Os docentes da Faculdade de Educação e Comunicação, da Universidade Católica de Mocambique, em Nampula, beneficiaram de uma formação em matéria de metodologia de investigação científica, nos dias 22 e 23 de Outubro do ano em curso, no auditório da Faculdade.

A formação foi ministrada pelos professores Mahomed Nazir, Coordenador dos cursos de Mestrado em Educação; Adérito Barbosa, Coordenador do curso de Doutoramento em Educação; e Elizabeth Szabo, Coordenadora da Biblioteca da Faculdade. O objectivo foi o de capacitar os professores em metodologia de investigação científica e na elaboração de projectos de investigação científica.

O Prof. Doutor Mahomed Nazir, na sua intervenção, referiu que no final da formação se espera  que os docentes possam adquirir competências suficientes para saber elaborar um tema, problema e objectivos; saber elaborar uma revisão de literatura; elaborar instrumentos de recolha de dados da metodologia qualitativa e dominar os procedimentos de análise, apresentação e discussão dos resultados.

Importa referir que a metodologia científica está ligada às principais normas para a produção científica, neste caso ela formata e oferece técnicas, instrumentos e objetivos para o desenvolvimento do trabalho científico, visando obter um bom desempenho com alta qualidade de conteúdo e significação. Na prática, a metodologia de investigação reúne um conjunto de técnicas e procedimentos aplicados para a pesquisa e desenvolvimento de uma produção científica.

Comentando sobre a formação, a Dra. Grécia Eugénio, docente da Faculdade e participante, louvou a iniciativa da Universidade em proporcionar a todos os docentes mais competências para responder às exigências no ramo académico, em particular em matéria de investigação científica, tendo afirmado que pessoalmente julgou ter ganho com a formação profundas técnicas de investigação científica que lhe facilitarão na sua tarefa de acompanhamento aos estudantes em matéria de investigação cientifica.

Salientar que a formação no seu geral terá o seu término em Dezembro do ano em curso, com sessões presenciais de duas em duas semanas.  Na primeira sessão presencial que teve duração de dois dias,  cada docente teve a tarefa de elaborar um artigo científico como produto final da formação.

Por conta da pandemia da Covid-19, a formação presencial decorreu obedecendo todas as regras do distanciamento social.

GalERIA

Texto e imagens por. Berlinda Eugénio Paulino – R.P