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Licenciatura em Administração Pública

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Administração Pública

Duração:

4 Anos

Apresentação do Curso

Nos últimos trinta anos a administração pública em Moçambique passou por transformações profundas como resultado das mudanças políticas, sociais e económicas que têm marcado a construção do Estado Moçambicano. Ao longo desse período, o país passou por várias transformações e reformas do Estado e da administrativas pública justificadas pela necessidade de mudanças para promover maior eficácia e eficiência na actuação do Estado e das suas instituições. A UCM ao fazer a reforma curricular, pretende introduzir descriptores académicos e profissionais no sentido de melhorar as competências dos graduados no curso de licenciatura em Administração pública.

A Administração Pública consiste na execução de actividades administrativas, por órgãos do Estado, a fim de alcançar os interesses públicos. Destina-se a própria sociedade e aos indivíduos. A administração pública joga um papel fundamental no desenvolvimento do país. O graduado em Administração Publica é um Gestor do bem público que pode oferecer o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação das instituições, organizações públicas e vida social. Como profissional, o licenciado em Administração Pública mostra uma polivalência e interdisciplinaridade muito forte, no actual contexto do desenvolvimento.

Em Moçambique está a decorrer a reforma da administração pública que deve ser acompanhada pela formação de recursos humanos e melhoramento das instituições da administração pública. A reforma da administração pública tem como finalidade, entre outras coisas, melhorar a eficácia e a eficiência da administração pública, garantindo a sua sustentabilidade, a fim de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população e reforçar a capacidade da administração pública em desempenhar suas funções primordiais, tais como a formulação e implementação de políticas públicas que visem o desenvolvimento socioeconómico do país.

No âmbito da missão da Universidade, pretende-se desenvolver nos estudantes uma consciência crítica positiva e capaz de solucionar com sucesso os conflitos que possam surgir com a reforma, trazendo soluções práticas, eficazes e eficientes.   

Condições de Admissão:

O curso de Licenciatura em Administração Púbica vai admitir os candidatos que tiverem concluído a 12ª classe ou equivalente e apresentado o respectivo certificado.

Competências:

Os graduados em Administração Pública deverão ser capazes de observar uma conduta profissional e humana aceitável na sociedade Moçambicana, regional e mundial, com visão para administração pública e promover o desenvolvimento das instituições administrativas em Moçambique. Os graduados serão dotados de técnicas de comunicação e conduta que lhes permita trabalhar individualmente ou em equipa em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida das instituições e organizações onde trabalham. Os graduados serão ainda dotados de conhecimentos em assuntos transversais como o género e meio ambiente.

Os graduados em Administração Pública devem ser capazes de:

  • Planificar, organizar, executar e controlar tarefas relacionadas com o serviço público;
  • Actuar em todas as questões associadas ao interesse público;
  • Administrar o bem público e privado;
  • Administrar empresas públicas assim como privadas;
  • Gerir recursos humanos na função pública assim como na privada;
  • Administrar a função pública.

Constituem competências dos cursos de formação em Administração Pública as seguintes:

  1. Saber (conhecimentos básicos)
  • Conhecer as normas do funcionamento da Administração Pública;
  • Conhecer a Administração Directa e Indirecta do Estado; e
  • Conhecer os procedimentos éticos e deontológicos que norteiam o funcionamento da Administração Publica.
  1. Saber fazer (disciplinas nucleares)
  • Saber gerir e administrar os recursos humanos, financeiros e patrimoniais;
  • Saber planificar, organizar, coordenar e controlar a coisa pública;
  • Saber distinguir a Administração Pública da Administração Privada;
  • Saber gerir as disposições legais da Constituição da República e Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado, e demais leis. e
  • Dominar o uso das tecnologias de informação e comunicação.
  1. Saber ser
  • Pautar pelo zelo e sigilo profissionais no exercício das funções;
  • Observar a transparência, imparcialidade e igualdade no processo decisório.

Perfil Profissional:

O graduado em Administração Pública estará preparado para exercer a sua profissão nas instituições públicas, privadas e organizações onde a administração de recursos administrativos, institucionais e organizacionais é primordial. Os graduados, estarão habilitados a desempenhar funções de liderança como gestores, administradores, docentes ou supervisores de equipas de administração e gestão pública e/ou privadas. Alem disso os graduados terão habilidades especificas de criar e promover autoemprego, ou integrar-se nas empresas publicas e/ou privadas. Os graduados estarão habilitados a trabalhar nas seguintes áreas:

  1. Gestão de recursos humanos;
  2. Gestão de Finanças Públicas;
  3. Gestão e administração pública e/ou privada;
  4. Gestão e administração em Municípios, Governos locais e Assembleias;
  5. Gestão e administração autárquica;
  6. ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos; e
  7. Instituições de Ensino.

Licenciatura em Ensino de Informática

Licenciatura em Ensino de Educação Física

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Educação Física e Desporto

Duração:

4 Anos

Apresentação do Curso

O curso de Licenciatura em ensino de Educação Física e Desporto surge no contexto da preocupação da UCM em formar técnicos superiores (licenciados) qualificados, com o domínio das ferramentas teóricas e metodológicas que permitam a revitalização do desporto nacional e reforçar a capacidade de formulação e implementação de políticas públicas que visem o desenvolvimento do desporto a nível nacional e internacional.

O graduado em ensino de Educação Física e Desporto é um especialista com conhecimento psicopedagógico, científico e humano ligado ao estudo e actividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. A Educação Física e Desporto tem um papel mais activo nas componentes de melhoria de qualidade e no reforço da capacidade institucional, tanto no ensino como na aprendizagem.

A organização dos conteúdos obedece uma combinação entre disciplinas que refletem a realidade da sociedade e do saber científico, maior autonomia na aquisição de conhecimento e maior tempo para pesquisas.

 

Condições de Admissão

O curso de Licenciatura em Ensino de Educação Física e Desporto vai admitir candidatos que tenham concluído a 12ª classe ou equivalente, apresentado o respectivo certificado.

 

Competências

O graduado é um profissional qualificado, com elevada consciência crítica, com capacidade de conduzir a pesquisa científica neste domínio de conhecimento com relativa autonomia, bem como elaborar projectos de investigação científica. Para além das habilidades de comunicação científica, o graduado deve pesquisar os assuntos da sua especialidade, oferecendo o seu saber no aconselhamento às instituições públicas e privadas em matérias ligadas à Educação Física e Desporto, entre outras áreas a fins.

O graduado é um profissional detentor de conhecimento multidisciplinar e transdisciplinar, propiciando a capacidade de analisar e compreender os fenómenos sociais, económicos e complexos relacionados a Educação Física e Desporto.

O graduado é um indivíduo com uma conduta profissional e humana, moral e eticamente recomendáveis e aceitáveis na sociedade moçambicana, na região e no mundo.

 

Saber (Conhecimento)

No fim do curso os estudantes devem ter o conhecimento sobre:

  1. conceitos fundamentais e métodos de Educação Física e Desporto;
  2. as diretrizes nacionais do ensino de Educação Física e Desporto;
  3. estrutura o raciocínio de forma lógica e coerente;
  4. a utilização da linguagem e técnicas de informação, próprios e adequados às diferentes situações;
  5. a utilização da sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no contexto em que cada problema se insere, sabendo recorrer às fontes de informação disponíveis para a resolução dos problemas encontrados;
  6. o instrumentário psicopedagógico e didáctico para o exercício da sua função de docente.
  7. a utilização de técnicas de motivação para o processo de ensino e aprendizagem.

 

Saber fazer (Habilidades)

  1. planificar, avaliar o ensino e promove aprendizagens no quadro do conhecimento científico e pedagógico da educação física e desporto escolar;
  2. promover o processo de educação da aptidão física e melhoria as capacidades motoras;
  3. aplicar na actividade profissional os saberes da sua especialidade no quadro do conhecimento científico, pedagógico e didáctico;
  4. explorar as tecnologias de informação e comunicação no contexto educativo;
  5. capacidade reflexiva, crítica e investigativa da prática profissional;
  6. compreender as diferentes correntes e tendências filosóficas e pedagógicas da área da educação e da educação física e desporto;
  7. capacidade de realizar a interdisciplinaridade dos conhecimentos referentes à área da educação física e desporto com as demais áreas de conhecimento;
  8. saber selecionar, treinar, organizar e avaliar a aprendizagens contextualizadas para o desenvolvimento do aluno;
  9. compreender e saber utilizar os diferentes métodos e técnicas de pesquisa científica;
  10. saber produzir e gerir materiais diversificados e adequados às diferentes situações metodológicas;
  11. compreender o processo de ensino e aprendizagem e sua relação com a prática educativa, inserida no contexto sociocultural;
  12. integrar sua atuação junto à escola e comunidade, de modo a promover a comunicação entre os atores da prática educativa;
  13. saber aplicar as estratégias metodológicas diversificadas, considerando as diferentes capacidades dos alunos;
  14. desenvolver e participar de programas de formação continuada na área da educação física escolar e construir conhecimentos referentes a cultura corporal de movimento.

 

Saber ser (valores, atitudes)

  1. capacidade de responder pela qualidade e dignidade da acção docente;
  2. atuar de forma crítica e autônoma para o desenvolvimento pessoal e profissional;
  3. pautar pelo zelo e sigilo profissionais no exercício das funções;
  4. observar a transparência, imparcialidade e igualdade no processo decisório.

 

Perfil Profissional

O graduado deve ter domínio de diferentes estratégias metodológicas de ensino e de produção de recursos didácticos alternativos, considerando a diversidade sócio cultural dos alunos, capaz de participar da construção colectiva do projecto educativo e curricular da escola, atualizado em relação aos conhecimentos específicos, pedagógicos e científicos, de modo a contribuir para sua autonomia enquanto profissional da área habilitados para lecionar aulas de Educação Física e Desporto a nível nacional, regional e internacional nos diferentes níveis de ensino, como também os capacita para outro tipo de saídas profissionais, como:

  1. técnico Superior de Desporto; Animador Desportivo; Gestor de eventos desportivos quer pela administração pública ou pela iniciativa privada.
  2. técnico em contextos de actividade física orientada para o lazer, a recreação e o bem-estar das populações em geral.

Licenciatura em Ensino de Biologia

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Biologia

Duração:

4 Anos

 

Apresentação do Curso

O curso de Licenciatura em Ensino de Biologia enquadra-se no contexto das inovações introduzidas no sistema nacional de Ensino em Moçambique ou da revisão global dos currículos e da adopção de novos modelos de formação dos professores e de outros técnicos que possam assegurar o ensino dos níveis anteriores e do desenvolvimento da ciência e técnica.

A organização dos conteúdos foi desenhada numa combinação entre disciplinas que possibilita a que o graduado tenha maior competência e desempenho individual nos estudos e na vida profissional.

Em suma, o plano curricular do curso de Licenciatura em Ensino de Biologia, procura garantir que o diplomado saia com competências que lhe permitam executar com eficácia e qualidade técnico cientifica a sua actividade e que responda as necessidades actuais e profissionais do país.

 

Condições de Admissão

São admitidos ao curso de Biologia todos os interessados em progredir com os seus estudos na área de ensino de Biologia devendo o candidato possuir os seguintes requisitos:

Possuir nível médio (12ª classe) ou equivalente na área de Ciências;

Possuir formação média em professorado e/ou equivalente

 

Competências

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente o saber ser, saber estar e saber fazer.

 

No domínio do saber:

Pesquisar assuntos relacionados a Biologia

Desenvolver conceitos fundamentais de Biologia e dos métodos de trabalho adequados.

Estruturar o raciocínio de  forma lógica e coerente.

Planificar e gerir curriculo

Usar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no contexto de cada problema.

 

No domínio do saber fazer:

Desenvolve nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;

Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;

Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.

Ser capaz de leccionar a disciplina de Biologia,  na Escola com qualidade desejada;

Elaborar o material didáctico local sempre que necessário;

Usar Kits de microciências;

Ligar Teoria e a prática com auxilio das actividades laborais  e pesquisas do campo.

 

No domínio do saber ser e estar:

Tem alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;

Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.

 

Perfil Profissional

  • O graduado em Ensino da Biologia será um profissional capaz de satisfazer através dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante todo o processo de Ensino e Aprendizagem as necessidades da sociedade.
  • O graduado em Ensino da Biologia deve conciliar o ensino de Biologia com a pesquisa científica, sobretudo em áreas educacionais; dedicar-se, preferencialmente, à formação e à disseminação do saber científico em diferentes áreas das Ciências exactas, quer seja através da actuação no ensino escolar formal, quer seja através de novas formas de educação científica.
  • O Licenciado em Ensino de Biologia, no final do curso, deve contemplar as seguintes competências e habilidades:
  • Leccionar a Disciplina de Biologia no Ensino Secundário Geral (ESG) e no Ensino Técnico Profissional (ETP);
  • leccionar a disciplina de Biologia nas instituições ligadas à formação e aperfeiçoamento dos professores, Escolas de educação Especial;
  • trabalhar no Sectores adiministrativo e pedagógicos relacionados cm o ensinode Biologia e órgãos do Ministerio de Educação;
  • gerir e administrar Escolas Primárias, Secundárias, Institutos de Formação de Professores e Escolas de Educação Especial;
  • participar de modo autónomo em actividades científicas;

Licenciatura em Ensino de Desenho

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Desenho

Duração:

4 Anos

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Ensino de Desenho enquadra-se no contexto das inovações impulsionados no Sistema Nacional de Ensino em Moçambique ou da revisão global dos currículos e da adopção do novo modelo de formação dos professores e de outros técnicos que possam assegurar o ensino dos níveis anteriores e do desenvolvimento da ciência e técnica. A organização dos conteúdos foi desenhada numa combinação entre disciplinas que possibilita a que o graduado tenha maior competência e desempenho individual nos estudos e na vida profissional.

 Esta proposta curricular entra em vigor em 2021 e traz algumas inovações baseadas na distribuição das disciplinas por semestres, nas quais cada semestre está composto por 5 a 6 disciplina 12 por ano. Com esta mudança pretende-se que o graduado tenha maior competência e desempenho individual nos estudos e na vida profissional. A mudança e a inovação justificam-se para dar resposta ao preconizado no Decreto nº 32/2010, de 30 de Agosto, que introduz o Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos (SNATCA), na mobilidade de estudantes. Este sistema força igualmente a transparência e flexibilidade dos cursos superiores, no Plano Estratégico do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (PEMEDH), no Quadro Nacional de Qualificações do Ensino Superior e nas transformações curriculares do Ensino Secundário Geral (EGS).

Actualmente o curso ministra-se em 5 centros de recurso (Chimoio, Quelimane, Maputo, Gurué e Nampula) espalhados nas 3 províncias do país.

Em suma o plano curricular do curso em licenciatura em ensino de Desenho procura garantir que o diplomado saia com competências que lhe permitam executar com eficiência e qualidade técnica científica a sua actividade e que responda as necessidades actuais e profissionais de educação no Pais.

 

Condições de Admissão

O curso de Licenciatura em Ensino de Desenho vai admitir conditatos que tenham concluído a 12ª Classe do Ensino Secundário Geral ou equivalente, na área de Ciências com Desenho.

 

Competências

Todos os currículos no IED são baseados em competências básicas curriculares. Por outras palavras, cada estudante formado no IED, no final do curso, deverá ter mobilizado uma série de recursos intelectuais, manuais, de habilidades com os quais deverá produzir resultados de valor para o Sistema educativo instalado no País.

Deste modo, traçaram-se as competências que devem ser desenvolvidas ao longo do ciclo de formação, com a duração de quatro (4) anos, que permitirão ao professor de Desenho analisar criticamente os acontecimentos ou factos. Assim, o professor será capaz de:

  • Usar diversas ferramentas e materiais didácticos diversos, como compassos, réguas, etc;
  • Elaborar material didático relacionado ao ensino e aprendizagem de Desenho.
  • Pesquisar e sistematizar toda a informação inerente a problemas do ensino e aprendizagem de Desenho;
  • Desenvolver actividades e trabalhos de campo e simulações da realidade para consolidar a assimilação dos conhecimentos aquando da leccionação;
  • Debater sobre a relatividade e sugeitividade do conhecimento do Desenho na vida prática/quotidiana, na ciência e técnica.

No domínio do saber fazer

O graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Desenho será capaz de:

  • Desenvolver nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
  • Ensinar a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;
  • Ensinar a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.

 

No domínio do saber ser

 O graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Desenho poderá:

  • Identificar-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo.
  • Valorizar a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sócio cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
  • Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
  • Reflectir sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos em voga na actualidade;
  • Integrar saberes e combater a discriminação e a exclusão;
  • Participar em projectos de investigação relacionados com o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

No domínio do saber estar

O graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Desenho saberá:

  • Ter alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
  • Valorizar as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.

 

Perfil Profissional

Os graduados em Licenciatura em Ensino de Desenho serão dotados de conhecimentos, competências e habilidades para:

  1. Leccionar a disciplina de Desenho no 1º e 2º Ciclo do Eensino Secundario Geral (ESG), com um nível de competência e cientificidade aceitável;
  2. Assumir cargos de chefia nas escolas;
  3. Desenvolver pesquisas sobre aspectos práticos, didácticos, pedagógicos e científicos relacionados a área de Desenho;
  4. Integrar sua atuação junto à escola e comunidade, de modo a promover a comunicação entre os atores da prática educativa;
  5. Produzir materiais e recursos diversificados e adequados às diferentes situações metodológicas;

Desenvolver e participar de programas de formação continuada na área de Educação Visual e construir conhecimentos referentes a cultura criactiva.

Licenciatura em Ensino de Física

Grau académico:   

Licenciatura

Título Profissional:  

Licenciado em Ensino de Física

Duração:  

4 Anos

Apresentação do Curso

O curso de Licenciatura em Ensino de Física enquadra-se no contesto das inovações impulsionados no Sistema Nacional de Ensino em Moçambique ou da revisão global dos currículos e da adopção do novo modelo de formação dos professores e de outros técnicos que possam assegurar o ensino dos níveis anteriores e do desenvolvimento da ciência e técnica. A organização dos conteúdos foi desenhada numa combinação entre disciplinas que possibilita o graduado tenha maior competência e desempenho individual nos estudos e na vida profissional.

Em suma o Plano Curricular do curso de Licenciatura em Ensino de Física, procura garantir que o diplomado saia com competência que lhe permitam executar com eficácia e qualidade técnico científica a sua actividade que responde as necessidades actuais de profissionais do país.

A conclusão do curso é feita com a realização e apresentação de uma monografia Científica com sucesso por parte do estudante.

 

Perfil de entrada

Para o curso de Licenciatura em Ensino de Física, serão admitidos os candidatos que estejam numa das seguintes situações:

  • Candidatos que tenham concluído o nível médio do ensino geral e/ou equivalente na área de Ciências Naturais e Matemática;
  • Candidatos que possuam formação em professorado e/ou equivalente;

O processo de ingresso é directo para os Candidatos que preencherem os requisitos acima e  que  sejam  professores  em  exercício,  devendo  nos  seus  documentos  anexar  uma Declaração dos serviços a confirmar a sua actividade de docência.

 

Competências

A diversidade de actividades e actuações pretendidas para o graduado em ensino  de Física necessita  de  qualificações  profissionais  básicas  comuns,  enunciadas  sucintamente  a  seguir, através das competências essenciais desses profissionais.

  1. Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com as suas áreas clássicas e modernas;
  2. Descrever e explicar  fenómenos  naturais,  processos  e  equipamentos  tecnológicos  em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;

 

  1. Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstractos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
  2. Manter actualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnico-profissional específica;
  3. Desenvolver uma ética de actuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência  como  conhecimento  histórico,  desenvolvido  em  diferentes contextos sócio-políticos, culturais e económicos.

 

O desenvolvimento das competências apontadas nas considerações anteriores está associado à aquisição   de   determinadas   habilidades   –   o   saber   fazer   –,   também   básicas,   a   serem complementadas por outras competências e habilidades mais específicas, segundo os diversos perfis  de  actuação  desejados.  As  habilidades  gerais  que  devem  ser  desenvolvidas  pelos formandos em Física, independentemente da área de actuação escolhida, são as apresentadas a seguir:

  • Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenómenos naturais;
  • Resolver problemas  experimentais,  desde  o  seu  reconhecimento  e  realização  de medições, até à análise de resultados;
  • Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo os seus domínios de validade;
  • Utilizar a  linguagem  científica  na  expressão  de  conceitos  físicos,  na  descrição  de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação dos seus resultados;
  • Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  • Reconhecer as  relações  do  desenvolvimento  da  Física  com  outras  áreas  do  saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

 

Perfil Profissional

É  o  conjunto  de  possíveis  mercados  de  trabalho  (escolas  secundárias,  escolas  técnico- profissionais,  etc.),  onde  o  graduado  poderá  exercer  as  suas  actividades,  pricipalmente  de docência.

As principais tarefas ocupacionais do Licenciado em Ensino de Física são:

  • Leccionar a disciplina de Física no Ensino Secundário Geral e Médio (ESGM) e Ensino
  • Técnico-Profissional Médio (ETPM);
  • Leccionar a disciplina de Física em instituições ligadas à formação e aperfeiçoamento de professores, Escolas de  Educação Especial, Sectores  da Educação ao  nível regional, provincial e nacional;  intervir em actividades ligadas ao Ensino de Física nas Instituições de Ensino Superior;
  • Gerir e administrar Escolas Primárias, de Educação Especial e Secundárias e Institutos de Formação de Professores Primários e Secundários;
  • Coordenar órgãos e sectores administrativos e pedagógicos relacionados com o ensino de Física nos sectores da Educação e Institutos de Investigação Educacional;
  • Participar de modo autónomo em actividades científicas;
  • Dar condições ao aluno de ser um bom profissional de ensino de Física e actuar em actividades científicas e tecnológicas, em áreas ligadas à Física;
  • Participar em actividades escolares não lectivas do Ensino Secundário Geral (ESG) e Ensino Técnico-Profissional Médio (ETPM), tais como:
  • Direcção de turma;
  • Chefia de grupo de disciplina;
  • Supervisão pedagógica (incluindo Estágios Pedagógicos ao nível de Licenciatura e da formação de professores ao nível Médio);
  • Administração escolar e orientação de actividades extra-escolares;
  • Contribuir em equipas de investigação

Licenciatura em Ensino de Geografia

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Geografia

Duração:

4 Anos

Apresentação do curso

O curso de Licenciatura em Ensino de Geografia enquadra-se nas Letras, particularmente nas Ciências Sociais, em que o enfoque é a formação psicopedagógica/didáctica, científica e humana de professores de Geografia. Visa ainda potenciar os formandos a resolverem os problemas do quotidiano por meio de um processo formativo articulado com a prática docente e com a realidade das escolas.

O presente currículo ajusta-se no contexto das inovações impulsionados no Sistema Nacional de Ensino em Moçambique ou da revisão e actualização dos currículos e da adopção do novo modelo de formação dos professores e de outros técnicos que possam assegurar o ensino dos níveis anteriores e do desenvolvimento da ciência e técnica.

A disposição dos conteúdos foi desenhada numa combinação entre disciplinas que espelham a realidade social e do saber científico, atinentes a aspectos presentes da evolução das ciências Geografias, numa combinação entre disciplinas que reflectem a manifestação existencial da sociedade humana e do saber científico. Este curriculo procura garantir que o graduado saia com competências que lhe permitam executar com eficácia e qualidade técnica-científica, a sua actividade e que responda as necessidades profissionais e actuais do país e da região.

 

Perfil de Entrada

Candidatos que tiver concluído a 12ª classe ou equivalente e apresentado o respectivo certificado.

 

Competências

O graduado em Licenciatura em Ensino de Geografia é um profissional qualificado, com elevada consciência crítica, com capacidade de conduzir a pesquisa científica neste domínio de conhecimento com relativa autonomia, bem como elaborar projectos de investigação científica.

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes nomeadamente o saber, saber fazer e saber ser e estar.

  • Saber (Conhecimento)

No fim do curso o graduado de Licenciatura em Ensino de Geografia:

  • domina os conceitos chave em geografia;
  • delinea estratégias de mediação do conhecimento geográfico em sala de aulas;
  • estrutura o seu raciocinio de forma lógica e coerente, de modo a desenvolver as suas actividades com eficácia.

 

  • Saber fazer (Habilidades)

O graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Geografia:

  • Desenvolve no graduado a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
  • Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos para aquisição de conhecimento;
  • desenvolve estratégias pedagógicas diferenciadas, conducentes ao sucesso e realização de cada aluno no quadro da diversidade cultural e da heterogeneidade dos sujeitos, mobilizando valores, saberes, experiências culturais  e sociais dos alunos; 
  • Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.
  • Participa em projectos de investigação relacionados com o ensino e aprendizagem dos alunos;
  • Utiliza tecnologias de informação e de comunicação, promovendo a aquisição de competências básicas neste domínio;
  • desenvolve estratégias pedagógicas diferenciadas, conducentes ao sucesso e realização de cada aluno no quadro da diversidade cultural e da heterogeneidade dos sujeitos, mobilizando valores, saberes, experiências culturais  e sociais dos alunos.

 

  • Saber ser e estar (valores e atitudes)

O graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Geografia deve ter uma postura ético-profissional de imparcialidade, objectividade e assumir os valores da cidadania e de compromisso com os objectivos e prioridades de desenvolvimento do país, ou seja, deve conhecer e viver as exigências, valores e princípios éticos e deontológicos próprios da actividade que exerce ao serviço do bem-comum:

  • Identifica-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo;
  • Valoriza a escola enquanto lugar previlegiado de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
  • Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovação;
  • Reflecte sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação e outros recursos em voga na actualidade;
  • Integra saberes no combate a discriminação e a exclusão;
  • Pesquisa, identifica e resolve situações problemáticas e de conflito de forma crítica entre os alunos, colegas e na sua comunidade respeitando as opiniões e ideias dos outros;
  • Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.
  • desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações, e procura esse conhecimento como forma de valorização pessoal e dos ambientes onde se insere.

Não basta o profissional ter conhecimentos a respeito de seu trabalho. É essencial que saiba mobilizar esses conhecimentos, convertendo-os em acção.

O Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia abrange conteúdos e actividades que constituem bases para a formação do profissional dessa área, capaz de atender o perfil já exposto. Nessa direcção, o curso encaminha seu trabalho pedagógico para que o futuro profissional alcance e possua as competências elencadas para sua profissão.

 

Perfil Profissional

O graduado em Ensino de Geografia será um profissional que poderá satisfazer as necessidades da sociedade, na leccionação da disciplina de Geografia, nas instituições de ensino secundário geral e de ensino técnico-profissional, onde poderá exercer as suas actividades de docência por excelência e ainda outras actividades existentes, não só, mas também, poderá dedicar-se a pesquisas sociais e científicas em instituições não direcionadas ao ensino e/ou a comunidade e sociedade em geral.

Especificamente o graduado em Licenciatura em Ensino de Geografia estará habilitado para:

  • leccionar a disciplina de Geografia no 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral com um alto nível de competência e cientificidade;
  • desenvolver pesquisas sobre aspectos sociais, didácticos, pedagógicos e científicos relacionados a área de Geografia para a melhoria de qualidade de ensino e aprendizagem;
  • gerir e administrar Escolas Primárias, Secundárias, Institutos de Formação de Professores e Escolas de Educação Especial;
  • interpretar cientificamente os fenómenos geograficos do meio em que se encontram inseridos, na perspectiva de auxiliar a sociedade na percepção dos mesmos de forma a construir novos valores e virtudes e preservar os já existentes;
  • participar em actividades escolares não lectivas tais como direcção de turma, chefia dos grupos de disciplina, supervisão pedagógica e administração escolar;
  • trabalhar em sectores administrativos e pedagógicos relacionados com o ensino de Geografia em órgãos do Ministério da Educação;
  • assimilar os novos conhecimentos educacionais e reflectir sobre o comportamento intelectual que a sociedade espera da sua actuação como profissional de educação;
  • Avaliar criticamente os materiais didáticos como livros e materiais alternativos
  • Utilizar correctamente as técnicas de comunicação e a língua de ensino na vertente oral e escrita.

A formação do licenciado em ensino de Geografia além da parte geral, envolverá o domínio de conhecimentos sólidos em diversos campos de pesquisa devendo estes estar ligados directamente aos aspectos didácticos, pedagógico e metodológico da Educação em geral e no ensino de Geografia em particular.

Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa

Duração

4 Anos

 

Apresentação do Curso

O curso de Licenciatura em Ensino de Língua Portuguesa surge no contexto da preocupação da UCM em formar técnicos superiores (licenciados) qualificados, com o domínio das ferramentas teóricas e metodológicas que permitam melhorar a qualidade de ensino com um conceituado nível de competência, dotados de qualidade científica, técnica, psico-pedagógica, didáctica e humana para que possam prestar serviços com mérito e eficiência à sociedade como professores.

O graduado em Ensino de língua portuguesa concilia o ensino da Língua Portuguesa com a pesquisa científica, sobretudo em áreas educacionais; Dedica-se preferencialmente à formação e a disseminação do saber científico em diferentes áreas sociais, quer seja através da actuação no ensino escolar formal, quer seja através de novas formas de educação científica, como também gerir, administrar escolas e coordenar órgãos do sector administrativos e pedagógicos relacionados com ensino de língua portuguesa.

 

Condições de admissão

O curso de Licenciatura em Ensino de língua Portuguesa vai admitir os candidatos que tenham concluído a 12ª classe ou equivalente, apresentado o respectivo certificado.

 

Competências

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber fazer, saber ser e saber estar.

 

  1. No domínio do saber fazer:
    • Desenvolve nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
    • Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;
    • Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.
  2. No domínio do saber ser:
    • Identifica-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo.
    • Valoriza a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
    • Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
    • Reflecte sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos em voga na actualidade;
    • Integra saberes e combate a discriminação e a exclusão;
    • Participa em projectos de investigação relacionados com ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

 

  1. No domínio do saber estar:
    • Tem alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
    • Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.

 

Perfil Profissional

O Curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa visa aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante todo o processo de Ensino e Aprendizagem. O Estudante formado em Ensino da Língua Portuguesa deve conciliar o ensino da Língua Portuguesa com a pesquisa científica, sobretudo em áreas educacionais; Dedica-se preferencialmente à formação e a disseminação do saber científico em diferentes áreas sociais, quer seja através da actuação no ensino escolar formal, quer seja através de novas formas de educação científica.

As principais tarefas ocupacionais do Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa são:

  • Leccionar a Disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Secundário geral (ESG), Ensino Técnico Profissional Médio (ETPM);
  • Leccionar a disciplina de Língua Portuguesa em instituições ligadas a formação e aperfeiçoamento de professores, Escolas de educação Especial, Sectores da Educação ao nível regional, Provincial e Nacional;
  • Intervir em actividades ligadas ao Ensino da Língua Portuguesa nas instituições do Ensino Superior;
  • Gerir e administrar Escolas Primárias, Secundárias, Institutos de Formação de Professores e Escolas de Educação Especial;
  • Coordenar órgãos e Sectores Administrativos e pedagógicos relacionados com o Ensino da Língua Portuguesa nos sectores da Educação e em Institutos de Investigação Educacional;
  • Participar de modo autónomo em actividades científicas;
  • Participar em actividades escolares não lectivas do Ensino Secundário Geral (ESG) e Ensino técnico Profissional Médio (ETPM), tais como.
  1. Direcção de turma;
  2. Chefia de grupo de disciplina;
  3. Supervisão pedagógica (incluindo Estágios Pedagógicos ao nível de Licenciatura e da Formação de Professores aos níveis Básico e Médio).

Licenciatura em Ensino de História

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de História

Duração:

4 Anos

Apresentação do curso

O curso de Licenciatura em Ensino de História enquadra-se nas Letras, particularmente nas Ciências Sociais, em que o enfoque é a formação psicopedagógica/didáctica, científica e humana de professores de História. Visa ainda potenciar os formandos a resolverem os problemas do quotidiano por meio de um processo formativo articulado com a prática docente e com a realidade das escolas.

O presente currículo ajusta-se no contexto das inovações impulsionados no Sistema Nacional de Ensino em Moçambique ou da revisão e actualização dos currículos e da adopção do novo modelo de formação dos professores e de outros técnicos que possam assegurar o ensino dos níveis anteriores e do desenvolvimento da ciência e técnica.

A disposição dos conteúdos foi desenhada numa combinação entre disciplinas que espelham a realidade social e do saber científico, atinentes a aspectos presentes da evolução da ciência histórica. Centrou-se na identificação dos principais acontecimentos desde os primórdios até aos nossos dias tendo em conta os conteúdos que abarcam a actualidade nos programas de ensino no país até ao segundo ciclo do ensino secundário geral.

 

Condições de Admissão

O curso de Licenciatura em Ensino de História vai admitir os candidatos que tiverem concluído a 12ª classe ou equivalente e apresentado o respectivo certificado.

 

Competências

O graduado em Licenciatura em Ensino de História é um profissional qualificado, com elevada consciência crítica, com capacidade de conduzir a pesquisa científica neste domínio de conhecimento com relativa autonomia, bem como elaborar projectos de investigação científica.

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes nomeadamente o saber, saber fazer e saber ser e estar.

 

  • Saber (Conhecimento)

No dominio do saber o graduado deve:

  • Conhecer todo o instrumento psico-pedagógico e didático para o exercício da sua função;
  • Dominar conceitos fundamentais de História e dos métodos de trabalho adequado;
  • Estruturar o raciocínio de forma lógica e coerente;
  • Usar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no contexto de cada problema.

 

  • Saber fazer (Habilidades)

No dominio do saber fazer o graduado deve:

  • Desenvolver nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
  • Elaborar meios didácticos ajustados ao contexto a que está inserido;
  • Relacionar conhecimentos (inter e transdisciplinaridade);
  • Desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas;
  • Utilizar de forma integrada, os saberes proprios da História e os transversais (inter e transdisciplinaridade) adequados ao nivel de ensino;
  • Promover aprendizagens sistemáticas dos processos de trabalho intelectual;
  • Realizar actividades educativas de apoio aos alunos e coopera na identificação e acompanhamento dos alunos com necessidades educativas especiais;
  • Utilizar tecnologias de informação e comunicação em contexto educativo;
  • Utilizar correctamente as técnicas de comunicação e a língua de ensino na vertente oral e escrita

 

  • Saber ser e estar (valores e atitudes)

No dominio do saber ser e estar o graduado deve:

  • trabalhar em equipa (factor de enriquecimento da sua formação e da actividade profissional privilegiando a partilha dos saberes e das experiências;
  • valorizar as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa;
  • respeitar culturas, valores e individualidades;
  • considerar e respeitar diferenças culturais e pessoais;
  • defender valores éticos e morais;
  • participar em projectos de investigação relacionados com o ensino, aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos;
  • desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações, e procura esse conhecimento como forma de valorização pessoal e dos ambientes onde se insere;
  • estar sensibilizado com a necessidade de aprendizagem permanente, numa perspectiva de formação ao longo da vida, tendo em conta o desenvolvimento do conhecimento científico potenciado pela globalização;
  • manter-se actualizado quanto ao avanço da ciência e dos estudos relacionados com a História.

Não basta o profissional ter conhecimentos a respeito de seu trabalho. É essencial que saiba mobilizar esses conhecimentos, convertendo-os em acção.

O Curso de Licenciatura em Ensino de História abrange conteúdos e actividades que constituem bases para a formação do profissional dessa área, capaz de atender o perfil já exposto. Nessa direcção, o curso encaminha seu trabalho pedagógico para que o futuro profissional alcance e possua as competências elencadas para sua profissão.

 

Perfil Profissional

O graduado em Ensino de História será um profissional que poderá satisfazer as necessidades da sociedade, na leccionação da disciplina de História, nas instituições de ensino secundário geral, instituições de ensino técnico-profissional, onde o graduado poderá exercer as suas actividades de docência por excelência e ainda outras actividades existentes bem como também poderá dedicar-se a pesquisas sociais e científicas em instituições não direcionadas ao ensino e/ou a comunidade e sociedade em geral.

Especificamente o graduado em Licenciatura em Ensino de História estará habilitado para:

  • leccionar a disciplina de História no 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral com um nível de competência e cientificidade aceitável;
  • desenvolver pesquisas sobre aspectos sociais, didácticos, pedagógicos e científicos relacionados a área de História para a melhoria de qualidade de ensino e aprendizagem;
  • gerir e administrar Escolas Primárias, Secundárias, Institutos de Formação de Professores e Escolas de Educação Especial;
  • interpretar cientificamente os fenómenos históricos do meio em que se encontram inseridos, na perspectiva de auxiliar a sociedade na percepção dos mesmos de forma a construir novos valores e virtudes e preservar os já existentes;
  • participar em actividades escolares não lectivas tais como direcção de turma, chefia dos grupos de disciplina, supervisão pedagógica e administração escolar;
  • trabalhar em sectores administrativos e pedagógicos relacionados com o ensino de História em órgãos do Ministério da Educação;
  • assimilar os novos conhecimentos educacionais e reflectir sobre o comportamento intelectual que a sociedade espera da sua actuação como profissional de educação;
  • Avaliar criticamente os materiais didáticos como livros e materiais alternativos
  • Utilizar correctamente as técnicas de comunicação e a língua de ensino na vertente oral e escrita.

A formação do licenciado em ensino de História além da parte geral, envolverá o domínio de conhecimentos sólidos em diversos campos de pesquisa devendo estes estar ligados directamente aos aspectos didácticos, pedagógico e metodológico da Educação em geral e no ensino de História em particular.

Licenciatura em Ensino de Matemática

Licenciatura em Ensino de Química

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Química

Duração:

4 Anos

Apresentação do Curso

O Curso de Licenciatura em Ensino de Química enquadra- se nas Ciências, particularmente, nas Ciências Naturais e Matemática, com enfoque na formação Psicopedagógica, científica e humana de professores de Química como uma forma de elevar o número de profissionais de educação de nível superior para lecionarem no ensino secundário geral. O curso visa ainda potenciar os formandos a resolverem os problemas do quotidiano por meio de um processo formativo articulado com a prática docente e com a realidade das escolas. Para além de potenciar em matéria de ensino, também promove espaços de práticas experimentais para trabalhar em laboratório como factor fundamental e essencial no desenvolvimento do conhecimento químico e usar a experimentação em Química como recurso didáctico.

O currículo é baseado em competências, isto é, se preocupa em formar professor com capacidades de produzir resultados com valores e virtudes para a sociedade alvo a que se destina e, por conseguinte, para o País.

Condições de admissão

O curso de Licenciatura em Ensino de Química vai admitir os candidatos que tiverem concluído a 12ª classe ou equivalente e apresentado o respectivo certificado.

 

Competências

Os graduados em Ensino de Química serão detentores de um conjunto de competências científicas e técnicas que lhes proporcionarão vantagens competitivas no mercado laboral a nível nacional, regional e internacional.

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente saber, saber fazer, saber ser e  estar.

 

No domínio do Saber (Conhecimento)

O graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Química deve ter o conhecimento sobre:

  • Os conceitos fundamentais, leis e teorias da área de Química, dos métodos e técnicas de trabalho apropriados para o desempenho de sua função;
  • A planificação e gestão curricular;
  • Os instrumentos laboratoriais e didácticos para o exercício da sua função docente;
  • As teorias e modelos da Química.

 

No domínio de saber fazer (Habilidades)

O graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Química deve:

  • Utilizar de forma íntegra e adequada, os saberes da Química, das Ciências Naturais e multidisciplinares ao nível do ciclo da aprendizagem;
  • Leccionar a disciplina de Química no 1º e 2º ciclo do ESG com um nível de competência e cientificidade aceitável;
  • Aplicar os conhecimentos de Química no laboratório para desenvolvimento de práticas experimentais, para meios didácticos;
  • Utilizar os instrumentos laboratoriais e didácticos no exercício da sua função docente;
  • Aplicar os conhecimentos e metodologias existentes nas áreas de Química, Ciências Naturais e Pedagógicas, respondendo as necessidades existentes na Educação;
  • Desenvolver pesquisas sobre aspectos sociais, didácticos, pedagógicos e científicos relacionados com a área de Química;
  • Analisar e posiciornar-se criticamente em relação a temas relacionados com a ciência e tecnologia;
  • Utilizar as tecnologias de informação e comunicação no contexto educativo;
  • Utilizar correctamente as técnicas de comunicação e a língua de ensino na sua vertente oral e escrita.

 

No domínio do saber ser e estar (valores, atitudes)

O graduado do Curso de Licenciatura em Ensino de Química deve:

  • Identificar-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da colaboração com todos os actores do processo educativo;
  • Valorizar a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sociocultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
  • Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, concepções, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
  • Reflectir sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos da actualidade;
  • Integrar saberes e combate a discriminação e a exclusão;
  • Resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
  • Valorizar as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa;
  • Participar em projectos de investigação relacionados com o ensino de química e desenvolvimento comunitário.
  • Reflectir sobre as suas práticas, apoiando-se na experiência, na investigação e em outros recursos importantes para avaliação do seu desenvolvimento profissional, nomeadamente no seu próprio projecto de formação;
  • Actuar com ética e deontologia a sua profissão, avaliando os efeitos das decisões tomadas;
  • Trabalhar em equipa como factor de enriquecimento da sua formação e da actividade profissional, privilegiando a partilha dos saberes e das experiências.

Não basta o profissional ter conhecimentos a respeito de seu trabalho. É essencial que saiba mobilizar esses conhecimentos, convertendo-os em ação. Assim, o Curso de Licenciatura em Ensino de Química abrange conteúdos e actividades que constituem bases para a formação do profissional dessa área, capaz de atender o perfil já exposto. Nessa direção, o curso encaminha seu modelo pedagógico para que o futuro profissional alcance e possua as competências elencadas para sua profissão.

 

Perfil Profissional

O graduado em Licenciatura em Ensino de Química será um profissional capaz de actuar como profissional da Educação em Química no Ensino Secundário Geral, concebendo projectos de intervenção que contribuam para melhoria de qualidade do ensino.

A formação do Licenciado em ensino de Química envolverá, além da parte geral, o domínio de conhecimentos sólidos em diversos campos de pesquisa da química, devendo estes estar ligados directamente aos aspectos didácticos, pedagógicos e metodológicos da educação, em geral, e no ensino de Química, em particular.

O graduado em Ensino de Química, deve contemplar as competências e habilidades para:

  • Leccionar nos diferentes subsistemas de ensino;
  • Analisar criticamente a legislação concernente a políticas públicas educacionais e material didáctico-pedagógico relacionados com a aprendizagem de Química, bem como, compreender a realidade regional e local das comunidades.
  • Trabalhar de forma dinâmica e em equipa multidisciplinar em diversas áreas do saber;
  • Trabalhar no sector de Educação ao nível nacional e internacional;
  • Gerir e administrar Escolas Secundárias, Institutos de Formação de Professores e Escolas de Educação Especial;
  • Contribuir na mudança e no desenvolvimento do Ensino de Química e áreas afim;
  • Intervir nas comunidades de forma íntegra e ética;
  • Exercer uma acção didáctica que seja fundamentada em conhecimentos de Química e ciências psicopedagógicas;
  • Assimilar os novos conhecimentos educacionais e reflectir sobre o comportamento intelectual que a sociedade espera da sua actuação como profissional de educação;
  • Desenhar, implementar, monitorar e avaliar projectos de intervenção nas comunidades no desenvolvimento da Química como disciplina curricular;
  • Usar meios alternativos locais para a realização de experiências como forma de conciliar a teoria e a prática;
  • Trabalhar em laboratório para desenvolvimento de práticas experimentais, para fins didácticos;
  • Contribuir em instituições de pesquisa para a melhoria da qualidade do Ensino;
  • Trabalhar como técnico de Educação;
  • Divulgar trabalhos científicos relacionados com o Ensino de Química e Educação Ambiental;
  • Ter capacidade científica e técnica especializada para colaborar na elaboração de instrumentos de desenvolvimento ao nível da educação;
  • Propor políticas Educacionais que se integrem nos projectos de desenvolvimento da educação no país;
  • Avaliar criticamente os materiais didácticos, como livros, modelos e materiais alternativos;
  • Contribuir na formação contínua de professores, tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao ensino de Química e Ciências Naturais.

Licenciatura em Gestão Ambiental

Grau académico:

  • Licenciatura

Título Profissional:

  • Licenciado em Gestão Ambiental

Duração:

  • 4 Anos

Apresentação do Curso

O curso de Licenciatura em Gestao Ambiental surge no contexto da preocupação da UCM em formar técnicos superiores (licenciados) qualificados, com o domínio das ferramentas teóricas e metodológicas que permitam melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população e reforçar a capacidade de gestão e desempenhar as suas funções primordiais, tais como a fazer estudos de âmbito ambiental, avaliar projectos ambientais, garantir a implementação de politicas ambientais e sustentabilidade dos recursos.

O Currículo deste curso, pretende responder as necessidades do país, face aos problemas ambientais existentes como as mudanças climáticas, o desflorestamento, a poluição dos solos e águas, exploração dos recursos naturais, tendo em conta que o país apresenta uma grande diversidade ecológica e muitos recursos naturais, assim sendo, os profissionais fomados em gestão ambiental podem fazer estudos ambientais, baseado na realidade socio ambiental de Moçambique. Fundamenta-se essencialmente da necessidade de actualização do currículo, tendo em conta as novas apostas metodológicas, como a inserção de práticas interdisciplinares e estágio profissional que não decorriam no currículo passado.

O graduado em Gestão Ambiental é um Gestor ambiental e pode desenvolver a sua actividade nas instituições publicas e privadas.

 

Perfil de entrada

São admitidos ao Curso de Licenciatura em Gestão Ambiental, todos os interessados em progredir com seus estudos na área de gestão ambiental devendo para o efeito apresentar os seguintes requisitos:

  • Ter concluído a 12ª Classe do Ensino Secundário Geral e /ou equivalente, na área de letras com Matemática.

 

Competências

Pretende entregar ao mercado de trabalho técnicos altamente capacitados em matérias ligadas a Gestão Ambiental. Esta modalidade de formação de técnicos superiores em gestão Ambiental, confere competências habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens, visão de sustentabilidade ambiental, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultando da produção e uso de diversos saberes e multidisciplinaridade nomeadamente, saber divulgar práticas ambientais sustentáveis a cada situação específica saber, saber fazer e saber ser e estar/

Saber (Conhecimento)

O graduado do curso de Licenciatura em Gestão Ambiental deve ter o conhecimento sobre:

  • Os conceitos fundamentais ligados ao curso, as formas de gestão dos resíduos, das zonas e dos riscos que podem ocorrer no ambiente;
  • A planificação do uso da terra;
  • Os instrumentos informáticos usados em SiG
  • As legislações que regem o ambiente;
  • Formas de como fazer a conservação dos solos e sustentabilidade do meio.

 

Saber fazer (Habilidades)

O graduado do curso de licenciatura em gestão ambiental deve:

  • Contribuir na planificação execução monitoria e avaliação dos programas e projectos na área de gestão ambiental como por exemplo: Programas de gestão de resíduos, de recursos hídricos, gestão dos riscos, gestão de áreas protegidas, implementação dos planos comunitários e difusão dos métodos e técnicas ambientais;
  • Conceber desenvolver implementar e documentar análises de impacto ambiental (AIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA);
  • Conhecer e monitorar na organização à qual esteja vinculado a aplicação das leis e regulamentos que regem as relações da sociedade com o ambiente;
  • Promover processos de educação ambiental formal e informal na sociedade;
  • Dominar instrumentos capazes de internalizar nas estruturas institucionais os valores de responsabilidade ambiental da justiça e da ética questionando práticas que contrariem estes princípios e propondo novas práticas;
  • Dominar e aplicar os instrumentos básicos e os procedimentos técnicos administrativos necessários para a realização das acções de gestão ambiental;
  • Desenvolver iniciativa, espírito empreendedor, vontade política e administrativa que produzam as mudanças necessárias nas organizações que pretendam evoluir e atender às demandas da sustentabilidade;
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional bem como desenvolver capacidade de escolha do meio de comunicação mais eficiente adaptadas as necessidades do grupo alvo.

 

Saber ser e estar (valores e atitudes)

O graduado do curso de Licenciatura em Gestão Ambiental deve:

  • Ser capaz de resolver situações conflituosas respeitando as opiniões e ideias dos outros;
  • Valorizar as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa;
  • Conviver sustentavelmente no contexto da adaptação às mudanças climáticas e outras diferentes áreas de interesse ambiental.

 

Perfil Profissional

O graduado em Gestão Ambiental será um profissional que reflecte as seguintes habilidades:

  • Avaliar o desempenho organizacional em termos de planeamento monitoria e avaliação (PAM) uma vez que é sua responsabilidade de implementar a política ambiental da organização à qual está vinculado;
  • Avaliar diferentes meios alternativos de uso de insumos processos e produtos considerando-os sob o aspecto ambiental;
  • Sensibilizar os demais indivíduos internos e externos à organização propagando e consolidando a ideia de que essas actividades geram novas oportunidades de redução de custos e de melhoria de resultados tanto para a empresa quanto para a comunidade;
  • Conseguir a colaboração e o engajamento de todos os potenciais envolvidos pois, o sucesso de um processo de transformação organizacional e social está intimamente ligado à participação colectiva e à incorporação da variável cultural;
  • Influenciar nas mudanças de comportamentos e atitudes bem como para tomadas de decisão.

 

  • Colaborar em organizações nacionais e internacionais públicas e privadas, municípios, governos distritais provinciais e empresas de consultoria ambiental,
  • Ser técnico, coordenador e consultor nos projectos de planeamento de uso de terra, da conservação da biodiversidade, conservação do solo, da água e da atmosfera,
  • Ser professor na formação técnica-profissionais das disciplinas meio ambientais,

Ser auto – empreendedor ambiental.