Watch video

A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Cuamba realizou no passado dia 08 de Novembro de 2019, as VI Jornadas Cientificas com o lema “ Contributo da Pesquisa Cientifica para o Desenvolvimento Agrário em Moçambique: Estado e Desafios”.

 O Assistente Espiritual da FCA, Pe. Justus Adeka, iniciou com uma oração de abertura e em seguida, o Director da FCA, Dr. Edson Camacho dos Santos Nogueria, saudou e deu as boas vindas a todos tendo pedido aos presentes a optarem por apresentações e debates construtivas visto que o objectivo da pesquisa é de resolver os problemas que apoquentam a nossa sociedade e tendo declarado a abertura oficial das VI Jornadas Cientificas 2019.

O conferencista, Doutorando José Savanguane, apresentou o tema: “ Contributo da Pesquisa Cientifica no Desenvolvimento Agrário”. No final da sua apresentação, sublinhou que uma Pesquisa agrária desempenha um papel primordial na geração e difusão de tecnologias melhoradas e adaptadas as condições dos produtores e, ajuda a identificar os principais constrangimentos ao aumento da produtividade agrícola, para além de trazer a superfície as alternativas ou perspetivas para o melhoramento do bem – estar dos produtores.

Depois do 1º painel seguiu-se a divisão dos painéis, na qual, a sala São Francisco de Assis onde acolheu nove apresentações e outras cinco aconteceram na sala São Pedro da FCA.

No período de tarde, o director da FCA, falou dos Recursos Naturais e o Crescimento Economico de Moçambique ”Uma reflexão baseada no Paradoxo da Abundância”, o qual referenciou que os recursos que Moçambique possui podem ser uma bênção, quando empregar maior número de pessoas e a sua economia aumenta cada vez, por outro lado pode ser uma maldição, no sentido de ter muitos recursos mas o nível de desenvolvimento ainda ser baixo comparando com os recursos que o pais possui.

Para esta edição, vinte e oito temas foram apresentados com êxito. E contou também com a orientação de sete moderadores, vinte e oito oradores e trezentos e setenta e três participantes.

Terminadas as apresentações e os respectivos debates, seguiu-se a entrega dos certificados de participação e por fim o Director da FCA, no seu discurso final, agradeceu o envolvimento e o desempenho de todos. A cerimónia finalizou com uma secção de fotos.

Elaborado por: Belito Oliveira – Relações Publicas

Noticias Relacionadas