Quarta-feira · 13 Dezembro 2017
Futuros Estudantes
Estudantes
Académicos
Funcionários
Graduados
Centro de Saúde São Lucas
Equipa
Contacto

    Conteúdo não disponível - volte em breve.

O Centro de Saúde São Lucas abriu oficialmente as suas portas no campus da Universidade Católica de Moçambique (UCM), na Beira, em 17 de Junho de 2009. Trata-se de uma parceria entre a UCM e a Universidade de Pittsburgh na Pensilvânia, que expande, assim, de forma relevante, o acesso aos cuidados primários de alta qualidade e serviços de HIV/SIDA na província de Sofala, em Moçambique.

Com o apoio do presidente do Plano de Emergência Americano Contra a SIDA (PEPFAR) através do CDC/Moçambique, a UCM tem vindo a colaborar com a Universidade de Pittsburgh desde 2006. Enquanto a clínica estava a ser renovada, os parceiros concentraram-se na Faculdade e no desenvolvimento do curriculum através de amplos intercâmbios profissionais e experiências conduzidas em Moçambique e nos Estados Unidos.

A cerimónia de abertura, realizada com a presença de perto de 275 pessoas, incluía representantes das Instituições parceiras, colaboradores locais e internacionais, e membros da comunidade.

“O apoio que estamos a ter do povo americano, o Centro Twinning, e dos nossas parceiros em Pittsburgh está a aumentar verdadeiramente a nossa capacidade em providenciar serviços de saúde de qualidade” afirmou o vice-reitor da UCM, Pe. Francisco Ponsi. “O Centro de Saúde é uma excelente contribuição para o sistema de saúde de Moçambique. Não só nos vai ajudar a assistir as pessoas da comunidade vizinha, como também nos ajudará como uma base de ensino para os estudantes da licenciatura de medicina.

O Centro de Saúde São Lucas tem-se revelado muito bem sucedido e no Sumário de actividades entre Julho de 2010 e Junho de 2011 regista 25,000 consultas.