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Licenciatura em Direito

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Licenciatura em Economia e Gestão

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

Licenciatura em Tecnologias da Informação

Licenciatura em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

Licenciatura em Administração Pública

Licenciatura em Ciências Políticas: Ética e Cidadania

Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Monitoria dos Recursos Naturais

Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA)

Mestrado em Administração Pública

Mestrado em Tecnologias da Informação

Mestrado em Direito Civil

Mestrado em Gestão e Administração Educacional

PERFIL

O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimento e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas à área de gestão educacional, recorrendo a metodologias de ensino centradas no estudante.

O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional tem em vista responder a procura, no mercado de trabalho, de profissionais capazes de responder os desafios da educação.

COMPETÊNCIAS

O graduado em Gestão e Administração educacional deve ser capaz de:

  • Gerir e administrar instituições de ensino;
  • Supervisionar instituições de ensino com vista a apoiar no desenvolvimento das suas actividades;
  • Desenhar e desenvolver currículos;
  • Elaborar projectos educativos.

SAIDAS PROFISSIONAIS

O mestrado em Gestão e Administração Educacional pode desempenhar as seguintes funções:

  • Gestor de instituições educativas;
  • Supervisor de instituições de ensino;
  • Formador de professores e profissionais da educação;
  • Implementador de projectos educativos;
  • Assessor de órgãos de administração pública a nível nacional, regional e local.

PLANO CURRICULAR

O plano curricular do curso de mestrado em Gestão e Administração Educacional que corresponde ao 2º ciclo, em consonância com a Lei do Ensino Superior em Moçambique, tem a duração de dois (2) anos e comporta 120 créditos.

O curso é composto por oito (8) unidades curriculares que decorrem em dois semestres. Sendo que os restantes dois semestres são para a elaboração da dissertação.

As unidades curriculares comportam entre sete (7) e oito (8) créditos e decorrem durante 5 semanas, tendo o mínimo de seis (6) aulas presenciais por semana.  Para cada unidade curricular, 30 horas são presenciais e 34 horas reservadas para a interacção na plataforma moodle.

Para concluir o Mestrado em Gestão e Administração Educacional, o estudante deve aprovar a todas unidades curriculares incluindo a dissertação.

Mestrado em Desenvolvimento Económico Regional e Local

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Desenvolvimento Económico Regional e Local

Duração:

2 anos


 

PERFIL

O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Económico Regional e Local da Universidade Católica de Moçambique, tem como estratégia a formação de Profissionais qualificados, capazes de ter uma visão social ética e deontológica, respeitosa do meio ambiente e da comunidade local, e possuir uma sensibilidade capaz de integrar estes tópicos numa política de planificação e desenvolvimento que unifique os interesses do desenvolvimento económico e dos reais benefícios que se pretendem para as comunidades, para a promoção de um desenvolvimento realmente humano.

 

COMPETÊNCIAS

O profissional formados em Desenvolvimento Económico Regional e Local deverão ser, profissionais íntegros e responsáveis, de acordo com a deontologia profissional e a reflexão da ética social.  O graduado deste programa na UCM é um profissional capaz de

– Compreender as transformações produzidas pelo desenvolvimento a nível internacional e local

– Analisar potenciais futuras transformações no contexto moçambicano.

– Identificar as teorias e modelos de desenvolvimento regional e local, preparados para comparar o sistema e modelos de planificação privada e públicas

– Inferir os modelos macroeconómicos para gestão e desenvolvimento comunitário.

 

 SAÍDAS PROFISSIONAIS

O profissional formado neste mestrado poderá trabalhar, entre outras possibilidades, como:

–      Oficial, gestor e consultor de projectos para ONGs e para organizações nacionais e internacionais, públicas e privadas, incluindo organizações económicas de desenvolvimento e agências de desenvolvimento local, assim como organismos de cooperação, que promovem o desenvolvimento e o combate à pobreza.

–      Formador de profissionais nas várias áreas relacionadas com o desenvolvimento socioeconómico.

–      Pesquisador para centros de estudos do desenvolvimento regional e local.

–      Gestor público a vários níveis, principalmente o município e os governos distritais.

 

PLANO CURRICULAR

O Programa de Desenvolvimento Económico Regional e Local é constituído por Unidades Curriculares que são contabilizadas para compor os créditos académicos para habilitar o estudante a ter o título de Mestre em Desenvolvimento Económico Regional e Local. O estudante deve completar o número máximo de 120 créditos do Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos (SNATCA), como requisito fundamental para a obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento Económico Regional e Local.

Em consonância com a Lei do Ensino Superior em Moçambique (Lei n° 01/2023 de 02 de Agosto), o Programa de Desenvolvimento Económico Regional e Local tem a duração de 2 anos (4 semestres) e a sua organização assenta numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. Assim, o programa estrutura-se em dois componentes, nomeadamente: 

  1. Na primeira componente(dois primeiros semestres), os estudantes aprofundam temáticas relacionadas com as linhas de investigação presencialmente, como à distância, através da Plataforma Zoom e Moodle;
  2. Na segunda componente(terceiro semestre e quarto semestre), os estudantes desenvolvem os seus projectos de investigação, acompanhados por seminários de apoio à investigação científica, tanto presencialmente, como à distância, através da Plataforma Zoom e Moodle. .