No âmbito da sua acção de responsabilidade social e com vista a mitigar os efeitos da pandemia do Coronavírus, a Reitoria da Universidade Católica de Moçambique (UCM) procedeu no dia 20 e 22 de Maio, no recinto da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) e na Igreja São José da Munhava a distribuição de produtos de primeira necessidade, mascaras, produtos de higiene bem como palestras sobre os métodos de prevenção da Covid-19 e o uso correcto das mascaras de protecção a cerca de 300 chefes de famílias carenciadas.

A cerimonia do dia 20 contou com a presença do Vice-Reitor da Administração e Finanças da UCM, Prof. Doutor Armindo Tambo em representação do Magnifico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, o Presidente do Município da Beira, Engenheiro Daviz Simango, membros da UCM e os beneficiários do bairro de Inhamudima.

Na ocasião o Vice-Reitor disse que, o acto surge como parte das acções da UCM, no cumprimento da sua vertente de responsabilidade social ajudar os que mais necessitam provendo não só a parte do ensino mais também a questão de alimentação.

“Nós a UCM, estamos comprometidos com o ser humano em todas as suas necessidades razão pela qual mesmo em situações de muitas dificuldades arranjamos meios para fazermos algo na ajuda dos mais necessitados” – disse o Vice-Reitor.

Na ocasião, o Vice-Reitor fez saber que, as outras Faculdades da UCM estão neste presente momento muito avançados na preparação de actividades similares com vista a dar a ajuda necessária aos demais cidadãos carenciados que vivem nos locais onde estão localizados.

Por sua vez o presidente do Concelho Autárquico da Beira, falando aos benificiários, começou por parabenizar a iniciativa da Universidade Católica de Moçambique por esta estar a se preocupar em ajudar os outros principalmente nos momentos mais difíceis. Disse ainda aos presentes que devem conhecer os verdadeiros amigos. Os verdadeiros amigos são aqueles que nos dão a mão nos momentos difíceis e nunca nos abandonam. Esses é que são realmente os nossos verdadeiros amigos. E a UCM é uma delas porque esta aqui a fazer algo por vocês quanto estamos num momento de pandemia.

“Para além de estar a ensinar aos nossos filhos e a prover cuidados de saúde, a UCM também se preocupou em dar-vos alimentos e mascaras para se alimentarem e se protegerem da pandemia. Estes é que são os vossos amigos” – Disse Daviz Simango.

De salientar que a UCM nesta primeira fase, esta a oferecer kits de alimentos de primeira necessidade, mascaras de protecção, produtos de higiene e palestras orientadas pelo pessoal médico do centro de saúde São Lucas, pertença da UCM sobre como prevenir o Covid-19 a cerca de 300 chefes de família dos residentes dos bairros de Inhamudima e Munhava, o que poderá beneficiar cerca de 2 400 pessoas.

Os beneficiários saudaram a iniciativa da UCM e disseram que com este gesto irá ajuda-los a ficarem em casa, visto que não terão motivos de se fazerem a rua, o que os deixará longe do circuito da contaminação.

De recordar que estas acções, segundo a UCM, irão continuar com vista a minimizar os efeitos da Covid-19.