Terça-feira · 22 Agosto 2017

Extensão de Nacala-Porto, Nacala-Porto | 08.04.2017

Inauguração Oficial da Extensão da UCM, em Nacala-Porto

A Universidade Católica de Moçambique (UCM), inaugurou oficialmente no passado dia 01 de Abril de 2017, a Terceira Extensão de Nacala-Porto, sediada naquela cidade portuária da província de Nampula, elevando assim para 13 o número total de Faculdades e Extensões desta Instituição do Ensino superior.
Estiveram presentes na cerimónia de inauguração da Extensão, o Bispo da Diocese de Nacala, Dom Germano Grachane, O Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, o Vice-Reitor para a área de Administração e Finanças, Prof. Doutor Armindo Tambo, o Vice-Reitor para os Assuntos Académicos e de Desenvolvimento, Prof. Doutor Fernando Canastra, o Vice-Reitor para a área da Pastoral e Extensão Universitária, Prof. Doutor Padre Rafael Sapato, o Director da Extensão de Nacala, Dr. Armando Sucute Simão, o Director-Adjunto Pedagógico, Dr. Décio Paulo Caetano Dias, representante do Governador da Província de Nampula, Dr. Leo Jamal (Director Provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional), o Administrador do Distrito de Nacala-a-Velha, Dr. Armindo Gove, a Representante do Presidente do Conselho Municipal de Nacala, Dr.ª Iranete Dinis, o Delegado da Universidade Pedagógica em Nacala, Prof. Doutor Isidro Ernesto, a Directora da Universidade A Politécnica em Nacala, Dr.ª Beatriz Langa, o Pároco da Catedral de Nacala, Padre Francisco Alves, docentes, funcionários, estudantes e outras individualidades.
Como tem sido habitual nas cerimónias da UCM, foi realizada a celebração Eucarística, Presidida por Dom Germano Grachene, Bispo de Nacala, acompanhado dos Reverendos Padres Alberto Ferreira, Rafael Sapato e Francisco Alves.
Depois da missa, já no local da cerimónia, o Director da Extensão deu as boas vindas aos convidados e passou para a apresentação das individualidades.
Depois da apresentação, foram convidados todos os participantes para assistir a cerimónia solene de corte de fita e bênção das instalações feita pelo Bispo de Nacala.
Depois da cerimónia solene de corte de fita, foi convidado o Magnífico Reitor da UCM para tomar da palavra. Durante o seu discurso, o Magnífico Reitor contou um pouco o historial do esforço envidado para a instalação do polo universitário em Nacala.
Referiu que graças ao esforço de Dom Germano Grachane, que incansavelmente foi insistindo ao Conselho Universitário da UCM para abertura de um polo da UCM em Nacala.
Ainda, o Reitor referiu que Dom Germano Grachene já havia disponibilizado um espaço para o funcionamento do polo mas a equipe da Reitoria chegou a conclusão que o edifício exigiria muitos recursos financeiros para a requalificação.
Cientes de que, em pouco espaço de tempo, não se conseguiria dinheiro suficiente para fazer face à requalificação do edifício e dada a urgência de implantar um pólo da UCM, em Nacala, os membros da Reitoria sugeriram que houvesse um pano B. Nesse sentido, surgiu a ideia de negociar a requalificação da Biblioteca da Sé Catedral, que não tinha ainda sido inaugurada.
Após o entendimento com a Diocese, a UCM fez, no edifício, as adaptações que eram necessárias, criando espaços correspondentes às exigências académicas. Volvido o período de requalificação, a UCM apetrechou muito rapidamente as instalações, tendo iniciado, no segundo semestre do ano 2016, os 3 primeiros programas académicos de Mestrado.
O Magnífico Reitor destacou ainda na sua intervenção, algumas figuras que incansavelmente estiveram envolvidos neste processo tais são os casos do Bispo Dom Germano, que criou, animou e orientou com sabedoria e espírito de pastor da Igreja a equipa dos Membros da Comissão Instaladora da UCM em Nacala, Os Reverendos Padres Francisco Alves Gabriel e José Eugénio García, indicados pelo Bispo da Diocese de Nacala para membros da Comissão Instaladora, em colaboração com os Membros da Reitoria, no processo de implantação da UCM nesta diocese, O Professor Doutor Martins Vilanculos, Ex Vice-Reitor para a Área Académica e de Desenvolvimento e o Professor Doutor Padre Fernão Massena, Director da Região 3 da UCM, os quais se esforçaram por acompanhar o projecto de requalificação destas instalações, bem como o Professor Armando Sucute, então Administrador da Faculdade de Direito (FADIR) e actual Director da Extensão de Nacala-Porto, e o Professor Domingos Coutinho, Ex-Administrador da Faculdade de Educação e Comunicação (FEC), assíduos executores dos planos atinentes à requalificação, serviços de acabamento e compra de material, para equipar as das instalações sem contudo deixar de lado a equipe orientada pelo Engenheiro Francisco Barreto, que preparou e acompanhou o projecto de requalificação das instalações dentre carpinteiros, pedreiros, electricistas, canalizadores e respectivos colaboradores, que requalificaram as instalações.
Após o discurso do Magnífico Reitor, foi convidado o representante do Governador da Província de Nampula onde este parabenizou a UCM pela abertura de mais um polo na Província, e com esse polo, a UCM está a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da Província, terminou o Representante do Governador.
Mesmo no final da cerimónia, o Bispo da Diocese de Nacala aproveitou falar de alguns aspectos importantes no processo da abertura do polo em Nacala. Subscreveu o historial feito pelo Magnífico Reitor e agradeceu à Reitoria por aceitar o seu desejo em ver um polo da UCM perto da população de Nacala.
Ainda, Dom Germano referiu que foi um sonho antigo que finalmente foi concretizado e garantiu que a Diocese de Nacala dará todo apoio para que as actividades da UCM corram sem sobressalto e tendo feito a Bênção final.
No final, houve o momento de confraternização, onde foi cortado o bolo.