Domingo · 17 Dezembro 2017

Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI), Pemba | 30.11.2017

A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da UCM Comemora o dia Mundial da Ciência

No dia 10 de Novembro do ano em curso, a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) acolheu, na Sala Magna da Faculdade, as comemorações do dia mundial da Ciência organizada pela Direcção Provincial de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, juntamente com as outras Instituições de Ensino Superior sedeadas na Cidade de Pemba nomeadamente: Unilurio (Faculdades de Engenharia Informática e de Ciências Naturais) e ISCTAC.

As comemorações do dia mundial da Ciência tiveram início com uma semana de realização de várias actividades dentre elas palestras de sensibilização de estudantes nas Escolas Secundárias onde se discutiu sobre a importância da Ciência com o seguinte lema: Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática foi escalada para dar seu testemunho na Escola Secundária de Pemba através dos seus Estudantes, no dia 09 de Novembro. No dia 10 de Novembro houve, no recinto da Faculdade de Gestão de Turismos e Informática, exposições institucionais e particulares no âmbito da Ciência, onde os departamentos de Informática e Meio Ambiente, demostraram algumas experiências de Gestão de Base de Dados informáticos, gestão de resíduos sólidos e de energias renováveis.

Estiveram presentes, nesta cerimónia, o Director Provincial da Ciéncia e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Dr. Rogério Jorge Tiago Jaime, a Secretária Permanente da Cidade de Pemba, Maria Upinde e o Presidente do Município da cidade de Pemba, Dr. Tagir Assimo Carimo.

Convidado para intervir, o Presidente do Município salientou a importância da Ciência, tendo dito que nas exposições feitas no recinto da Faculdade nota-se que há um saber na província de Cabo Delgado, o que resta é aplicar este saber para o desenvolvimento da nossa Província e da nossa Cidade em particular.

O Edil de Pemba sublinhou que uma Ciência que não está voltada para a Paz e Desenvolvimento, que não tem aplicabilidade para a resolução dos problemas da sociedade é uma Ciência morta por si mesma.

Na mesma ocasião foram proferidas duas palestras, a primeira sobre a “importância da Ciência para a Sociedade”, por Dr. Domingos Rhongo, docente da FGTI e a segunda sobre “Os Três Pilares para o Desenvolvimento de uma Ciência Sustentável”, por Dr. Ernesto Júnior Matsimbe docente da Unilúrio de Pemba.