A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI), da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em parceria com o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), realizou de 28 de Setembro a 1 de Outubro do ano corrente, análises de solos no Posto Administrativo de Mieze, Distrito de Metuge, Província de Cabo-Delgado.

A iniciativa surge no âmbito da parceria entre a FGTI e a plataforma “Todos por Moçambique” que visa a produção de hortícolas para prestar solidariedade aos deslocados dos conflitos armados no norte da Província de Cabo Delgado bem como mulheres, crianças, idosos e deficientes.

A actividade teve início com uma visita ao campo que contou com a presença da equipe do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique composta pelo Engenheiro Momade Ibraimo, Mestre em solos e, pela Engenheira Anabela Fonseca, Eng.ª Assistente em solos e plantas, que na mesma ocasião visitaram uma área equivalente a onze (11) hectares que compõe os cinco (5) campos existentes.

O primeiro dia terminou com uma palestra intitulada o papel das Universidades na introdução agrícola e desenvolvimento comunitário apresentada pelo Eng.º Momade Ibraimo, na mesma ocasião, o Dr. Rui Santos, Representante da Plataforma Makobo, explicou sobre os objetivos do projeto “Todos por Moçambique”. Participaram da mesma, estudantes do 3ºano do curso de Meio Ambiente da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique.

Os restantes dias foram marcados pelo trabalho de campo, onde se fez a coleta das amostras de solos, foram criados cinco (5) perfis pertencentes a cinco (5) campos, onde cada incluía trinta (30) subamostras, totalizando cento e cinquenta (150) subamostras. Para além das amostras de solo retirou-se uma amostra do rio existente no local para verificar-se a salubridade do mesmo. A coleta das análises objetivou a verificação das características do solo para posterior avaliação das condições do mesmo face a prática de agricultura para garantir uma produção eficiente e eficaz.

Terminadas as actividades de coleta de análises de solo, a equipe do IIAM agradeceu pela flexibilidade da Direcção da FGTI, aos Docentes e Estudantes pelo esforço e colaboração nas actividades. De igual modo os estudantes congratularam a FGTI, pela iniciativa de lhes envolver em acções do género onde podem conciliar a teoria com a prática.

Para encerrar, a Coordenadora do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, Dra. Nielete Amado, endereçou os seus agradecimentos a toda equipe envolvida, e enfatizou que as actividades foram realizadas na sua integra. Destacou alguns problemas ambientais que foram identificados tais como as queimadas descontroladas e o desperdício de hortícolas. Na mesma senda concluiu que posteriormente terão um trabalho de sensibilização para a comunidade em relação aos problemas acima referidos.

Texto: Catija Bhikha & Josefina Lourenço

Fotos:  Edson Tomé