais capazes de contribuir positivamente para o desenvolvimento social e político de Moçambique.

Visão

Pretende-se em tornar uma instituição de referência na extensão, pesquisa e no ensino, indissociáveis e comprometidos com a qualidade e inovação dos valores éticos.

Dessa forma, fica evidenciada a importância estratégica da Internacionalização para a comunidade académica, condição básica para o êxito das iniciativas. O processo de internacionalização exige o comprometimento de todos actores envolvidos no processo educativo. Estes actuam como sendo a força integradora e esperam alcançar resultados imediatos sobre as actividades de ensino, pesquisa e extensão.

Objectivos

Objetivo geral:

Promover uma cultura de internacionalização entre toda comunidade académica da UCM com vista ao fortalecimento da imagem e inserção institucional no cenário mundial.