Sexta-feira · 20 Outubro 2017

Extensão de Lichinga, Lichinga | 10.10.2017

Extensão de Lichinga da Universidade Católica de Moçambique (UCM) gradua Licenciados e Mestres

A Extensão de Lichinga da Universidade Católica de Moçambique (UCM) graduou no passado dia 30 de Setembro de 2017 na cidade de Lichinga 158 graduados sendo 121 Licenciados e 37 Mestres. Trata-se da IV Cerimónia de Graduação desta unidade básica desde a sua criação em 2012.
A IV Cerimonia de Graduação foi antecedida por uma celebração eucarística, realizada na Sé Catedral de Lichinga presidida pelo vigário geral da diocese, Pe. Inácio Mole em representação do Bispo da Diocese de Lichinga Dom Atanásio Amisse Canira.
Após a celebração eucarística, os graduandos seguiram em marcha até ao pavilhão de desportos de Lichinga onde se realizou a cerimónia de outorga de graus, a qual contou com a presença do Vice-Reitor para a área da Pastoral e Extensão Universitária, Prof. Doutor. Pe. Rafael Baciano Sapato, em representação do Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Pe. Alberto Ferreira; do Reverendo Pe. Inácio Mole, em representação do Bispo da Diocese de Lichinga, do Prof. Doutor Geraldo Macalane, em representação de sua Excia Governador da Província de Niassa e Dr. Benedito Henriques em representação do Presidente do Município de Lichinga.
Dando inicio a cerimónia, o Vice-Reitor Prof. Doutor Pe. Rafael Sapato procedeu o discurso por ocasião da IV Cerimónia de Graduação da UCM – Extensão de Lichinga, o qual deixou ficar a sua satisfação em nome da UCM pelo esforço, dedicação e empenho dos graduados, tendo dito que a graduação é um símbolo de responsabilidade e prova de que estão preparados para os desafios no campo profissional, e que os profissionais aqui formados apliquem o que foi aprendido durante o período de formação.
Após este momento, o grupo cultural da UCM-Extensão de Lichinga animou a cerimónia com actividades culturais de canto e dança. Posto isto, realizou-se a outorga dos diplomas e assim os graduados procederam ao juramento e a leitura da mensagem.
Por sua vez, o Núcleo UMPEPE, abrilhantou com uma peça teatral, referenciando a vida dos profissionais que enfrentam dificuldades no mercado de trabalho após o fim da sua formação.
Na sua intervenção, Prof. Doutor Geraldo Macalane convidou os graduados a darem o melhor de si nos seus sectores de trabalho por constituírem parte de uma massa laboral privilegiada em virtude de terem desenvolvido habilidades de saber fazer, saber ser, e saber estar, contribuindo para o desenvolvimento socioecónomico do país, e neste contexto dada a conjuntura socioeconómica, encoraja-se a criação do autoemprego.
Nesta IV cerimónia de graduação foram graduados o total de 158 estudantes distribuídos em 61 Licenciados no curso de Administração Pública, 36 Licenciados em Direito, 14 Licenciados em Economia e Gestão, 10 Licenciados em Gestão e Administração Educacional, 7 Mestres em Administração e Gestão de Negócios, 11 Mestres em Administração Pública, 6 Mestres em Gestão e Administração Educacional e 13 Mestres em Gestão do Desenvolvimento.
Foram igualmente premiados oito (8) melhores estudantes de cada curso, uma (1) estudante mais Nova e um (1) estudante mais Velho. Os vencedores tiveram prémios dos parceiros da unidade básica, nomeadamente: Millennium BIM, Carpinteira Sanjala e EMBELEZA. Foram igualmente destacados com Certificados de Mérito, os graduados membros da Pastoral Universitária, Núcleo UMPEPE e membros do Protocolo da Unidade Básica.

De referir que, a missa foi animada pela Pastoral Universitária e pelos estudantes de Licenciatura e mestrado. No final, o Padre Inácio Mole, apelou aos graduados que façam a diferença na sociedade e por fim procedeu a oração final que culminou com o enceramento da IV Cerimónia de Graduação da Unidade Básica.
Presenciaram o evento entre membros de direcção da Extensão de Lichinga, funcionários, convidados, amigos e familiares dos graduados.