A Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique realizou, no passado dia 21 de Outubro do ano de 2020, as suas X Jornadas Cientificas, subordinadas ao tema: A Promoção do desenvolvimento sustentável na comunidade: uma reinvenção em tempo de Covid-19.

Com a organização deste evento, pretendeu-se promover uma reflexão com investigadores, académicos, estudantes e profissionais das áreas de educação, desenvolvimento, economia, sociologia, comunicação e saúde, para criar um espaço de diálogo e debates de projectos de investigação, partilha de experiências relacionadas com a Covid-19. O objectivo destas X jornadas foi o de reflectir sobre o desenvolvimento sustentável, partilhar resultados de investigação e outras experiências sobre a Covid -19, reflectir sobre a educação e comunicação em tempos de Covid-19 e constituir uma plataforma de partilha de conhecimentos e experiencias entre os Centros de Investigação e outras Faculdades e Universidades.

Falando na cerimónia de abertura, o Director da Faculdade, Professor Doutor Bonifácio da Piedade, nas suas notas de boas vindas, começou por agradecer a presença de todos e em particular do orador Professor Severino Ngoenha, tendo referido que as jornadas relevam a crescente e impressionante produção de pesquisas científicas que permitem o desenvolvimento de projectos voltados às actuais necessidades do país, tendo desta feita, convidado a toda comunidade académica a usar a investigação como uma ferramenta necessária para enfrentar os problemas que afetam a sociedade no geral.

Importa salientar que a conferência inaugural, com o tema Desafios futuros da educação: o papel das tecnologias, foi proferida pelo Professor Doutor Severino Ngoenha, Reitor da Universidade Técnica de Moçambique. Na ocasião, o Professor Ngoenha disse que as Universidades devem se reinventar para dar melhores respostas aos problemas sociais provocados pela eclosão do novo corona vírus. Frisou, ainda, que é urgente que as Instituições de ensino mudem suas metodologias e paradigmas de ensino, tendo em conta o novo normal.

“A pedagogia nunca mais, em principio, voltará a ser a mesma que era antes do Covid-19. Os estatutos dos objectos tecnológicos, os artefactos da comunicação que temos a disposição nunca mais serão os mesmos; este é o tempo das tecnologias e por isso há necessidade das Universidades investirem nessa área porque aquilo que outrora era somente um watsaap para fofocas hoje, simplesmente, transformou-se em uma ferramenta pedagógica fundamental”. Afirmou o Professor Ngoenha.

Salienta-se que, devido a pandemia da Covid-19, as X Jornadas cientificas decorreram em duas modalidades sendo presenciais e online através das plataformas digitais Zoom, Facebook e Youtub. Esta foi a forma segura encontrada para prevenção da Covid 19 que assola o nosso país.

Importa frisar que as Jornadas tiveram o seu inicio as 8h00 com a aula inaugural e fim as 16h30 com as comunicações livres e simultâneas, e comunicaram, 79 pesquisadores, distribuídos em 7 painéis; o primeiro painel foram abordados temas sobre desenvolvimento sustentável e a comunidade; o segundo sobre saúde pública em tempos de Covid -19 e inclusão social; o terceiro sobre economia, negócios e comunicação digital em tempos de crise; o quarto sobre processo de ensino e aprendizagem; o quinto sobre supervisão pedagógica e qualidade de ensino; o sexto sobre conselho de escola, currículo escolar e novos desafios de educação e o sétimo painel falou sobre desenvolvimento organizacional, sociedade, turismo e cultura.

Por. Berlinda Eugénio Paulino – R.P

Imagens. Vânia Bênesse e Osvaldo Mateus