Directores das Faculdades e Extensões e Pontos Focais do sector de Qualidade da Universidade Católica de Moçambique, estiveram a ser formados nos dias 21 e 22 de novembro de 2019, na Unidade Orgânica da UCM em Maputo, sobre aspectos ligados ao Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) e o papel do Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade (CNAQ).

No seu discurso de abertura, o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, destacou a importância desta formação e o comprometimento que cada participante deve ter neste processo de acreditação dos cursos da UCM, sem se esquecer da identidade e os valores da UCM.

Durante os dois dias de trabalho foram abordados 7 principais temas e as discussões e debates sobre os temas abordados, debruçaram-se em volta das seguintes matérias:

SINAQES e o CNAQ como órgão Implementador e Supervisor do SINAQES, Organização e gestão das Unidades Orgânicas e Cursos da UCM, Reflexão sobre o Decreto 46/2018 de 1 de Agosto, Sistema Interno de Garantia de Qualidade, Aspetos críticos dos processos de auto-avaliação, Acreditação Previa de novos Cursos, Governação e Gestão orientada para a Qualidade – Papel dos dirigentes da UCM na promoção da Qualidade.

Ficou claro na formação que o director tem o papel na Avaliação e Garantia da Qualidade no Ensino Superior. O Director deve garantir a implementação da visão, missão e plano estratégico da Unidade Orgânica. Portanto, todas acções devem contribuir para a melhoria da qualidade. O papel do Director é deve ser também de propor acções concretas para garantir a formação integrada dos formandos nas Unidades Básicas. E não menos importante, a prestação de contas à Comunidade.

A formação foi facilitada pelo Professor Doutor Jeffy Mukora, Director Executivo do CNAQ.

A formação contou com a participação de cerca de 29 participantes.

De referir que a Universidade Católica de Moçambique possuí actualmente 10 Faculdades, 01 Instituto de Ensino a Distância e 04 Extensões.

Por: José Caetano (RP) em colaboração com Sérgio Niquisse (Assessor de Qualidade)