Quinta-feira · 14 Dezembro 2017

Universidade Católica de Moçambique | 20.03.2017

Bolsas de Estudo para Doutoramento em Energia

Anúncio para a atribuição de 9 Bolsas de Estudo de Doutoramento no âmbito do Projecto de Energia –Projecto NICHE-MOZ-231-263 - “Innovative ways to transfer technology and know-how, developing skills and expertise for gas, renewable energy and management”

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 9 Bolsas de Estudo de Doutoramento, no âmbito do Projecto de Energia - Projecto NICHE-MOZ-231-263, designado “Innovative ways to transfer technology and know-how, developing skills and expertise for gas, renewable energy and management”, em fase de implementação pelo consórcio Moçambicano (Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Católica de Moçambique, Universidade Lúrio, e Instituto Superior Politécnico de Songo), em parceria com a Universidade de Groningen (Reino dos Países Baixos), a Energy Academy Europe (Reino dos Países Baixos), e a Universidade de Stellenbosch (África do Sul).

As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas pelo Reino dos Países Baixos, através da EP-NUFFIC (organização para a internacionalização da educação), para temas relacionados com petróleo e gás natural, energias renováveis e assuntos transversais, nas seguintes condições:

1. Área Científica:
- Engenharia
- Economia
- Ciências Ambientais

2. Requisitos de admissão:
- Possuir Mestrado em área relevante para investigação na área de energia.
- Ter concluído o Mestrado com a classificação final mínima de Bom.
- Ter experiência profissional comprovada.
- Possuir bons conhecimentos da língua Inglesa.
- Ter disponibilidade para trabalhar numa das instituições do consórcio Moçambicano durante e após conclusão da formação.

3. Destinatários: Docentes, Investigadores e membros do Corpo Técnico Administrativo das Instituições de Ensino Superior, membros do consórcio Moçambicano (Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Católica de Moçambique, Universidade Lúrio e Instituto Superior Politécnico do Songo), assim como outros interessados e público em geral, desde que aceitem integrar, caso venham a ser selecionados, uma das Instituições de Ensino Superior, que fazem parte do consórcio acima referido. ENCORAJA-SE particularmente a participação de CANDIDATOS DO SEXO FEMININO para este programa.

4. Local de formação: O programa de formação será realizado a tempo inteiro, quer em Moçambique, em Instituições de Ensino Superior (membros do consórcio moçambicano), quer em Instituições de Ensino Superior do Reino dos Países Baixos (Universidade de Groningen) ou da África do Sul (Universidade de Stellenbosch) - instituições parceiras do projecto “Innovative ways to transfer technology and knowhow, developing skills and expertise for gas, renewable energy and management”.

5. Documentos de candidatura a serem apresentados:
- Curriculum vitae actualizado e detalhado (em língua Inglesa)
- Diploma de Mestrado (em língua Inglesa)
- Certificado das cadeiras feitas durante o Mestrado (em língua Inglesa)
- Cópia da dissertação de Mestrado (na língua original)
- Carta de apresentação e motivação escrita em língua Inglesa, com indicação dos motivos que levam o(a) candidato(a) a concorrer à bolsa de estudo, e com a indicação da preferência da Instituição de Ensino Superior, membro do consórcio moçambicano (para integração durante e após conclusão da formação)
- Proposta de projecto de investigação, com introdução, objectivos, fundamentação, metodologia, e resultados esperados (aproximadamente 2 páginas)
- Referências académicas de pelo menos duas pessoas (que tenham acompanhado parte do perfil académico do candidato)

6. Critérios de Avaliação: A avaliação do (a) candidato (a) a Bolseiro (a) basear-se-á́ nos seguintes critérios:
- Adequação do curriculum do(a) candidato(a)
- Experiência profissional relevante (incluindo trabalhos publicados na área)
- Entrevista (apenas aos candidatos seleccionados)

7. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até às 15H30 do dia 24 de Abril de 2017, devendo os (as) candidatos (as) enviar toda a documentação (em formato pdf), e sob forma electrónica, ao Doutor Carlos Lucas, ao Director do Gabinete de Cooperação da Universidade Eduardo Mondlane, para os seguintes endereços electrónicos: carlos.lucas@uem.mz e clucas33@yahoo.com.
Informação adicional sobre o projecto ou tópicos possíveis para a investigação, estão disponíveis por solicitação através dos endereços electrónicos acima mencionados ou junto do Gabinete de Cooperação da Universidade Eduardo Mondlane, sito no 2 o andar do Edifício da Reitoria da UEM, Campus Universitário Principal, Av. Julius Nyerere, número 3453, Maputo.

Para mais detalhes, clique aqui