Terça-feira · 26 Setembro 2017

Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI), Pemba | 12.09.2017

Faculdade de Gestão de Turismo e Informática realiza IV Jornadas Científicas

A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI) da Universidade Católica de Moçambique em Pemba realizou no 1º dia do mês de Setembro do corrente ano as IV Jornadas Científicas subordinadas ao lema “Turismo Sustentável, Desenvolvimento Socioeconómico e Tecnológico: Desafios e Oportunidades para Moçambique”.
No seu discurso de boas vindas, a Directora da FGTI, Dra. Bianca Wamusse disse que as jornadas científicas constituem iniciativas de carácter científico que visam solucionar os problemas da sociedade através do debate e reflexão.
Por sua vez, o conferencista principal do evento, Dr. Manuel Mutimucuio, Director de Desenvolvimento Humano no Parque Nacional da Gorongosa e assessor em desenvolvimento económico nos sectores do turismo e da agricultura em Moçambique, África Oriental e Austral e EUA, afirmou que Moçambique possui um potencial turístico enorme com uma costa oceânica de 2500 km e 12% de área de conservação. Contudo, apesar de existir uma lei favorável, não é possível praticar um turismo sustentável porque coloca uma pressão directa sobre os ecossistemas frágeis e faltam infraestruturas básicas em zonas de maior potencial turístico.
Intervindo no encerramento do evento, a Profa. Doutora Fernanda José, Assessora do Vice-Reitor da área Académica e de Desenvolvimento para a área de Investigação Cientifica, felicitou aos apresentadores e a comissão organizadora das IV Jornadas Científicas da FGTI, tendo defendido que a pesquisa científica supõe investigação-acção para compreender com profundidade os problemas sociais, assente na trilogia pesquisa-ensino-acção pelo que, não basta produzir conhecimentos e arquiva-los, há uma necessidade de disseminar os resultados.
Refira-se que para além das sessões de apresentação e debate, foi organizada no recinto da Faculdade e com o apoio da Casa Provincial da Cultura de Cabo Delgado, uma exposição de arte e literatura aberta ao público.
Para além da conferência inaugural, foram apresentados 3 softwares informáticos de gestão e 20 comunicações orais inseridas em 5 painéis temáticos: (1) Turismo sustentável e desenvolvimento; (2) Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais; (3) Gestão Pública, Governação e direitos humanos; (4) Ética Social, Cultura, Religião e HIV/SIDA; (5) TICs, Sociedade de Informação e Educação Inclusiva.
Fazendo jus a temática do turismo, o dia seguinte (sábado, 2 de Setembro), foi dedicado a um tour turístico organizado pelo Departamento de Turismo e Meio Ambiente da FGTI, que visou alguns locais históricos de referência localizados na cidade de Pemba.
O evento contou também com a presença do Prof. Doutor Rafael Chadreque, Assessor do Vice-Reitor da área Académica e do Desenvolvimento para a área da qualidade, o corpo directivo da FGTI, docentes e estudantes da FGTI e de outras instituições do ensino superior, membros do governo provincial entre outros.
No final fez-se a entrega de certificados de participação e serviu-se um cocktail oferecido pela FGTI aos presentes.