Sexta-feira · 20 Outubro 2017

Reitoria, Beira | 02.04.2017

UCM envia primeiros docentes cooperantes a Timor-Leste

No âmbito da parceria existente entre a Universidade Católica de Moçambique (UCM) e a Dili Institute of Technology (DIT) de Timor-Leste, a UCM irá enviar dois (2) docentes aquele Instituto Timorense. Para o efeito a Reitoria da UCM organizou, no passado dia 30 de Março, uma cerimónia de Bênção e Envio dos referidos docentes, que teve lugar, nas instalações da Reitoria da UCM, sita na Rua Comandante Gaivão nº 688, Ponta-Gêa, Beira.
O Vice-Reitor da Pastoral e Extensão Universitária, Prof. Doutor Padre Rafael Sapato, que presidiu o acto da cerimónia de bênção, pediu a intersecção divina para que acompanhe os colegas em questão, provendo muita saúde, paz e protecção, uma vez que estes terão uma viagem longa e para o desconhecido.
Por seu turno, o Magnifico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, usando da palavra agradeceu aos dois docentes por estes terem aceitado o desafio de deixar suas famílias e abraçarem um projecto missionário de tamanha responsabilidade e por terem sido generosos.
-Vocês sabem que são os primeiros docentes da UCM a serem enviados para o estrangeiro na condição de cooperantes e deixam cá uma grande responsabilidade (Famílias, Amigos e Trabalho), mas que também irão encontrar uma outra e grande responsabilidade la em Timor-Leste. Para além de representar a Universidade que é Católica, representarão um país que há alguns anos atrás acolheu os irmãos Timorenses. Por isso vocês carregam uma dupla responsabilidade e que a UCM não ira vos abandonar -Disse o Magnifico Reitor.
Falando aos presentes, os dois docentes, nomeadamente o Dr. Luís Natal proveniente da Faculdade de Economia e Gestão na Beira e o Dr. António Tuzine, do Centro de Ensino a Distância em Pemba, afirmaram estarem felizes por terem sido os escolhidos de entre vários docentes competentes do quadro da instituição e prometem fazer de tudo para não defraudarem a confiança que merecerem por parte da Reitoria.
Os dois docentes foram unamimes em afirmar que “apesar de estarmos a deixar nossas famílias por cá, faremos de tudo para dignificar os nossos nomes, o nome da instituição e do país em geral, e estamos a ir tranquilos porque temos certeza absoluta que as nossas famílias estarão em segurança e em boas mãos ao cuidado da Universidade Católica de Moçambique”.
De referir que os Doutores Luís Natal e António Tuzine, são os primeiros docentes da UCM em 22 anos da sua existência que irão fora do país na condição de docentes e irão leccionar as cadeiras de Economia e Língua Portuguesa, respectivamente, na Dili Institute of Technology, uma instituição de ensino superior que possui quatro faculdades dentre elas a faculdade Petrolífera, Faculdade de engenharia, Faculdade de gestão e Faculdade de turismo, na Republica de Timor-Leste.
A cerimónia foi presenciada pelos membros da Reitoria, das direcções das três unidades básicas sediadas na cidade da Beira, colaboradores da UCM, familiares e amigos.