Quinta-feira · 14 Dezembro 2017
Futuros Estudantes
Estudantes
Académicos
Funcionários
Graduados
Prof. Doutor Bonifácio João Afonso da Piedade

Prof. Doutor Bonifácio João Afonso da Piedade nasceu a 15 de Maio de 1971, na Província da Zambézia em Moçambique. Em 2002 obteve o grau de Licenciatura em ciências da educação e em 2005 fez o Mestrado em Educação Social, pela Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação e Comunicação, onde posteriormente, em 2014 concluiu o seu Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia do Porto.


Dentre os cargos já ocupados destacam-se o de diretor da disciplina de Língua Portuguesa e ao mmesmo tempo director de classe, na Escola Primária Completa de Mucutomuno, em Mussoril, Província de Nampula (1997-1998)


Docente estagiário da Faculdade de Educação e Comunicação assumindo a coordenação da disciplinas de Didáctica da educação de Adultos (2002-2005), na mesma altura em que participoou na equipa de desenho do currículo de Bacharelato e Licenciatura em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário. ). Colaborou na equipa coordenadora da Pastoral de educação na área de Alfabetização e Educação de Adultos, na Arquidiocese de Nampula (2006-2011).


Neste Período leccionou as disciplinas de Português, Línguas Bantu e Didática da educação de Adultos (2003-2007).


Coordenou a equipa de supervisão dos estudantes de educação de adultos, nos locais de estágios, nos distritos e províncias de Nampula, Zambézia, Cabo Delgado e Manica (2004).


Coordenou o departamento de educação de adultos da Faculdade de Educação e Comunicação para os cursos de Licenciatura (2005- 2007).
Coordenou o Departamento de Educação e Gestão Institucional para o Cursos de Licenciatura e Mestrados ( 2007- 2010).


De 2011- 2012 foi convidado para fazer parte da equipa fundadora do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Comunitário da Faculdade de Educação e Comunicação, assumindo a trefa de coordenador da área de formação e consultoria e administrador do Centro. Durante este período ficou como pesquisador principal do estudo sobre: i) saneamento de meio realizado no Distrito de Lalaua, em Nampula, a pedido da organização não-governamental SNV; ii) Impacto de reinserção do ex- recluso na comunidade, a pedido da organização não-governamental PROGETTO MONDO.


Por inerência de serviço, em 2013 foi reconduzido, a coordenador de departamento de Educação e Gestão e Institucional, tarefa que exerceu até a 30 de Junho de 2016. Em 2015 fez parte da equipa de docentes do 1º grupo de estudantes de Doutoramento em Inovação educativa, como co- regente da disciplina de Supervisão Institucional. Neste período colaborou na equipa de coordenação dos Cursos de doutoramento em educação, onde fez parte da comissão de seleção dos candidatos dos cursos de doutoramento em ciências da educação e ciências da comunicação, todos este doutoramentos oferecidos em moçambique e da Universidade Católica de Moçambique.


Atualmente exerce a função de diretor Adjunto Pedagógico da faculdade de Gestão de Turismo e informática