A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) e o Instituto de Educação à Distancia (IED) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Cuamba, promoveram no dia 6 de Novembro do corrente ano, as VII Jornadas Científicas, subordinadas ao lema “Práticas Educativas, Económicas, Agronómicas para o Desenvolvimento Sustentável em tempos de Emergência Global”.

Considerando o momento pandémico que vivemos, a edição deste ano foi feita de forma virtual, com o uso da plataforma “ZOOM” e transmitida em directo na página da UCM através da plataforma Facebook, a fim de ampliar a abrangência e garantir o acesso de diferentes usuários. Para além da participação virtual, a FCA equipou duas salas de aulas com capacidade para 66 pessoas (para garantir o envolvimento de mais estudantes e interessados no evento), obedecendo o protocolo de Ministério de Saúde sobre a prevenção do Covid-19.

Como habitual, o evento iniciou com uma oração de abertura que foi proferida pelo Pe. James Mwingani, Pároco da Paroquia de São Miguel. Seguidamente, a Engª Cornélia da Natvidade Gafah, Directora da FCA, deu as notas de boas vindas e apresentou os objectivos do evento. A abertura oficial foi feita pelo Professor Doutor José Caetano, Assessor para Área Académica, em representação do Magnifico Reitor Professor Doutor Padre Filipe Sungo.

Feita a cerimónia inaugural, a Doutoranda, Barreta Velasco Savanguane, conferencista da VII edição, apresentou o tema intitulado: “Práticas Económicas para o Desenvolvimento Sustentável em Tempos De Emergência Global”, no qual alude que o novo estado de emergência está provocando um tsunami económico a nível global, com quedas monumentais do PIB e subida em flecha do desemprego. Continuou dizendo que perante este cenário de desastre económico, os governos ocidentais estão a usar a chamada bazuca económica, avançando medidas de política orçamental monetária para conter e mitigar os efeitos da crise económica provocada pela pandemia. Depois, contextualizou os princípios básicos das políticas económicas a serem considerados ou observados neste momento do novo normal. Na área educativa, fez saber que muitos desafios estão sendo feitos, a mudança inesperada para um sistema de aprendizagem online pode ter sido prejudicial para alguns estudantes assim como alguns docentes, pois as metodologias que a que estavam acostumadas no processo de ensino e aprendizagem e o rendimento presencial em sala de aula foram alteradas. Para lidar com isso, várias plataformas digitais foram desenhadas para dar o suporte. Ao terminar, a conferencista fez saber que é necessário manter os sistemas alimentares funcionando durante a pandemia, para evitar uma crise alimentar de proporções elevadas, numa região com muitos desafios e com pouca capacidade de lidar com qualquer tipo de choque.

Para a VII das Jornadas Científicas do ano corrente, dezassete temas foram abordados em quatro painéis nomeadamente: Painel I e Painel II que abordaram temas ligados as Ciências Agronómicas, o Painel III ligado com Ciências Sociais e o último Painel IV continha áreas como Ciências Agronómicas/ Florestais/ Ciências Sociais com os respectivos oradores. O evento contou com a orientação de cinco moderadores.

Terminadas as apresentações e os respectivos debates, a Engenheira Gafah no seu discurso final, lembrou a todos que a FCA tem acolhido estudantes de quase todo país, agradecendo desta forma o envolvimento e o desempenho de todos.

No acto de encerramento, o Assessor para a área académica, Professor Doutor José Caetano, em representação do Magnifico Reitor Padre Filipe Sungo, encorajou a todos oradores a investirem na área de pesquisas. Referiu ainda que os trabalhos apresentados não podem ser guardados nas gavetas, mas sim para a produção de artigos científicos.

Texto e Imagens: Belito Oliveira – Relações Publicas

GalERIA