Quarta-feira · 13 Dezembro 2017
Futuros Estudantes
Estudantes
Académicos
Funcionários
Graduados
Centro de Investigação Konrad Adenauer (CIKA)
Equipa
Contacto

    CIKA - Centro de Investigação Konrad Adenauer
    AV. Filipe Samuel Magaia, 1009
    Cidade de Nampula – Moçambique
    Telephone: + 258 26 215 048
    Fax: +258 26 214 552
    e-mail: cepka@ucm.ac.mz
    Nampula - Moçambique

O CIKA é uma unidade da Universidade Católica de Moçambique vocacionada para o desenvolvimento de pesquisa, formação, extensão e prestação de serviços na área social. Visa contribuir para o desenvolvimento da pessoa humana e promoção da equidade e justiça social através da investigação científica. Foi criado em 2001, tendo a sua sede na cidade de Nampula.

No âmbito da sua actuação, que se desenvolve nas áreas de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia, estabelece parcerias com outros Centros e Institutos de Pesquisa Científica nacionais e internacionais, Instituições Governamentais e não Governamentais, sendo o seu parceiro principal a fundação Konrad Adenauer Stiftung (KAS).Conta com um corpo técnico com formação superior, especializado em diferentes áreas, que desenvolve actividades de docência, investigação e pesquisa.

Ao abraçar a investigação científica, o CIKA vê na pesquisa um factor de enorme importância, que estimula as capacidades de inovação, acelera a evolução das metodologias de trabalho e gera hábitos de exigência e rigor. Aspira contribuir para a evolução do conhecimento e sua posterior aplicação no campo da ciência e tecnologia.

O CIKA tem como missão fortalecer o Estado de Direito em Moçambique, criar uma capacidade de pesquisa nacional na área de direito e desenvolvimento socio-político e económico e prestar serviços às instituições, municípios, comunidades rurais e outros actores da sociedade civil. Tem como princípios , na sua organização e funcionamento, o rigor, a qualidade no trabalho científico e técnico, a transparência, a responsabilidade e a flexibilidade.

O Centro de Investigação Konrad Adenauer tem em curso:
• o estudo “Avaliação sobre a interacção entre os deputados e o eleitorado (norte do país) no entexto democrático moçambicano, essencialmente nas províncias de Niassa Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.
• Capacitação dos Conselhos Consultivos no distrito de Monapo, Ribaue e Malema.
• Debate sobre “Governação e Transparência em Moçambique”.
• Debate Nacional sobre “As Implicações da Cidadania na Governação”

Tem 8 Publicações:
a) Série de Debates nº 01 “O Controlo Social do Poder Político em Moçambique – Divisão de Poderes” (2004).
b) Série de Debates n° 02 “Promoção da Cidadania e Participação em Moçambique” - 2005.
c) Brochura sobre “Reflexão sobre conflitos de terra em Angoche e Moma” (2007).
d) “A Interacção entre o Eleitorado do Norte e Deputados no Contexto Democrático Moçambicano ” realizado nas províncias de Niassa Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.
e) Estudo sobre “Desempenho e representação social das Rádios Comunitárias na Região Norte de Moçambique” (2008).
f) Estudo sobre “A Cidadania na Educação Formal e não Formal (2009).
g) Estudo sobre “O Desempenho dos Municípios nas Províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia (2009).
h) Estudo sobre “Os desafios do cidadão no Acesso aos Tribunais Comunitários (2010).
i) Estudo sobre “Avaliação do Nível de Participação da Comunidades nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Distritais” (2010).