No dia 7 de Outubro de 2020, realizaram-se as VII Jornadas Científicas da Região 1 da Universidade Católica de Moçambique (UCM) via webinar online, subordinado ao tema: Investigação e Inovação em Economia, Educação, Ciências Sociais, Saúde, Combate e Mitigação dos Efeitos do Covid – 19 para o Desenvolvimento Sustentável de Moçambique.

Coube o Director da Região 1, Professor Ramíres Alfredo Mlucasse, dar as notas de boas vindas, o qual disse que as VII jornadas científicas devem constituir uma plataforma para que os estudantes tenham uma forma clara de como desenvolver um raciocínio, concernente a nova pandemia.

Por sua vez, o Magnífico Reitor da UCM Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, interveio dizendo que o papel da universidade visa essencialmente preparar cidadãos para se tornarem proactivos e que a pesquisa deve ser a principal estratégia de ensino.

Proferiu ainda que as Jornadas científicas, são por excelência o que chamamos de extensão universitária, assim sendo o tipo de ensino que praticamos na Universidade Católica não se deve cingir à reprodução do que já se constitui noutros saberes geográficos, mas sim no autoconhecimento. Insistiu dizendo que o conhecimento produzido neste evento científico, tem de equacionar possíveis soluções tendentes a resolver os problemas sociais e comunitários identificados pela pesquisa.

Finda a intervenção do Magnifico, seguiu-se a palestra inaugural com o tema, Efeito da Covid-19 na Educação, proferida pelo Professor Doutor José Caetano.

Nesta palestra, o professor Doutor José Caetano disse que na perspectiva da UNESCO o encerramento temporário das escolas e universidades acarreta altos custos sociais e económicos para pessoas nas diferentes comunidades. Esse impacto, é particularmente grave para os meninos e meninas mais vulneráveis e marginalizados, porém as perturbações dai resultantes não só exacerbam as disparidades já existentes nos sistemas educacionais, como também em outros aspectos da vida dos estudantes.

Concluindo disse que, no âmbito do novo normal e no contexto da educação a UNESCO alerta que o ensino a distância online não pode ser única solução, pois este tende a exacerbar as desigualdades já existentes, recomenda que deve haver uma articulação adequada entre a aprendizagem à distância e a aprendizagem em sala de aula, ao mesmo tempo que se aposte na capacitação do corpo técnico e administrativo, no uso dos recursos tecnológicos  de apoio a educação por forma a garantir o acesso a educação  de qualidade para todos durante e depois de covid-19.

Terminada a sessão inaugural, surgiu o momento das apresentações dos três painéis e dos respectivos temas diversificados e de natureza científica a qual pertenciam as Unidades Orgânicas da Região 1 que comportam as Faculdades de Economia e Gestão, Faculdade de Ciências de Saúde e o Instituto de Educação à Distância. Salientar que participaram participantes nacionais e internacionais.

No final das apresentações, o director da Região 1 agradeceu a todas as Unidades Básicas da região pelo comprometimento, bem como aos participantes em geral, tendo convidado ao Magnífico Reitor para as considerações finais.

O Magnífico Reitor agradeceu a todos pelo engajamento na pesquisa, tendo feito uma resenha das ideias apresentadas. Referiu que apesar das adversidades impostas pela pandemia do Covid-19, devemos continuar a trabalhar sob orientação dos principios católicos com vista a desenvolver e difundir o conhecimento científico, promover vários domínios do saber, promover cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com os direitos fundamentais de sociedade moçambicana, bem como do mundo em geral.

Reiterou que o evento teve uma repercussão positiva visto que o registo de participantes apresentou internautas de diferentes partes do mundo com destaque para Alemanha, Itália e Holanda.

Finalizando, agradeceu aos directores das Unidades Orgânicas da Região 1, docentes, investigadores e estudantes pelo esforço e estímulo da pesquisa e investigação, reconhecendo o empenho de cada unidade pela colaboração, bem como a todos que se dedicaram na organização do evento.

A mesma teve como mestre de cerimónia, o Dr. Armando Artur, a quem couberam as considerações iniciais, tendo-se seguido o momento ambientação dada por um cântico em video, oração de abertura proferida pelo capelão da Região, Pe. Coutinho e o Hino Nacional.