A Extensão da Universidade Católica de Moçambique em Nacala Porto, realizou no passado dia 13 de Novembro as III Jornadas Científicas com o lema: “A Universidade na Promoção do Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades”.

Neste período denominado por “novo normal”, onde o distanciamento social é a regra de ouro, várias instituições de ensino têm adoptado novas metodologias para que não sigam o curso da paralisação total ou parcial das actividades, como se tem notado em várias instituições ou estabelecimentos, devido ao Covid-19. A UCM – Extensão de Nacala, desafiou as circunstâncias adversas ao normal e realizou as III Jornadas Científicas na modalidade híbrida (presencial – online), obedecendo a todas as recomendações de higienização e distanciamento social sugeridas pelo Governo e pelo Ministério da Saúde para a mitigação da propagação do Covid-19.

Num evento concorrido por oradores oriundos de várias Instituições de Ensino Superior de Moçambique, porém dominado por docentes e pesquisadores da Universidade Católica de Moçambique, o tema que deu partida ao evento foi: “A Universidade na Promoção do Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades”, tema este, apresentado pelo Prof.Doutor Pe. Adérito Barbosa, tendo contado com a moderação do Dr. Alba Mate – Director Adjunto Pedagógico da Extensão de Nacala. Entre os assuntos transcorridos no tema, a Universidade foi vista como um interveniente chave na formação de profissionais em diversas áreas sociais e científicas, dando um contributo tangível no desenvolvimento comunitário, uma vez que é graças aos quadros formados pelas instituições de ensino superior que vários dilemas sociais são ultrapassados. Portanto, a Universidade não pode ser vista apenas como um centro de formação de mão-de-obra qualificada pois, na verdade também são formados homens íntegros, capazes de saber ser e estar nas comunidades onde se inserem, dando o seu contributo na preservação da cultura, moral e crenças sociais.

Quem também se fez presente, neste evento, foi o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Pe. Filipe Songo, que nas suas palavras disse: ”a Universidade Católica de Moçambique tem-se feito presente nas comunidades não só como uma instituição de ensino superior onde são formados profissionais qualificados, mas também a instituição tem dado o seu contributo através de pesquisas científicas, que de certa forma, ajudam na resolução de vários problemas que apoquentam as comunidades e tem participado em eventos humanitários, porque o bem – estar social é fundamental para a UCM.” O mesmo, louvou a coragem de todos que directa ou indirectamente deram o seu melhor para que as jornadas científicas acontecessem, num momento assombrado pelo medo e incerteza causados pela monstruosa pandemia mundial, tendo encorajado a todos que continuassem com as pesquisas, pois são de extrema importância tanto no desenvolvimento comunitário como no progresso do país.

Contudo, a UCM abriu espaço para a realização deste evento de partilha e troca de conhecimento científico, que como em todos os anos é a sua forma de dar o seu contributo no desenvolvimento sustentável das comunidades Moçambicanas.

Por: Aive Dias – RP

Mussa Chaimussa João – Assistente da PU e