Sexta-feira · 19 Janeiro 2018

Extensão de Gurué, Gurué | 24.12.2017

Extensão de Gurué e Centro de Ensino à Distancia, da Universidade Católica de Moçambique (UCM) graduam licenciados pela primeira vez no Distrito de Gurué, província da Zambézia

A Extensão de Gurué e o Centro de Ensino à Distancia da Universidade Católica de Moçambique (UCM) graduaram no passado dia 16 de Dezembro de 2017, na cidade de Gurué 111 estudantes nos diferentes cursos de Licenciatura.
Trata-se da I Cerimónia de Graduação desta unidade Básica desde a sua criação em 2014, a qual iniciou com a celebração eucarística, realizada na Sé Catedral de Gurué presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco Lerma Martinez, Bispo da Diocese de Gurué.
Após a Celebração eucarística, os graduandos acompanhados pela banda militar marcharam da Catedral até ao Cine Gurué onde se realizou a segunda parte da Cerimónia. Entre as individualidades que fizeram parte da cerimónia destaca-se o Magnifico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira ; do Reverendíssimo Dom Francisco Lerma Martinez, do Director Provincial da Juventude e Desportos da Zambézia, Dr. Beato Dias em representação de sua Excia. Governador da Província de Zambézia e o Vereador da Educação no distrito de Gurué Sr. Júlio Cristóvão em representação da Sua Excia. Presidente do Município de Gurué.
O Magnifico Reitor, Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira proferiu o discurso de abertura no qual deixou ficar a sua satisfação em nome da UCM pelo esforço, dedicação e empenho dos graduados, tendo dito que a graduação é um símbolo de responsabilidade e prova de que estão preparados para os desafios no campo profissional. Instou-os a aplicarem os conhecimentos que aprenderam durante o período de formação na sua vida profissional.
De seguida, realizou-se a outorga dos diplomas aos graduados de nove cursos de licenciatura, nomeadamente curso de Administração Pública (21); Ensino de Língua Portuguesa (26); Ensino de Biologia (16); Geografia (25); Ensino de Historia (10); Ensino de Matemática (07); Ensino de Informática (01); Ensino de Química (01); Ensino de Física (04).
Durante a cerimónia foram premiados e atribuídos diplomas de mérito aos melhores estudantes. Também foi atribuído diploma de mérito ao estudante mais velho e ao mais novo.
Os graduados deixaram a sua mensagem, dizendo que reconhecem que ter diploma e certificado não basta, pois, é importante demonstrar por acções concretas nos locais de trabalho, contribuindo para a melhoria do bem-estar do povo Moçambicano.
Depois da outorga dos diplomas aos graduados, o Núcleo N’NAMULIKANA da UCM-Extensão de Gurué abrilhantou com uma peça teatral, criticando a estigmação dos cidadãos infectados pelos viros do HIV. Depois desta apresentação seguiu-se a intervenção do representante de Sua Excelência senhor Governador da província da Zambézia Dr. Beato Dias, o qual durante a sua alocução desafiou os graduados a serem empreendedores e apostarem na criação de autoempregos. “Libertai-vos de pretextos de dependência profissional, onde o graduado deve ser automaticamente empregado como assalariado”.
No final, antes da bênção final, a mestre de cerimónia convocou as personalidades presentes na cerimónia para uma sessão de “foto de família” com os graduados. De seguida Sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco Lerma Martinez procedeu a oração final que culminou com o desfecho da cerimónia que foi bastante concorrida pelos munícipes da Cidade de Gurué pela natureza organizacional que a caracterizou.