Sexta-feira · 23 Junho 2017

Beira | 30.07.2017

III CONGRESSO INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

“Educação inclusiva e cidadania democrática no contexto moçambicano”
- 21 e 22 de Novembro de 2017 -

A Universidade Católica de Moçambique (UCM) vai realizar o seu III Congresso Internacional, subordinado ao tema “Educação Inclusiva e Cidadania Democrática, no Contexto Moçambicano”
.
A pertinência da temática, no contexto moçambicano, é extremamente relevante, tanto em termos de debate académico, como na sua vertente cívica. No campo conceptual, a educação inclusiva tem sido muito discutida, sobretudo no contexto internacional. Todavia, em Moçambique, embora esteja na ordem do dia, em termos de agenda política, o debate, propriamente académico, ainda está a dar os seus primeiros passos. Por sua vez, a cidadania democrática tem sido objecto de muita reflexão, no contexto moçambicano, mas importa aprofundar, ainda mais, as suas implicações educativas, sociais e culturais, tanto ao nível do ensino básico e secundário, como ao nível do ensino superior.

É neste contexto que se inscreve o principal propósito do III Congresso Internacional da UCM. Pretendemos, assim, proporcionar um debate académico e cívico em torno dos seguintes objectivos:
• Aprofundar os quadros teóricos e conceptuais que sustentam a educação inclusiva, nos diversos níveis de ensino;
• Revisitar as políticas públicas de modo a perceber quais devem ser as estratégias de implementação, no quadro do reconhecimento democrático da diversidade cultural e religiosa;
• Partilhar experiências e projectos no campo da extensão universitária e intervenção comunitária.

Comissão organizadora
• Prof. Doutor Fernando Canastra (Presidente)
• Profa. Doutora Fernanda Caetano
• Prof. Doutor Rafael Chadreque
• Dra. Daiate Novela
• Dr. Caetano Santos

Comissão científica
• Profa. Doutora Albertina Barbito (Universidade Católica de Moçambique)
• Prof. Doutor Alfredo Manhiça (Universidade Católica de Moçambique)
• Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira (Universidade Católica de Moçambique)
• Profa. Doutora Amália Dickie (Universidade Católica de Moçambique)
• Prof. Doutor Armindo Tambo (Universidade Católica de Moçambique)
• Prof. Doutor Eduardo Sitoe (Centro de Estudos de Democracia e Desenvolvimento, Maputo)
• Prof. Doutor Francisco Proença Garcia (Universidade Católica Portuguesa)
• Prof. Doutor Ibraimo Mussagy (Universidade Católica de Moçambique)
• Prof. Doutor Inácio Valentim (Instituto Politécnico Sol nascente, Angola)
• Prof. Doutor Eduardo Duque (Universidade Católica Portuguesa)
• Prof. Doutor Luís Quepe (Universidade Católica de Moçambique)
• Profa. Doutora Maria Gabriela Canastra (Escola Portuguesa de Moçambique)
• Profa. Doutora Natália Bolacha (Universidade Católica de Moçambique)
• Prof. Doutor Nobre dos Santos (Universidade Zambeze, Beira)
• Profa. Doutora Pricila Bertanha (Claretiano – Instituto Universitário, Brasil)
• Prof. Doutor Padre Rafael Sapato (Universidade Católica de Moçambique)
• Prof. Doutor Rui Cumbane (Universidade Jean Piaget, Beira)
• Prof. Doutor Salvador Forquilha (Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Maputo)
• Profa. Doutora Tanja Kleibl (Universidade Católica de Munique, Alemanha)
Procedimentos e prazos*
Inscrição (até 15 de Outubro de 2017): grátis
Envio do resumo (até 31 de Julho de 2017):
• Autores e Filiação institucional
• Contactos: e-mail pessoal/institucional
• No mínimo de 150 e n0 máximo de 200 palavras
• Entre 3 a 5 palavras-chave
Envio do artigo (até 31 de Setembro de 2017):
• Título do artigo (letra “Calibri”, tamanho 16, a negrito e à direita). Nas duas línguas (português e inglês, ou ainda em espanhol);
• Título do Resumo (letra “Calibri”, tamanho 12, a negrito e à esquerda). Corpo do resumo (letra “Calibri”, tamanho 10, justificado), entre 150 a 200 palavras;
• Palavras-chave (letra “Calibri”, tamanho 10, justificado). Entre 3 a 5 palavraschave. O mesmo procedimento para o abstract (em inglês);
• Títulos principais (letra “Calibri”, tamanho 14, a negrito e à esquerda; subtítulos, tamanho 12, a itálico e à esquerda). Espaço entre linhas de 1,15.
• Corpo do texto (letra “Calibri”, tamanho 11, texto justificado). Espaço entre linhas de 1,15;
• Corpo do texto: para investigações ou estudos, não se deverá ultrapassar as 6.000 palavras; no caso de experiências, relatórios e ensaios, não se deverá ultrapassar as 4.000 palavras. Nos dois casos, inclui-se, neste limite, o título,resumo, palavras-chave, corpo do artigo e referências bibliográficas;
• Referências bibliográficas (de acordo com as Normas APA).

* O Envio, dos Resumos e dos Artigos, deve ser feito para o seguinte e-mail:
congresso.ucm.2017@ucm.ac.mz