Domingo · 17 Dezembro 2017

Faculdade de Educação e Comunicação (FEC), Nampula | 01.11.2017

A Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) em Nampula realiza VII Jornadas Cientificas

A Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Nampula, realizou as VII Jornadas Científicas, no passado dia 25 de Outubro, no Auditório da Faculdade, com o tema principal: Inovação na Gestão das Instituições.
O evento teve como objectivos: consciencializar que a comunicação é factor de desenvolvimento; aprofundar o conceito de inovação; partilhar processos e resultados de investigação; e apresentar as áreas de estudo e investigação do Centro de Investigação e Desenvolvimento Comunitário da FEC.
A cerimónia de abertura foi, antecedida de uma oração presidida por Dom Inácio Saúre, Arcebispo de Nampula, e seguiu-se a intervenção de boas vindas do Director da Faculdade de Educação e Comunicação, Prof. Doutor Martins dos Santos Vilanculos Laita. O Director agradeceu a presença de todos e afirmou que as jornadas científicas constituem um momento em que os investigadores se reúnem para partilhar conhecimentos e investigações em diversas áreas de interesse dentro da faculdade e convidou aos participantes a aproveitarem o momento para colher e enriquecer informações de seus interesses nas diversas áreas proporcionadas pelas VII jornadas científicas.
Por sua vez o Director Provincial de Ciências e Tecnologia Ensino Superior e Técnico- Profissional (DPCTESTP), Dr. Leo Jamal, afirmou que as jornadas científicas realmente contribuem para que as pessoas adquiram mais conhecimentos científicos e proporciona um momento de partilha de descobertas científicas e cria um espaço debate de projectos de investigação. Parabenizou a UCM em particular a FEC pelos feitos em prol do desenvolvimento humano e da sociedade no geral.
Apos a intervenção do Dr. Leo Jamal, o Arcebispo Dom Inácio Saúre desejou boas vindas aos participantes e fez votos com que o encontro que reuniu homens e mulheres da sua urbe contribua significativamente para uma autêntica inovação na gestão não só das instituições, mas também e sobretudo no respeito da vida de todos, esse dom sublime da existência do homem e tendo declarado aberto o evento.
Foram feitas apresentações a destacar o tema: Inovação na Gestão das Instituições, Por. Dom Inácio Saúre, e Prof. Doutor Martins dos Santos Vilanculos Laita. Durante a apresentação o Arcebispo de Nampula Dom Inácio Saúre afirmou que inovação na gestão das instituições “é o esforço de renovação a empreender, para introduzir uma boa novidade no governo, na administração, nas ciências, nas artes, nos estabelecimentos de utilidade pública, civil, religiosa, bem como de qualquer outra índole, visando gerir e oferecer melhores serviços a todos os homens e mulheres do nosso tempo”.
Foram feitas apresentações simultâneas em onze painéis, e cada painel era composto por um coordenador, um comentador e vários painelistas explanando temas relativos a várias áreas de pesquisa nomeadamente Marketing e Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Desenvolvimento (bem-estar social, economia e comunidade), Avaliação Institucional e Modal, Agentes de Educação, Supervisão e Formação, Ensino e Aprendizagem, Gestão Escolar Participativa, Tecnologia de Informação e Comunicação e por último, foram feitas apresentações em torno do tema: Cultura.
O evento reuniu investigadores; académicos; estudantes e profissionais das áreas da educação, comunicação, desenvolvimento e economia e gestão, e criou um espaço de partilha de diálogos e debates de projectos de investigação.
Estas VII jornadas científicas contaram com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Nampula, Dom Inácio Saúre, Director Provincial de CTESTP, Dr. Leo Jamal, Assessores do Vice-Reitor para Assuntos Académicos e de Desenvolvimento nas áreas de Investigação Cientifica, Controle de qualidade, a Profª. Doutora Fernanda Caetano José, o Profº. Doutor Rafael Chadreque e a Dra. Luísa Natéssia Marufo respectivamente bem como dirigentes de instituições públicas e privadas, docentes, Investigadores e estudantes.