Realizou-se no passado mês de Agosto, na Sala Magna da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Pemba o 1º Workshop do Projecto Secondary Cities que tinha como objectivo divulgar os resultados preliminares do projeto e contou com a presença do Presidente do Município de Pemba, Secretários dos Bairros, Parceiros e a Comunidade Académica Local.

As notas de boas vindas foram proferidas pela Professora Doutora Bianca Gerente, Directora da Faculdade e coordenadora do referido projecto começando por agradecer a presença de todos e seguida por uma breve contextualização do projecto para lembrar aos parceiros sobre os objectivos e ganhos do projecto e a necessidade da participação activa destes na implementação do projecto.

De seguida, foi convidado o Professor Doutor Elídio Massuanganhe, docente da Universidade Eduardo Mondlane e partilhou com os presentes os seus conhecimentos sobre os Riscos Ambientais e Vulnerabilidade Social, onde fez uma exposição dos factores que levam à vulnerabilidade social e possíveis medidas adaptativas. Mencionou também aspectos a serem considerados na elaboração de mapas de vulnerabilidades (sociais e geofísicos).

Já na segunda parte do workshop, foi convidada a Dra. Domingas Alberto, Docente da Faculdade e técnica do projecto que fez a Apresentação dos Resultados Preliminares do Projecto, tendo dito que, numa primeira fase, os envolvidos fizeram o levantamento das estruturas sociais da cidade (escolas, hospitais, furos de água, entre outras) de forma a criar-se uma base de dados geoespaciais.

Apresentados os resultados preliminares do projecto, foi a vez do Dr. Domingos Rhongo, Administrador da Faculdade e Técnico do Projecto deixar ficar aos presentes os Passos Subsequentes do Projecto e Propostas de Sustentabilidade do projecto, tendo destacado de que algumas actividades do projecto secondary cities serão incluídas nas aulas práticas dos cursos de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Monitoria dos Recursos naturais.

Terminadas as apresentações, foi convidado o presidente do Município de Pemba, Eng. Florete Motarua Simba, que felicitou aos presentes e aos integrantes do projecto e dos benefícios que o mesmo trará para a Cidade de Pemba.

De salientar que o Projecto Secondary Cities é uma parceria entre a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique e o Office of the Geographer e American Association of Geographers, que está a implementar Secondary Cites Project Pemba, Mozambique (2018/2019), que visa tornar as cidades mais resilientes. O mesmo conta com a colaboração dos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Gestão de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Mestrado em Sistema de Informacao Geográfica e Monitoria dos Recursos naturais.

Texto: Domingas Alberto & Joana Soares, Fotos: Edson Tomé